Ticker, o que é? Definição, tipos e composição dos códigos de ações


O ticker é um código de ação. Ele serve para padronizar os nomes das empresas no home broker e, assim, facilitar a identificação das ações por parte dos investidores. 

O código é composto por quatro letras e um número no final. As letras são abreviações que servem para identificar o nome da empresa. Já os números servem como uma indicação do tipo de ativo que está sendo negociado. 

Compreender como ler os tickers é importante para que o investidor consiga navegar mais facilmente pelo home broker. Afinal, para quem não entende como os códigos funcionam, o home broker pode parecer uma sopa de letrinhas. 

O que é ticker

Ticker é o código usado para identificar as ações na bolsa de valores. Ou seja, ele é uma abreviação que facilita a identificação e a negociação de ativos. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Veja

Dessa maneira, a forma com que esse código é composto varia de acordo com as normas de cada bolsa de valores. No Brasil, o ticker é composto através de quatro letras, além de um número no final. 

Como o ticker é composto

O padrão brasileiro de identificação de ações é usar quatro letras representativas do nome da empresa, seguido de um número. Esse número varia de acordo com o tipo de ação e são divididas em três tipos: 

1- Ações preferenciais (PN)

convite
Aprenda a investir gratuitamente com Raul Sena

A ações preferenciais são as que dão preferência no recebimento de dividendos. Os dividendos, por sua vez, são parte do lucro da empresa dividido entre os acionistas.

Ticker, o que é? Definição, tipos e são compostos os códigos de ações

Investidor de sucesso

Porém, quem investe em ações preferenciais não possui nenhum poder sobre o futuro da companhia.

Logo, o recebimento de proventos funciona como um mecanismo de compensação. Enfim, o ticker de uma ação preferencial é seguido pelo número 4. Por exemplo, PETR4 é uma ação preferencial da Petrobras. 

2- Ações ordinárias (ON)

As ações ordinárias possuem poder de voto. Desse modo, os investidores de ações ON podem votar nas assembleias dos acionistas e contribuir para o futuro da empresa. Contudo, esses acionistas não possuem prioridade no recebimento de proventos.

Uol

O ticker desse tipo de ação é composto por quatro letras e o número 3 no final. Então, por exemplo, uma ação ordinária da Magazine Luiza é MGLU3

3- Ticker de Units

Por fim, as units são uma espécie de pacote de ativos. Dessa forma, através das units, o investidor consegue aplicar em classes diferentes de ativos por meio de um único investimento. Geralmente, as units são compostas por ações preferenciais e ordinárias.

Portanto, os benefícios inerentes a cada uma dessas ações não se perde. Isso significa que uma units com ações ordinárias e preferenciais possui poder de voto e preferência no recebimento de dividendos. Além disso, o poder é proporcional à quantidade de cada tipo de ação que compõem as units.

Valor investe

Assim como os outros tickers, o código é composto por quatro letras e, no final, o número é o 11. Então, por exemplo, a unit SANB11 é a unit do Banco Santander. 

Códigos de ações dos mercados

Além do ticker de ações, existem ainda alguns tipos de códigos de ações que variam de acordo com o mercado. Em outras palavras, na bolsa de valores, temos o mercado fracionário, de opções, de futuros e de balcão. 

1- Fracionário

Normalmente, as ações na bolsa de valores brasileira são negociadas em um lote com 100 unidades. Ou seja, para investir em um lote, o valor seria alto. Para facilitar o acesso das pessoas que não querem investir em um lote de 100 ações, existe o mercado fracionário.

Ticker, o que é? Definição, tipos e são compostos os códigos de ações

O petróleo

Nesse mercado, o investidor consegue investir entre 1 a 99 ações. Em outras palavras, no mercado fracionário, ele não precisa comprar o lote todo. Pode comprar, por exemplo, 5 ações.

Enfim, como funciona de maneira diferenciada, o ticker desse tipo de ação também é um pouco diferente.

Além das quatro letras e do número, deve-se acrescentar um F ao código. Logo, se pegarmos como exemplo, as ações fracionárias da Magazine Luiza, temos o ticker MGLU3F. 

2- Opções

O mercado de opções funciona através da negociação de contratos. Esses contratos concedem ao seu detentor o direito de vender ou comprar determinadas ações futuramente, com o mesmo preço que estão sendo negociadas hoje. 

Ticker, o que é? Definição, tipos e são compostos os códigos de ações

Diário do nordeste

O ticker do mercado de opções é composto pelas letras que abreviam a empresa, o preço do contrato negociado e ainda constam informações sobre o mês de vencimento do contrato. 

3- Futuros

O mercado futuro funciona por meio da negociação de contratos futuros. Neste caso, os contratos futuros concedem ao comprador o direito de negociar hoje as expectativas que ele tiver para cotações futuras dos ativos/objetos.

Ticker, o que é? Definição, tipos e são compostos os códigos de ações

Bonifácio

Alguns exemplos de ativos negociados nos contratos futuros são contratos com base em reserva de moeda estrangeira, ETFs e commodities.

O ticker do mercado futuro é composto por quatro letras, dois números e, no final, as denominações do ativo, do mês e ano de vencimento.

4- Ticker de balcão

Para finalizar, temos o mercado de balcão, também chamado de OTC (Over-the-Counter). Os ativos negociados no mercado de balcão não estão registrados na bolsa brasileira, porém, eles são rigorosamente fiscalizados.

Alguns exemplos de ativos negociados no mercado de balcão são cotas de fundos de investimentos e ações.

Veja

O seu ticker é composto por quatro letras, um número e a letra B no final. Dessa maneira temos, por exemplo, o ticker CRTE3B. 

Tickers no exterior

O padrão de ticker varia de acordo com cada bolsa de valores. No Brasil, o padrão é bastante organizado e facilita muito a identificação dos ativos.

No entanto, para quem se interessa em investir no exterior por meio de corretoras internacionais, vale conhecer como funciona o padrão de ticker dos outros países. 

Ticker, o que é? Definição, tipos e são compostos os códigos de ações

Mind Matters

Por exemplo, nos Estados Unidos, o ticker varia de acordo com a bolsa, podendo ter até quatro letras. Além disso, o tipo de ativo negociado é indicado com uma letra e não com um número, como no Brasil. Por exemplo, as ações da Apple que são negociadas na Nasdaq como AAPL. 

Quer começar a investir no exterior? Então, veja o vídeo de Raul Sena e descubra 3 ações boas para iniciantes:

Ficou curioso para conhecer mais sobre as bolsas nos EUA? Então, descubra quais são elas Bolsas americanas – Quais são, características e como investir

Fontes: Suno, Rico e Nelogica

Imagens: Capitalizo, Veja, Investidor de sucesso, O petróleo, Uol, Valor investe, Veja, Diário do nordeste, Bonifácio e Mind Matters

Procurando uma boa oportunidade de compra? Nos dias 19 e 20 de julho vamos mostrar as ações mais baratas do mercado. Cadastre-se grátis!


Conte-nos a sua opinião...