IVBX: o que é e como funciona este índice?

29 de junho de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 3 min, 9 seg


O IVBX é o Índice Valor BM&FBOVESPA – 2ª Linha. Ele funciona como um termômetro para investidores, pois ele indica quais os ativos de renda variável estão mais atrativos. Ou seja, ele serve para analisar ações.

O que é IVBX?

IVBX (Índice Valor BM&FBOVESPA – 2ª Linha) foi desenvolvido pelo jornal Valor Econômico em parceria com a BM&FBOVESPA.

Em resumo, ele representa a performance média de 50 empresas com maior liquidez na bolsa. Sendo que ele exclui as 10 maiores e reúne apenas a partir da 11º empresa no critério de liquidez até a empresa na posição 60.

Basicamente, o IVBX tem como intuito mensurar o retorno de uma carteira composta pelas 50 ações mais líquidas da bolsa de valores brasileira, excluindo as 10 mais líquidas.

Vale destacar que o Índice Valor BM&FBOVESPA utiliza procedimentos e regras do Manual de Definições e Procedimentos dos Índices da BM&FBOVESPA.

Composição

O IVBX é um índice de retorno total. Ele é composto por ações e units exclusivamente de empresas listadas na bolsa. Contudo, ele não inclui BDRs e ativos de empresas em recuperação judicial ou extrajudicial.

Além disso, para fazer parte o IVBX a companhia não pode estar no regime especial de administração temporária, intervenção ou negociados em outras situações especiais descritas em listagem na bolsa.

Portanto, o IVBX é composto por 50 empresas classificadas a partir da 11ª posição em termos de valor de mercado e em relação à liquidez das ações.

Além disso, essas empresas não podem ter espécies classificadas entre os dez primeiros índices de negociabilidade. Elas devem ter ainda presença em pregão de 95% no período de vigência das 3 carteiras anteriores.

As ações mais negociadas na B3 e os papéis das empresas com os dez maiores valores de mercado, também não entram no índice. Por fim, são excluídas ainda as “Penny Stocks” ações negociadas por menos de R$ 1,00.

Histórico do índice

Índice Valor é o resultado de uma parceria entre BM&FBOVESPA e o jornal Valor Econômico. Sendo que, ele tem como intuito medir o desempenho das companhias.

Esse índice tem um bom conceito entre os investidores que pretendem construir uma carteira de valor. 

Isso porque o IVBX funciona como um termômetro do desempenho médio das cotações dos 50 ativos selecionados em uma relação de ordem decrescente por liquidez de acordo com seu Índice de Negociabilidade.

Além disso, o índice faz uma avaliação do impacto da distribuição de proventos por parte das empresas que fazem parte do índice.

Para que serve o IVBX?

O IVBX serve, como uma forma de medir a performance das empresas listadas na bolsa, analisando as companhias com maior liquidez. Ou seja, o IVBX leva em consideração o índice de negociabilidade.

Eu posso investir no índice?

Não. Não é possível investir em índices no geral. Contudo, alguns índices possuem ETFs ligados a eles. Mas este não é o caso do IVBX. Logo, não tem como investir em nenhum ativo atrelado ao Índice Valor BM&FBOVESPA.

No entanto, você pode consultar o índice de forma periódica e comprar as mesmas ações que fazem parte dele.

Lembrando que o mais recomendado é investir em boas ações de acordo com a sua estratégia de investimentos. Inclusive, uma boa dica é usar a análise fundamentalista ao escolher ações.

Enfim, gostou de aprender sobre o Índice Valor BM&FBOVESPA? Então não deixe de aprender também o que é IFIX.

Fonte: Suno.