Síndrome do impostor: o que é e como prejudicar suas finanças?

2 de setembro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 37 seg


A síndrome do impostor é uma desordem de autopercepção. Ou seja, a pessoa vê a si mesma de uma forma diferente da realidade. Sendo que a tendência é se ver de forma negativa.

Uma das características principais da síndrome do impostor é a autossabotagem. Outros sinais de que uma pessoa tem a síndrome do impostor são: autodepreciação, comparação e autocrítica excessiva.

Isso pode ser muito prejudicial na vida pessoal e profissional. Por exemplo, no trabalho a pessoa pode evitar pedir um aumento por não se considerar merecedor desse aumento, mesmo que ela mereça.

7 sinais da síndrome do impostor

De acordo com Keli Rodrigues, neuropsicóloga do Grupo MED MAIS, “a síndrome do impostor é caracterizada por pessoas que têm tendência à autossabotagem.

Então, o indivíduo constrói, dentro da cabeça dele, uma percepção de si mesmo de incompetência ou insuficiência.

Naturalmente, todo o cérebro humano possui essa pré-disposição a colocar essa sensação de incapacidade e demérito.

E, dependendo do modelo mental e da forma como cada um pensa, isso pode aumentar ou diminuir essa crença, o que também pode ser reforçado pelo meio em que a pessoa se encontra”.

Enfim, alguns sinais de que você está com a síndrome do impostor são:

1- Autossabotagem

Primeiramente, a autossabotagem consiste na pessoa criar formas de fugir de situações em que não se sente segura para desempenhar um bom papel.

No entanto, o problema é que ao fugirem de experiências onde não se sente segura, a pessoa pode perder boas oportunidades.

2- Sentimento de não pertencimento

Muitas vezes, as pessoas que sofrem com a síndrome do impostor sentem que não merecem estar onde estão. Desse modo, surge um sentimento de não pertencimento, o que pode fazer a pessoa se afastar das outras.

3- Procrastinação

Ao se sentir insegura em relação a execução de certa tarefa, a pessoa com síndrome do impostor pode procrastinar para não ter que lidar com a situação.

4- Ingratidão

Muitas pessoas que sofrem com a síndrome do impostor não aceitam elogios e se contrapõem às pessoas o tempo todo.

Isso ocorre pois, como elas não acreditam que são boas em algo, elas acabam tendo dificuldade em aceitar que outras pessoas possam encontrar boas características nelas.

5- Autodepreciação

Falar mal de si mesmo, não gostar das características pessoais e acreditar que não têm qualidades são sintomas típicos de quem está tem a síndrome do impostor.

6- Comparação é um sinal de síndrome do impostor

Geralmente, quem tem a síndrome do impostor se compara muito com as outras pessoas. Com essa comparação, a pessoa tende a destacar as qualidades das outras pessoas e nunca as suas próprias.

7- Autocrítica excessiva

Por fim, uma pessoa com síndrome do impostor tende a fazer uma autocrítica excessiva. Na prática, a pessoa vira o pior inimigo de si mesma.

Como a síndrome do impostor pode afetar suas finanças?

A síndrome do impostor pode sim afetar as suas finanças. Confira como:

1- Compras desnecessárias

Ao se sentir inferior, você pode recorrer às compras desnecessárias para se sentir mais confiante. Com isso, você pode gastar mais do que deve e prejudicar a sua saúde financeira.

2- Ficar na zona de conforto

Por duvidar da sua própria capacidade, você pode acabar ficando na zona de conforto. Desse modo, você pode acabar desistindo dos seus sonhos e planos por não acreditar na sua capacidade de realizá-los.

3- Trabalhar em excesso

Pessoas com a síndrome do impostor podem acabar trabalhando em excesso ao tentar atingir padrões impossíveis. Dessa forma, essas pessoas podem ter um burnout.

4- Dificuldade em pedir aumento

Por fim, a pessoa com síndrome do impostor pode ter dificuldade em pedir um aumento por não se achar merecedor. Logo, ela pode ficar recebendo um salário abaixo das suas capacidades e atribuições.

Como superar a síndrome do impostor?

Algumas coisas que você pode fazer para superar a síndrome do impostor são:

1- Avalie os seus valores para superar a síndrome do impostor

Quais são os seus valores? Os seus valores são condizentes com o ambiente em que você está? As respostas dessas perguntas podem te ajudar a se conhecer melhor.

2- Analise as suas habilidades e conhecimentos

Seja realista: quais são as suas habilidades e conhecimentos? Tente analisar isso sem pensar mal de si mesmo, tente ser imparcial.

Se você chegar à conclusão de que as suas habilidades são poucas ou estão desatualizadas, busque formas de aumentar suas habilidades ou atualizá-las por meio de cursos e afins.

3- Identifique quais são as suas preferências pessoais

Do que você gosta? Quais são suas paixões e hobbies? O que você acha tolerável e o que não é aceitável? Conhecimento próprio ajuda muito a ter uma visão real sobre si mesmo.

4- Reconheça as suas conquistas

Comemore cada pequena conquista. Ou seja, nada de ficar minimizando as coisas conquistadas, ao invés disso, prefira comemorar o que foi conquistado e reconhecer o valor das pequenas e das grandes conquistas.

5- Para superar a síndrome do impostor, cuide de si mesmo

Por fim, cuide de si mesmo tanto física quanto mentalmente. Fazer exercícios físicos, por exemplo, ajuda muito no bem estar e na disposição.

Você pode ainda tirar um tempo para meditar, o que pode te ajudar muito no dia a dia. Além disso, pode ser muito útil procurar a ajuda de um psicólogo.

LEIA MAIS

Heurística da representatividade: o que é e como te afeta?

Efeito disposição: o que é, como funciona e como evitar

Ilusão de superioridade: aprenda o que é e como funciona

Efeito de dotação: saiba o que é como lidar com ele

Efeito Dunning-Kruger, será que você sabe tanto mesmo?

Desconto hiperbólico, o que é e como te afeta?

Efeito reflexão, o que é? Relação com os investimentos e como se livrar

Ilusão de controle, como não deixar que isso te atrapalhe

Fontes: Na prática, Tua saúde e Isto é.

Bibliografia

  • Síndrome do impostor: o que é e como pode atrapalhar profissionais a se desenvolverem na carreira. Na prática. Acesso em 01 de setembro de 2022.