Ilusão de percepção assimétrica: o que é?

9 de agosto de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 6 seg


A ilusão de percepção assimétrica é um tipo de viés cognitivo. Com ele, a pessoa tende a acreditar que conhece mais e melhor outras pessoas do que as próprias pessoas.

Esse viés pode afetar tanto a vida pessoal quanto profissional das pessoas. Isso porque ele pode levar a pessoa a tomar decisões equivocadas.

O que é ilusão de percepção assimétrica

A ilusão de percepção assimétrica é uma tendência humana de acreditar que conhece as outras pessoas mais e melhor do que elas mesmas se conhecem.

Ou seja, guiado por esse fenômeno psicológico, você acredita que conhece melhor as características, razões, emoções e afins, de outras pessoas do que essas mesmas pessoas se conhecem.

Mas, na verdade, isso é um viés cognitivo, já que se trata de uma distorção da realidade.

Características

Uma das principais características da ilusão de percepção assimétrica é que ela se manifesta como uma explicação lógica.

Sendo assim, se você está com este viés, você tende a acreditar que existem grandes evidências para comprovar a sua crença sobre a pessoa em questão tem base racional.

Em outras palavras, você passa a acreditar que é possível explicar a sua crença. Mas o fato é que isso é uma distorção da realidade.

A ilusão de percepção assimétrica tem ainda a característica de ser quase imperceptível. Isso porque todas as pessoas, em algum momento, acreditam saber mais sobre outras pessoas do que de fato sabem.

Um bom exemplo disso são as mães. Grande parte das mães acha que conhecem seus filhos mais do que eles mesmos.

Com base nisso, muitas vezes as mães podem achar que sabem de algo que os filhos estão escondendo delas. Mas, às vezes, é o comportamento do filho que entrega que algo está sendo escondido e não o conhecimento da mãe.

Por exemplo, uma criança tentando esconder uma nota ruim no colégio, pode agir de uma forma diferente.

Ao perceber a mudança no comportamento, a mãe supõe que existe algo de errado e, dependendo das circunstâncias, pode descobrir do que se trata sem perguntar para o filho.

Por fim, temos a característica de que guiadas pela ilusão de percepção assimétrica as pessoas não aplicam em si mesmas os mesmos critérios que aplicam nas outras.

Por exemplo, uma pessoa pode justificar um atraso dizendo que houve um congestionamento no trânsito.

Mas essa mesma pessoa pode não acreditar se outra pessoa der essa resposta, pois acreditar saber mais sobre a outra pessoas e as suas possíveis motivações para atrasar.

Como a ilusão de percepção assimétrica pode afetar a sua vida?

A ilusão de percepção assimétrica pode afetar vários aspectos da sua vida, já que ela distorce o seu modo de ver o mundo.

Com essa distorção você pode acabar tomando decisões erradas na sua vida, o que pode impactar tanto a sua vida profissional, quanto pessoal.

No ambiente profissional, por exemplo, você pode criar intrigas com pessoas que você acredita conhecer as intenções e razões melhor do que elas mesmas.

Portanto, antes de tomar decisões, não deixe de refletir para saber se você está tomando a decisão de forma racional ou se é guiado por um viés.

Relação entre ilusão de percepção assimétrica e outros vieses

A ilusão de percepção assimétrica tem relação com alguns outros vieses cognitivos. Um bom exemplo disso, é o viés do ator-observador.

Em síntese, o viés do ator-observador é a diferença que fazemos em relação à origem dos comportamentos de outras pessoas e das nossas próprias atitudes.

Por exemplo, se uma pessoa que você não gosta chega atrasada no trabalho, você acredita que é porque ela é desorganizada e sem compromisso. Mas se você atrasar, é culpa do trânsito e não sua.

Portanto, os erros das outras pessoas são resultado de falhas, mas os seus erros são causados por agentes externos.

Sendo que se você gosta da pessoa, você também procura justificativas em agentes externos para os erros cometidos por ela.

Ilusão da percepção assimétrica e o ambiente profissional

É normal que, em algum momento, todos nós tenhamos a ilusão de percepção assimétrica em relação a outras pessoas.

No entanto, é essencial ter cuidado para que essa ilusão não se manifeste de uma forma negativa, sobretudo no ambiente profissional.

É comum que haja discordâncias no ambiente corporativo. Mas não devem haver situações excessivas que geram resultados negativos para os colaboradores e a empresa.

Por exemplo, guiado por este viés um chefe pode acabar interferindo no rendimento dos colaboradores e na produtividade da empresa.

Pode acontecer ainda de funcionários tomarem decisões precipitadas sem consultar os superiores, por acreditar que eles irão concordar. Com isso, todos os funcionários e a empresa podem ser prejudicados.

Enfim, em pequenas e grandes empresas, é preciso tomar decisões com base em elementos claros e não em suposições guiados por vieses cognitivos.

LEIA MAIS

Custos afundados, saiba como esse viés cognitivo pode te prejudicar

Efeito disposição: o que é, como funciona e como evitar

Teoria do prospecto, o que é? Efeitos e relação com os investimentos

Ilusão de controle, como não deixar que isso te atrapalhe

Efeito reflexão, o que é? Relação com os investimentos e como se livrar

Efeito Dunning-Kruger, será que você sabe tanto mesmo?

Desconto hiperbólico, o que é e como te afeta?

Efeito riqueza: o que é e qual a sua importância?

Técnica da ancoragem: o que é e como usá-la

Heurística de disponibilidade, o que é e como funciona?

Fontes: Mais retorno e The cap.