Vale a pena investir no exterior em 2022?


Investir no exterior virou moda. Com isso, muitas pessoas estão se perguntando se ainda vale a pena investir fora em 2022.

Além disso, a desvalorização do real frente ao dólar está muito grande. Isso faz com que as pessoas se perguntem se não é melhor investir apenas no Brasil.

Lembrando que este é um texto opinativo. Sendo assim, você não deve considerá-lo como uma indicação de investimentos.

Vale a pena investir no exterior em 2022?

A decisão de investir no exterior é bem pessoal. Desse modo, para decidir se investir fora faz sentido para você, é preciso levar em conta suas opiniões pessoais.

Vamos fazer um exercício: pegue um papel e responda de 0 a 5 as perguntas abaixo:

  1. O quanto você acredita que o Brasil vai crescer economicamente em 2022? 
  2. O quanto você acredita que o Brasil vai crescer mais que os EUA em 2022?
  3. Quanto você acredita que o Brasil vai fazer um controle fiscal mais rigoroso em 2022?
  4. O quanto você acredita que as eleições escolherão um bom presidente em 2022?

Por fim, depois de responder essas 4 perguntas, some todos os pontos e divida por 4. O resultado indica o seu nível de otimismo com o Brasil.

Vale a pena investir no exterior em 2022?

Em resumo, se o resultado for acima de 4 significa que você está muito otimista. Logo, você não precisa investir fora em 2022. Dessa maneira, você pode focar em investir apenas no Brasil.

É claro que nesse exercício, estamos considerando apenas o seu viés opinativo no curto prazo. Conforme o cenário político e econômico forem mudando, a sua opinião também poderá mudar.

Entendendo o exercício

Para explicar melhor sobre se vale a pena investir no exterior em 2022, vamos explicar as perguntas no nosso exercício.

Primeiramente, se você acredita que o Brasil vai crescer economicamente em 2022, então você acredita que o real pode ficar à frente do dólar.

Se você acredita nisso firmemente, pode ser que investir no exterior agora não seja a melhor opção. Afinal de contas, se a sua crença se concretizar, você poderia comprar ativos mais baratos daqui alguns meses.

Além disso, se você acredita que o Brasil vai crescer mais do que os EUA, então de fato não valeria a pena investir no exterior neste momento.

Inscreva-se na Pior Newsletter Possível!

Receba os melhores conteúdos (ou não) gratuitamente!

Usamos a Sendinblue como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Sendinblue para processamento, de acordo com o termos de uso deles

Já a terceira pergunta foi o quanto você acredita que o Brasil vai fazer um controle fiscal mais rigoroso em 2022. Essa pergunta foi feita pois, um controle fiscal rigoroso significa mais dinheiro estrangeiro entrando no Brasil.

Vale a pena investir no exterior em 2022?

Ou seja, iria entrar mais dinheiro do exterior para o Brasil. Com isso, o real iria se valorizar. Vale destacar que faz um bom tempo que o Brasil não tem um bom controle fiscal.

Por fim, a quarta pergunta foi o quanto você acredita que o Brasil vai eleger um bom presidente em 2022.

Essa questão é importante pois, se o Brasil não eleger um bom presidente, então as perguntas anteriores terão resultados ruins. Por exemplo, sem um bom presidente é pouco provável que seja feito um bom controle fiscal.

O Raul vai investir no exterior em 2022?

Raul Sena, o Investidor Sardinha, investe na bolsa norte-americana desde 2014. Naquela época, o dólar estava muito mais baixo do que agora.

Apesar disso, o dólar já era considerado alto. No decorrer dos anos, o Raul continuou investindo fora e achando o dólar caro. Acontece que o dólar continuou a subir.

Em outras palavras, é provável que a gente nunca ache o dólar barato, já que ele vai continuar a subir de preço. Logo, não faz sentido deixar de investir fora com a desculpa de que o dólar está caro.

Afinal de contas, ele certamente vai continuar a subir. Portanto, em 2022 o Raul vai continuar investindo no exterior. Ao mesmo tempo, ele também vai continuar a investir no Brasil.

Assista o vídeo abaixo e confira a opinião de Raul Sena, o Investidor Sardinha, sobre se vale a pena investir no exterior em 2022:

Agora que você sabe que ainda vale a pena investir no exterior, confira também: como aplicar no exterior, tributação de aplicações internacionais, corretoras internacionais, como declarar ações internacionaisQuando começar a investir no exterior? Vantagens e como começar

Fonte: Roteiro de Raul Sena

Conte-nos a sua opinião...