19 de novembro de 2021 - por Pedro Guimarães
Com a tecnologia, surgiram muitos trabalhos informatizados. Portanto, diante da pergunta – o que é Hashdex? – vamos aprender alguns conceitos.
Em síntese, a empresa Hashdex é hoje a maior gestora de criptoativos da América latina. Você viu que a tecnologia gera serviços inusitados. Sendo assim, é no mínimo diferente o termo gestora de criptoativos.
Então, vamos aprender um pouco sobre o que significa o termo Hashdex?
O que é Hashdex?
A princípio, já vimos que ela é uma gestora de criptoativos. Começou nos EUA e posteriormente foi para o Brasil. Assim, foi fundada em 2018 por Marcelo Sampaio e Bruno Caratori no Rio de Janeiro.
No entanto, esta empresa tem a função de veículo de investimentos regulados. Ou seja, ela age como um índice de investimento de criptomoedas. Desta forma, ela trabalha com bitcoin, ether e ripple.
História
O primeiro produto da hashdex foi o HADAI (hashdex digital assets index). Como em um índice, ele replica a performance do mercado de cripto. Assim, a partir de uma análise rigorosa, a empresa escolhe quais moedas fazem parte do índice.
Além disso, escolhem a porcentagem que cada moeda representa neste índice.
Em 2019, a hashdex começou a distribuir seus fundos no Brasil. Hoje ela pertence às principais plataformas de investimentos, como Xp investimentos, BTG pactual digital, fasynvest, Genial Investimentos, guide, modalmais e órama.
Hashdex: tamanho e funcionamento
A hashdex conta com mais de 70 mil cotistas e R$ 2 bilhões de ativos. A sua função principal é conectar investidores ao blockchain. Vale lembrar que blockchain é o sistema que gerencia as criptomoedas.
Outra dúvida que surge aqui é com respeito à criptomoeda. Muitas vezes perguntamos o que é criptomoeda ou criptoativo?
Bom, estes dois termos são a mesma coisa. No entanto, eles são moedas digitais usadas para transações comerciais.
Porém, estas moedas possuem valor monetário, mas são independentes. Ou seja, não pertencem a nenhuma economia mundial.
Funcionamento do investimento em criptomoedas
Até aqui já vimos que a hashdex é uma gestora de fundos focada em criptomoedas. No entanto, para ter esta modalidade em seu portfólio é preciso alguns esclarecimentos.
- Analisar: veja se estes investimentos condizem, com seu perfil;
- Diversificar: Se você quer investir em criptmoedas, não foque só nelas. Ou seja, tenha um portfólio com outros tipos de investimentos;
- Conscientizar: ter consciência que a especialização em criptomoedas é para profissionais do investimento com qualificação;
- Equilibrar: Você pode investir em criptomoedas desde que uma pequena parcela. Ou seja, destine um menor percentual de alocação em atividades digitais.
Fundos disponíveis no Brasil
Primeiramente, sempre é preciso jogar com a diversificação de sua carteira. Neste sentido, os fundos criptoativos da Hashdex colaboram para isso.
Basicamente, eles replicam as criptomoedas do NCI. Isso acontece em uma proporção média.
Fundos Hashdex no Brasil:
- Hashdex 20 Nasdaq Crypto Index FIC FIM
- ________ 40 NCI FIC FIM
- ________ 100 NCI FIM IE
- ________ Bitcoin Full 100 FIC FIM
Características do fundo Hashdex
Como vimos, o Hashdex segue o índice NCI que tem 62,24% de Bitcoin, 31,89% de ethereum, 1,35% de litecoin e outras criptomoedas.
Outras características:
- Quinta maior da bolsa;
- Tem como administrador o banco genial S. A;
- Sem IOF;
- Tem 15% de tributação;
- Possui taxa administrativa de 0,3%, fora os impostos, contribuições e honorários dos auditores.
Se você gostou destas informações e quer saber mais, leia também: Fundos de criptomoedas: o que são, vantagens e desvantagens