O que é DRE? Como funciona, para que serve e como fazer

25 de junho de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 2 seg


A DRE  é um relatório contábil que apresenta diversos dados da empresa e indica se o negócio está gerando lucro ou prejuízo durante o período considerado, que pode ser anual, trimestral ou mensal.

A elaboração da DRE ocorre juntamente com a confecção do Balanço Patrimonial e deve ser assinada por um contador habilitado. Sendo que, a Lei determina que todos os tipos de empresas precisam elaborar este documento, exceto a categoria de Microempreendedor Individual (MEI).

Como a DRE demonstra as receitas e despesas do negócio, mostrando qual foi o resultado líquido e a situação operacional do negócio, ela é uma importante ferramenta para que os gestores analisem a situação da empresa e possam basear a gestão estratégica do negócio.

O que é DRE?

DRE é a sigla para Demonstração do Resultado do Exercício, um relatório que demonstra resumidamente quais foram as operações realizadas por uma empresa. Sendo assim, na DRE constam dados como receitas, investimentos, custos e despesas do negócio.

Sendo que, o documento deve ser elaborado respeitando o regime de competência, isto é, de acordo com a ocorrência do fato gerador do registro contábil, independente do efetivo pagamento da despesa ou do recebimento da receita.

A DRE é feita anualmente para fins legais, entretanto, o relatório de maneira simplificada pode ser elaborado mensalmente para fins administrativos. Além disso, a DRE pode ser trimestral para servir de apoio para o monitoramento dos gastos fiscais.

O que é DRE? Como funciona, para que serve e como fazer

G1

É importante destacar que a DRE é diferente do fluxo de caixa. Isso porque, ela mostra de maneira resumida o resultado financeiro da companhia dentro do período analisado.

Sendo assim, ela não considera as aquisições de patrimônio e de estoque e inclui outros conceitos contábeis como, por exemplo, as depreciações e amortizações, considerando o regime de competência. 

Importância da DRE

A DRE é muito importante dentro da contabilidade das empresas, pois ela informa os dados básicos e fundamentais que compõem a formação do resultado lucro ou do prejuízo do exercício.

Em outras palavras, a Demonstração do Resultado do Exercício é um importante relatório elaborado pelo contador, para que os gestores, investidores, governo e bancos possam verificar a formação do lucro ou prejuízo do negócio.

Desse modo, através da DRE  é possível avaliar a capacidade da empresa e a sua situação financeira. Logo, ela é uma boa ferramenta para contribuir com a tomada de decisões.

O que é DRE? Como funciona, para que serve e como fazer

Contabilidade controle total

Para que serve a DRE?

A Demonstração do Resultado do Exercício serve para que os gestores, investidores e demais interessados, possam ter uma visão geral do resultado financeiro da companhia.

Dessa maneira, através da DRE é possível analisar dados importantes como, por exemplo, a composição dos custos ligados aos produtos e serviços, lucro com as operações, despesas gerais, o nível de endividamento e os impostos em cima dos produtos.

1- Gestores

Com os dados da DRE, os gestores podem basear suas estratégias para melhoramento do negócio. Além disso, os gestores podem analisar criticamente os dados apresentados e verificar a eficiência das atuais práticas adotadas na empresa e implantar melhorias nas áreas que não estiverem com bons resultados.

Por meio dessa ferramenta é possível verificar também quando a empresa irá atingir o break even, ou ponto de equilíbrio. Sendo que, este é o momento em que as vendas são suficientes para pagar as contas e quando esse valor for ultrapassado, a empresa terá lucro.

Contabilidade evolução

Ao analisar os dados da DRE é possível constatar o quanto a empresa precisa vender para ter um caixa positivo, o que facilita nas tomadas de decisão estratégicas. De maneira geral, é possível fazer uma análise horizontal e vertical da DRE.

Na análise horizontal, o gestor verifica o balanço patrimonial e compara os resultados do mesmo indicador no período estudado. O gestor pode verificar o desempenho da empresa ao fazer a comparação com os períodos passados e fazer uma projeção do futuro do negócio. Logo, é possível constatar se a companhia está crescendo ou tendo prejuízos.

Em contrapartida, na vertical é possível analisar qual foi o percentual de participação de um indicador nos resultados do negócio. Ou seja, é possível verificar os percentuais dos componentes da DRE e compreender o impacto que cada um dos indicadores possui nos resultados do negócio. 

2- Investidores e bancos

Os investidores podem verificar a saúde financeira do negócio e juntamente com outros indicadores, decidir se vai ou não investir nas ações dessa empresa. Já os bancos podem usar a Demonstração do Resultado do Exercício para estudar a possibilidade de conceder crédito para a empresa.

O que é DRE? Como funciona, para que serve e como fazer

Faro

3- Governo

Para o governo a DRE serve para verificar se a empresa realizou o cálculo do imposto de maneira correta. Dessa forma, o governo confronta o lucro informado na DRE com os lucros declarados pelos sócios da empresa no IRPF. 

Como fazer a DRE?

Existem alguns critérios que devem ser levados em consideração na apresentação da DRE. Primeiramente, na estrutura é preciso discriminar os valores relacionados à receita bruta de vendas e serviços, junto com as respectivas deduções e também os impostos que incidem em cima das operações de venda e demais abatimentos.

Depois disso, temos o valor da receita líquida do período que deve ser subtraído os custos das mercadorias vendidas e dos serviços realizados, para que o resultado operacional bruto seja encontrado. Desse resultado são subtraídas as outras despesas do período e acrescentadas as outras receitas. Essa conta demonstra o resultado operacional líquido, que é antes dos descontos dos impostos.

Por fim, depois de subtrair os valores dos impostos, temos o resultado líquido antes da participação nos lucros, que calculada em cima do valor do resultado líquido menos o prejuízo acumulado dos exercícios passados. Enfim, de acordo com a Lei das Sociedades por Ações, as empresas devem estruturar a DRE da seguinte maneira:

Adm funções

Receita Bruta

– deduções

= receita líquida

– custo da mercadoria vendida

= lucro bruto

– despesas com vendas

– desp. administrativas

– despesas financeiras

= resultado operacional líquido

– despesas extra operacionais

= resultado antes IR e CS

– provisões IR e CS

= resultado líquido

Enfim, não existe uma única maneira de elaborar a DRE, já que vai depender do porte e do tipo da empresa. Porém, é importante que todas as demonstrações possuam os dados listados acima para que todos os interessados possam analisar a saúde financeira da empresa.

Agora que você sabe o que é DRE, aproveite para descobrir o que é Orçamento empresarial, o que é? Importância e como fazer passo a passo

Fontes: Conube, Contabilizei, Controle financeiro e Dicionário financeiro

Imagens: G1, Contabilidade evolução, Startupi, Contabilidade controle total, Adm funções e Faro