Senhor Mercado: quem é e como se aproveitar dele?

26 de agosto de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 36 seg


O Senhor Mercado é um personagem criado e apresentado por Benjamin Graham no livro clássico O Investidor Inteligente. Graham explica que o Sr. Mercado oferece todos os dias ao investidor um preço por sua participação em um negócio. 

Desse modo, em alguns dias o Senhor Mercado está entusiasmado e oferece um preço acima do que a participação vale. Neste caso, o investidor pode aproveitar para vender suas ações.

Por outro lado, o Sr. Mercado pode estar descrente e oferecer um preço abaixo do valor das ações. Logo, o investidor pode aproveitar para comprar ações mais baratas.

Quem é o Senhor Mercado?

O Senhor Mercado, Sr. Mercado ou Mr. Market, é um personagem fictício inventado por Benjamin Graham e apresentado no livro O Investidor Inteligente. Quase no final do capítulo 8, Graham explica sobre o funcionamento do Senhor Mercado.

Nesta parte do livro, Graham pede ao leitor para imaginar que possui uma participação de US$ 1.000 em uma empresa. Um dos sócios do leitor, é o Sr. Mercado, uma pessoa muito prestativa que diariamente informa ao leitor o quanto ele acredita que vale a sua participação na companhia.

O Senhor Mercado se propõe a comprar sua participação ou a te vender uma participação adicional na empresa. Sendo que o humor do Sr. Mercado varia bastante. Sendo assim, por vezes ele pode estar mais equilibrado e a avaliação que ele faz da sua participação no mercado parece plausível e condizente com a evolução do negócio e pela forma com que você enxerga a companhia.

Senhor Mercado: quem é e como se aproveitar dele?

Capital research

Em contrapartida, às vezes ele é tomado por um entusiasmo exagerado e avalia a sua participação muito acima do que vale. Por fim, o Senhor Mercado também pode estar desacreditado e oferecer um valor muito baixo por sua participação.

Enfim, geralmente o Sr. Mercado é descrito com algumas características maníaco-depressivas comportamentais humanas, já que ele é considerado emocional, eufórico e temperamental. É por isso que nem sempre a sua precificação dos ativos está condizente com o valor do ativo, pois ele pode ser irracional.

Além disso, ele existe para te servir e não para te guiar. Isso significa que diariamente ele irá te apresentar um preço por seus ativos, mas você pode optar por ignorá-lo. Dessa forma, ele sempre oferece transações, mas a escolha é do investidor, já que ele proporciona a oportunidade de comprar na baixa e vender na alta.

Como se aproveitar do Sr. Mercado?

Após explicar sobre o comportamento do Senhor Mercado, Benjamin Graham argumenta que o empresário prudente ou investidor inteligente só iria se importar com as comunicações diárias do Sr. Mercado, caso pretenda negociar com ele.

Desse modo, você poderia aproveitar para vender sua participação quando o Senhor Mercado estiver entusiasmado ou aumentar sua participação quando o Sr. Mercado estiver desanimado. Em outras palavras, a grande vantagem do Senhor Mercado é que ele não se importa se você aproveitar dele, logo, você pode vender na alta e comprar na baixa.

Migalhas

Entretanto, Graham explica que fora o período de negociação, o investidor seria mais esperto se formulasse suas próprias avaliações do valor da sua carteira, tendo como base os relatórios da empresa. Portanto, para Graham o investidor pode tirar vantagem do preço diário do mercado ou desconsiderá-lo, tendo como base suas próprias ideias e avaliações da companhia.

Por fim, Graham explica ainda que as oscilações de preços são importantes para o investidor somente porque ela possibilita vender na alta e comprar na baixa. Mas ele salienta que se a intenção não é negociar, então a melhor atitude a ser tomada pelo investidor é focar nos dividendos e nos resultados operacionais da empresa.

Controle emocional

O Senhor Mercado tem apenas a função de oferecer preços. Já o investidor precisa conhecer o valor intrínseco dos seus ativos para saber se deve aceitar as propostas do Senhor Mercado ou ignorar.

Para isso, o investidor deve não apenas conhecer o valor intrínseco dos ativos, mas também estar preparado emocionalmente. Isso porque, sem o controle emocional, o investidor passa a seguir o Sr. Mercado ou invés de aproveitar do seu humor.

Jornal da franca

Por exemplo, quando o Senhor Mercado está animado e oferecendo um preço acima do que os ativos valem, os investidores tendem a ficarem animados e comprarem mais ativos por preços altos. Em contrapartida, quando o Senhor Mercado está desanimado os investidores ficam com medo de perder dinheiro e acabam vendendo suas participações abaixo do valor intrínseco.

O comportamento dos investidores

O mercado de ações é marcado por suas oscilações constantes. Essas mudanças de preços faz com que alguns investidores sejam levados por suas emoções e não tomem decisões de investimento racionais. Dessa maneira, por vezes o investidor não analisa o valor de uma ação como um empresário, apenas se deixam levar pelo mercado.

Existem ainda aqueles investidores que se concentram no timing do mercado. Ou seja, o objetivo é prever a direção que o mercado irá tomar, tendo como base os indicadores que supostamente ajudam a identificar o futuro do mercado.

No entanto, o próprio Graham defende que é um verdadeiro absurdo acreditar que o público em geral consegue ganhar dinheiro com previsões do mercado. Apesar disso, o investidor inteligente pode aproveitar os momentos de euforia ou descrença do Senhor Mercado, isto é, as flutuações do mercado, para comprar ou vender ações.

Senhor Mercado

Finanças e poupanças

As teorias financeiras modernas, tais como a teoria do mercado eficiente e a teoria moderna do portfólio explicam que o mercado precifica os ativos corretamente, já que as informações sobre a empresa são acessíveis para quem tiver interesse.

Contudo, essas teorias têm como base a ideia de que o ser humano é racional e que não são guiados por suas emoções ao investir. Mas a verdade é que o ser humano nem sempre é racional, o que faz com que o mercado não precifique os ativos de maneira correta, sobretudo em momentos de euforia ou depressão econômica.

Enfim, agora que você conhece o Senhor Mercado, aproveite para aprender o que é Spin-off: o que é, como funciona e como criar uma

Fontes: Investidor em valorFiis, O Investidor Inteligente e Suno

Imagens: Guia invest, Finanças e poupanças, Capital research, Migalhas e Jornal da franca