Serviços financeiros: o que são e tipos de produtos utilizados


Você sabe o que são serviços financeiros? Com o fácil acesso à internet e os avanços tecnológicos, muitos novos serviços passaram a fazer parte das empresas.

Sendo assim, se você é gestor de uma empresa, é essencial conhecer esses serviços. Afinal de contas, você não quer ficar para trás, não é mesmo?

Além disso, os próprios clientes podem sentir falta de alguns serviços. Logo, para conquistar os seus clientes, não deixe de aprender o que são e como usar esses serviços em sua empresa.

O que são serviços financeiros?

Os serviços financeiros são processos com intuito de otimizar a gestão de negócios. Dessa forma, eles tornam mais fácil várias ações, como por exemplo:

  • Movimentação de dinheiro;
  • Recebimento;
  • Emissão de boletos;
  • Folha de pagamento;
  • Pagamento de contas;
  • Transferências.

Vale destacar que esses serviços não servem apenas para viabilizar os processos administrativos.

Isso porque, eles também ajudam a melhorar a gestão dos negócios. Sendo assim, eles podem fazer com que a sua empresa se torne mais competitiva.

Serviços financeiros: o que são e tipos de produtos utilizados

Importância

Os serviços financeiros são de suma importância para as empresas. Isso porque, por meio deles, a companhia pode manter a proximidade com os clientes e parceiros de negócio. Eles ajudam também a entender o que o público quer.

Portanto, eles são importantes pois aumentam as chances das empresas gerarem novos negócios e novas receitas. De fato, esses serviços fazem parte do dia a dia das pessoas.

A IDC fez uma pesquisa em 2019. O resultado foi que 65% das pessoas adquirem produtos e serviços financeiros ou abrem conta em banco, por meio de apps em celulares.

Vantagens

Uma das grandes vantagens dos serviços financeiros para as empresas, é a adequação da empresa ao novo mercado. O mercado está cada dia mais digital. Desse modo, é essencial que as empresas se adaptem a isso.

Existe também a vantagem do aumento da competitividade da empresa. Outra vantagem é que a empresa pode aumentar seu faturamento.

Ela pode ainda conseguir novos clientes. Por fim, existe a vantagem dA diminuição das atividades operacionais.

Serviços financeiros: o que são e tipos de produtos utilizados

Serviços financeiros mais usados

Os produtos e serviços financeiros mais usados no mercado são:

1- Pagamentos presenciais

Esta não é uma modalidade nova. Mas ela está entre as mais usadas. Para o cliente esse tipo de pagamento gera uma sensação de segurança. Isso porque,  é preciso da senha para que a compra seja concluída.

Já para a empresa essa é uma forma de aumentar o volume de vendas. Isso pode ocorrer sobretudo se for aceito várias bandeiras.

Além disso, essa forma de pagamento traz maior segurança para a empresa. Afinal de contas, o risco de não receber o pagamento quase não existe.

2- Pagamentos digitais

Esse tipo de serviço está crescendo e se tornando um dos mais usados pelos clientes. Com ele, é possível pagar com carteira digital e usar o QR Code.

Serviços financeiros: o que são e tipos de produtos utilizados

3- Pagamentos recorrentes

Este tipo de serviço está ligado à prestação de serviços contínuos. Ele é útil, por exemplo, quando existem mensalidades ou assinaturas de clubes, revistas ou jornais.

Essa modalidade torna mais fácil a vida tanto dos clientes, quanto da empresa. Sendo assim, a vantagem para os clientes é a praticidade.

Já para as empresas, a vantagem é que as cobranças são automáticas. Ou seja, a empresa não precisa se preocupar em gerar as cobranças de forma periódica.

4- Boleto bancário

Houve um aumento do uso de serviços financeiros digitais. Mas o boleto continua sendo um dos principais meios de pagamento.

A vantagem é que as empresas podem oferecer descontos, já que o pagamento é feito à vista. Além disso, com os boletos a empresa pode atender aos clientes que não têm conta em banco.

5- Conta digital

Esse tipo de conta é parecida com uma conta bancária comum. Logo, este é um dos serviços financeiros mais usados  por pessoas físicas e por pessoas jurídicas.

6- Conciliação

Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre conciliação bancária. Em resumo, este é um serviço de conferência das movimentações bancárias do negócio. Com ele a empresa consegue ter um controle financeiro maior.

7- Split de pagamentos

Por fim, este serviço é uma solução que executa de forma automática a partilha de pagamentos entre os agentes da transação.

Esse tipo de serviços é muito útil para empresas que precisam fazer a divisão das vendas como, por exemplo, as lojas virtuais.

Como oferecer serviços financeiros

Antes de escolher dentre os serviços financeiros, é preciso analisar quais são as necessidades do seu negócio. Isso é essencial pois vai te ajudar a escolher os serviços que mais se encaixam em seu negócio.

Para oferecer esses serviços, basta contratar uma plataforma White Label. Elas usam APIs na integração de softwares. De maneira geral, essa aplicação é oferecida por fintechs.

Ao contratar um prestador de serviços financeiros, você pode ficar confuso sobre a diferença entre Instituição de Pagamento (IP) e Instituição Financeira (IF).

Em síntese, a IF faz a intermediação entre o cliente e o serviço. Alguns exemplos de IF são:

Por outro lado, a IP oferece vários tipos de recursos de pagamento. Mas os seus serviços não incluem empréstimos e afins.

Quais serviços financeiros usar

Enfim, os serviços que a sua empresa pode oferecer são:

1- Conta de pagamento: É um serviço parecido com a conta corrente tradicional.

A diferença é que ela não envolve a concessão de empréstimos ou a liberação de crédito. Esse tipo de conta permite apenas serviços como pagamentos.

2- Cartão pré-pago: Esses cartões possibilitam compras nacionais e internacionais. Para que seja usado, é preciso carregá-lo com um certo valor.

Depois disso, é possível fazer transações em estabelecimentos físicos ou canais digitais até que o saldo chegue ao fim.

3- Cartão de crédito e débito: Esses dois tipos de cartões são os serviços financeiros mais usados. 

4- Emissão de boletos: Com esse serviço a sua empresa pode fazer a emissão de boletos. Sendo que isso é feito por meio de um sistema de uma empresa prestadora de serviços financeiros.

5- Pagamentos de contas: A sua empresa pode oferecer pagamentos com vários tipos de contas.

Serviços financeiros: o que são e tipos de produtos utilizados

6- Emissão de cartão bandeirado: Esse tipo de cartão envolve a parceria com uma bandeira de cartão. Algumas das bandeiras mais usadas são: Visa, Mastercard e Elo.

7- Saques: Esse é um serviço muito usado. Ele possibilita saques em caixas de bancos e caixas eletrônicos.

8- TED: O TED é um serviço onde uma empresa pode fazer a transferência de dinheiro de um banco para outro.

9- Transferências financeiras: Possibilita que sejam feitas transferências em qualquer horário. 

10- Investimentos: Por fim, temos ainda os investimentos. Por meio deles as empresas podem obter bons retornos.

Enfim, gostou de aprender sobre os serviços financeiros? Então leia também sobre: capex; opex; pix; e Novas regras do Pix aos usuários: quais são elas?

Conte-nos a sua opinião...