Swap cambial, o que é? Como funciona e diferenças entre reverso

6 de maio de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 55 seg


O swap cambial são contratos de trocas de indexadores usados pelo Banco Central do Brasil (Bacen) como uma forma de reduzir a desvalorização do real frente ao dólar

Ou seja, o Banco Central utiliza o swap cambial com o intuito de controlar a volatilidade do câmbio e proporcionar uma maior estabilidade para o mercado brasileiro. 

Eles são usados também pelas empresas que possuem dívidas em dólar, como forma de se proteger contra as oscilações da moeda norte-americana, que podem elevar suas dívidas. 

O que é swap cambial?

O termo swap significa troca em português. Sendo que, no mercado financeiro, ele é usado para se referir a uma troca de posições onde existem riscos para o investidor. Já o swap cambial, é uma troca entre indexadores com o intuito de gerenciar as taxas de reajuste e controlar o câmbio.

Por exemplo, suponhamos que a empresa AB é exportadora e todas as suas receitas estão em dólar, enquanto suas despesas são em Real. Essa empresa tem a projeção de que em 30 dias ela irá receber 1 milhão de dólares, derivados das suas vendas. Porém, ela terá 4,5 milhões de reais em custos. 

Swap cambial, o que é? Como funciona e diferenças entre reverso

Remessa online

Se o dólar estiver cotado em 5 reais, então a empresa terá 500 mil reais de lucro. Entretanto, como a empresa só irá receber em 30 dias, não é possível ter certeza de qual será a cotação. Isso significa que o dólar pode subir e aumentar os lucros da empresa, ou a cotação do dólar pode baixar e a empresa terá um lucro menor.

Dessa maneira, para se proteger da volatilidade do mercado, a empresa decide recorrer ao swap cambial. Logo, através da troca de riscos entre moedas, a companhia sabe antecipadamente qual será o câmbio usado na sua receita em 30 dias. 

Como funciona?

O swap cambial funciona como contratos de derivativos, que são operados pelo Banco Central, instituições financeiras e empresas com dívidas em dólar. As instituições financeiras e empresas procuram formas de se proteger da desvalorização do real em relação ao dólar. Por outro lado, o Bacen tenta manter a estabilidade da taxa de câmbio.

Desse modo, o Bacen permite que as instituições financeiras operem no mercado cambial e essas instituições são denominadas de dealers. Já as empresas que possuem dívidas em dólar e poderiam ter prejuízos com a alta da moeda, compram swap cambial como uma maneira de se proteger da variação.

Delas

Quem vende swap fica passivo em Selic e ativo em câmbio. Em contrapartida, quem compra swap fica ativo em Selic e passivo em câmbio. Em períodos onde a cotação do dólar sobe consideravelmente em um curto espaço de tempo, como nas crises, o Banco Central se envolve bastante com as operações de swap.

Nesse sentido, a intenção do Bacen é evitar uma grande desvalorização do Real frente ao dólar. Em outras palavras, o Banco Central interfere no dólar para reduzir a desvalorização do real. Dessa forma, ele controla a volatilidade do câmbio, resultando em maior estabilidade para o mercado brasileiro. 

Swap cambial tradicional e reverso

Além do swap cambial tradicional, existe também o swap cambial reverso. No tradicional, o Bacen compra o contrato para ganhar a Selic do período e pagar a variação do câmbio. Ou seja, é como se de um lado estivesse o Bacen apostando na queda do dólar, enquanto do outro estão os que acreditam na alta da moeda norte-americana.

No entanto, no swap cambial reverso, o Bacen aposta que o câmbio terá uma alta superior à Selic, durante o período de vigência do contrato e a outra parte aposta na queda. Portanto, a diferença entre os dois tipos de swap cambial, é que o tradicional é usado pelas instituições financeiras que apostam na desvalorização do real frente ao dólar.

Swap cambial, o que é? Como funciona e diferenças entre reverso

Elite plus magazine

Já o reverso atua no mercado chamado de compra de dólar futuro e é usado quando existe a expectativa de que o real irá se desvalorizar perante o dólar. Sendo que, normalmente, o Bacen utiliza esse processo para controlar possíveis desvalorizações abruptas do dólar, que podem impactar diversos setores, como, por exemplo, as exportações.

Swap cambial e o dólar futuro

Os contratos de swap cambial impactam no valor do dólar futuro, pois ele funciona como um instrumento desses contratos derivativos. Sendo assim, quanto mais alto é o valor dos swaps, mais lotes de compra e venda são negociados no mercado futuro. 

Entretanto, para que os contratos tenham validade, o mercado e o Bacen precisam aceitar as condições, coisa que não acontece sempre. Logo, isso impacta nos preços do dólar futuro, sobretudo porque essa falta de acordo entre as partes, pega o mercado de surpresa. 

Swap cambial, o que é? Como funciona e diferenças entre reverso

Capital research

Além disso, os horários de negociação também acabam por ser impactados pelos swaps, sobretudo nos horários de publicação das negociações, já que é nesse momento que o Bacen recebe e faz propostas e realiza a publicação dos resultados.

Os leilões podem acontecer a qualquer momento, sem nenhum aviso prévio, o que também impacta nas decisões de posicionamento dos negociadores. Portanto, as pessoas que fazem esse tipo de negociação, devem estar sempre atentas aos movimentos do mercado. 

Enfim, agora que você sabe o que é swap cambial, aprende o que é Free float, o que é? Pra que serve, cálculos, vantagens e cuidados

Fontes: Bcb, Xpi e Nelogica

Imagens: Remessa online, Capital research, Elite plus magazine, Delas e Fia