Play-to-earn: o que são e como funcionam esses jogos?


Os jogos play-to-earn (jogar para ganhar) são um tipo de game onde é você pode ganhar criptomoedas ou NFTs apenas jogando.

De maneira geral, para começar a jogar, a pessoa precisa fazer um investimento inicial, comprando personagens e itens do jogo.

Portanto, como envolve a aplicação de certa quantia, antes de começar a jogar, é essencial analisar o jogo. Afinal de contas, pode acontecer de você não conseguir recuperar o dinheiro.

Enfim, alguns jogos famosos no estilo play-to-earn são: Axie Infinity, Gods Unchained, Thetan Arena, Splinterlands e Pegaxy.

Como os jogos play-to-earn funcionam?

Os jogos play-to-earn funcionam como uma modalidade de game, onde os jogadores podem ganhar criptomoedas conforme avançam no jogo.

Além disso, existem itens virtuais em NFT como, por exemplo, objetos e terrenos, que podem ser negociados entre os jogadores.

Nos jogos tradicionais, os jogadores também são recompensados conforme avançam no jogo. No entanto, nesses jogos, as recompensas têm valor apenas dentro do jogo.

Por outro lado, nos jogos play-to-earn, o dinheiro ganho tem validade real. Ou seja, o jogador pode resgatar as criptos e usar no mundo real.

Além disso, os terrenos, roupas, acessórios e demais produtos do jogo têm valor no mercado financeiro.

Em outras palavras, eles são aplicações que podem gerar recursos, podendo passar por valorização ou desvalorização.

Como começar a jogar?

Hoje em dia é bem fácil encontrar opções de jogos play-to-earn. Por meio de uma rápida pesquisa na internet você já encontra várias alternativas.

Se você for jogar com a intenção de ter lucros, não deixe de analisar a proposta do jogo. Além disso, verifique também há quanto tempo o jogo foi lançado e como anda a sua valorização.

Analisar o jogo é importante pois, de geral, você precisa investir um certo valor para começar a jogar. Logo, se você escolher um jogo fadado ao fracasso, você pode não conseguir recuperar seu dinheiro.

5 exemplos de jogos play-to-earn

Alguns exemplos de jogos play-to-earn famosos são:

1- Axie Infinity

O Axie Infinity é um dos play-to-earn mais famosos no mercado gamer. Em resumo, cada avatar do jogo é colecionável e tem habilidades específicas. 

No game, o jogador recebe as “poções“, que funcionam como moedas do jogo e podem ser trocadas por moedas verdadeiras.

2- Splinterlands

O Splinterlands funciona por meio das chamadas Splinters, que são facções divididas entre Fogo, Terra, Dragão, Morte, Vida, Água e Neutro.

Inscreva-se na Pior Newsletter Possível!

Receba os melhores conteúdos (ou não) gratuitamente!

Usamos a Sendinblue como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Sendinblue para processamento, de acordo com o termos de uso deles

Para se sair bem no jogo, a pessoa deve explorar diferentes realidades e habilidades que o jogo oferece. Enfim, as suas criptos são: a dark energy crystals (DEC) e a splintershades (SPS).

3- Gods Unchained

O Gods Unchained é um game de cartas negociáveis na Ethereum. Nele, os jogadores constroem decks com vários níveis de força e poder, com o intuito de batalhar com outros jogadores.

Conforme avança, o jogador pode receber itens do jogo para usar ou vender. Além disso, o nível das cartas aumenta, o que possibilita mais vitórias e atrai o interesse de outros jogadores.

4- Alien Worlds

Nesse game, o jogador é um explorador espacial que viaja para vários planetas para minerar a criptomoeda oficial do jogo, a trilium (TLM).

Sendo que os astros são governados como organizações autônomas descentralizadas. Desse modo, o intuito é simular a interação e competição dos gamers por ativos digitais.

5- Thetan Arena

Por fim, temos o Thetan Arena que é tido como um concorrente direto do Axie Infinity.

Em síntese, ele combina habilidades pessoais dos jogadores com o trabalho em equipe numa arena de batalha multiplayer online.

Sendo assim, se houver remuneração, é necessário comprar avatares, que são NFTs. Por meio deles, o jogador pode ganhar a criptomoeda do jogo, o THG.

LEIA MAIS

Bomb Crypto: saiba como funciona e como ganhar essa criptomoeda

GOG: conheça a criptomoeda do jogo Guild of Guardians

Jogos NFT: os melhores para ganhar dinheiro

Como ganhar dinheiro com criptomoedas? 6 formas!

Como funciona o empréstimo de criptomoedas?

É possível fazer dinheiro com criptomoedas?

Como funcionam os fundos de criptomoedas?

Fontes: Canal tech, I-dinheiro e Tecno blog.

Conte-nos a sua opinião...