Tudo sobre o yuan digital

12 de novembro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 25 seg


Se você acompanha as notícias sobre criptomoedas, deve saber que a China proibiu as criptos e a mineração de Bitcoin. Ao mesmo tempo, ela também está implementando o yuan digital.

Você sabe o que é e como funciona o yuan digital? Neste texto nós vamos falar em detalhes o que ele é e as diferenças entre ele e o Bitcoin.

Mas antes disso, é preciso deixar claro uma coisa: o yuan digital é uma moeda digital e não uma criptomoeda. Isso significa que o governo tem o seu controle e ele não tem as mesmas características das criptos.

O que é yuan digital?

O yuan digital é uma moeda digital chinesa. Ou seja, ele não é uma criptomoeda, ela é uma moeda digital. Sendo assim, o yuan digital é apenas a moeda do governo, com um sistema de entrega diferente.

A China foi a primeira potência mundial a adotar uma moeda digital centralizada. O país estava ensaiando este projeto desde 2014. Porém, apenas no final de 2020 é que os testes foram finalizados.

Os testes que foram feitos com a moeda digital chinesa movimentaram cerca de US$ 5,3 bilhões desde o final de 2019.

Sendo que o governo diz que o país possui mais de 20,8 milhões de carteiras digitais que fazem mais de 70,7 milhões de transações. 

Muitos especialistas chegaram a cogitar que a China estava abrindo espaço para a sua moeda digital ao fechar o cerco contra as criptomoedas. Afinal de contas, ao proibir as criptos, o país não teria uma forte concorrência direta.

Tudo sobre o yuan digital

Dessa forma, com a proibição, os bancos e empresas teriam que migrar para o yuan digital. Logo, isso aumentaria o uso da moeda. Além disso, essa seria uma forma de viabilizar o yuan digital como uma moeda internacional.

No entanto, o governo chinês disse que o yuan digital é voltado apenas para o uso doméstico e não para transações internacionais. Apesar disso, as autoridades dos EUA estão preocupadas.

Não é atoa que os EUA estão preocupados. A China comercializa com 134 países. Isso significa que ela é a um dos principais parceiros comerciais do mundo.

Ter uma moeda digital chinesa para usar nos pagamentos transfronteiriços seria uma ideia inteligente do governo chinês. Afinal de contas, o yuan é a sexta moeda mais usada no mundo para pagamentos internacionais.

Como funciona?

O yuan digital funciona como uma moeda digital do governo da China. O responsável por emitir, controlar e fiscalizar a moeda digital chinesa é o Banco Popular da China (BPC). 

O yuan digital foi batizado internamente de Digital Currency Electronic Payment (CDEP). Traduzindo o nome é: Pagamento Eletrônico em Moeda Digital.

Desse modo, essas moedas são bem diferentes das criptos, já que elas são controladas pelo governo. Também não existe anonimato, já que o governo tem acesso aos dados.

Tudo sobre o yuan digital

Vale destacar que a moeda digital chinesa não tem uma avaliação com base no mercado que seja independente da versão física da moeda. Ou seja, a moeda física e digital estão juntas.

Da mesma forma, a segurança da moeda digital é a mesma do dinheiro em papel. Porém, por meio digital o governo pode acompanhar de forma mais fácil a oferta de dinheiro. 

Enfim, para movimentar os primeiros yuan digital, o usuário precisa ter um celular. Isso porque, a operadora irá pedir o documento de identidade com foto. Sendo que nas movimentações financeiras mais altas, é preciso informar os dados pessoais.

Bitcoins versus yuan digital

Existem muitas diferenças entre o yuan digital e o Bitcoin. Em primeiro lugar, o Bitcoin é uma criptomoeda. Já o yuan digital é uma moeda digital do governo.

Outra diferença é que o Bitcoin se baseia na blockchain, que é um tipo de livro-razão público. Por outro lado, as autoridades da China controlam o yuan digital.

Isso nos leva a diferença de que o Bitcoin é descentralizado, enquanto o yuan digital é do governo. De fato, a moeda digital chinesa dá ao governo um controle sem precedentes.

Isso porque, o governo pode ficar de olho nas decisões dos consumidores dentro da economia. Os dois se diferem ainda em relação à oferta. Acontece que o yuan digital não tem um protocolo que dita a produção de novos ativos.

Tudo sobre o yuan digital

Também não existe uma data para que ele não seja mais criado. Já o Bitcoin tem uma quantidade certa de moedas que serão criadas. Além disso, se você comprar Bitcoins, você pode ficar com eles na carteira até optar por vender.

Já a moeda digital chinesa pode expirar. Logo, os consumidores devem usá-lo dentro do prazo. O Bitcoin e o yuan digital também se diferem em relação à privacidade.

No Bitcoin existe a proteção de pseudônimos para a privacidade do usuário. Já no yuan digital o governo consegue vigiar ainda mais a população ao criar dados que podem ser rastreados.

E aí, gostou de ler sobre o yuan digital? Então leia também: real digital; Ethereum; Ripple; Peercoin; DogecoinFim do Bitcoin: ainda vale a pena comprar essa criptomoeda?