Investimentos rentáveis – Opções em renda fixa e renda variável

8 de dezembro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 43 seg


No Brasil, a maioria das pessoas gosta de deixar o dinheiro na poupança. No entanto, a poupança não entra na lista de investimentos rentáveis. Na verdade, a caderneta rende tão pouco, que nem pode ser considerada como investimento. 

Atualmente, o rendimento da poupança equivale à 70% da Selic mais a Taxa Referencial. Contudo, a Selic está muito baixa e a Taxa Referencial está zerada à alguns anos. Portanto, o rendimento da poupança fica abaixo da inflação

Por fim, algumas pessoas ainda preferem a poupança pela segurança. Porém, alguns investimentos são mais rentáveis do que a poupança e contam com a mesma proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Investimentos rentáveis em Renda Fixa

Existem diversas opções de investimentos rentáveis em renda fixa, com a mesma segurança do que a poupança, dentre eles:

1- Tesouro Direto

O tesouro direto é o queridinho das pessoas que estão saindo da poupança. Sendo assim, ele é mais seguro do que a poupança, já que somente se o Brasil quebrar é que as pessoas não terão seu dinheiro de volta.

Em síntese, ao investir no tesouro, as pessoas estão emprestando dinheiro para o governo. Como o governo não arrecada tributos suficiente para todos os seus gastos, ele pega dinheiro emprestado com os investidores.

Investimentos rentáveis - Opções em renda fixa e renda variável

Mercadão dos óculos

Por ser renda fixa, ao adquirir um título de dívida pública, o investidor já sabe quando terá aquele dinheiro de volta e como ele será remunerado. O retorno deste investimento se dá por meio de uma taxa de juros que o governo paga ao investidor. 

2- LCI

Outro investimento com rentabilidade interessante, são as Letras de Crédito Imobiliário. Assim como no tesouro direito, ao investir em LCI, o investidor está basicamente emprestando seu dinheiro em troca de uma taxa de juros pré-determinada.

Entretanto, desta vez o empréstimo não é para o governo, mas sim para uma instituição financeira que, posteriormente, fará o direcionamento das verbas para o setor imobiliário. 

Uma grande vantagem deste investimento com rentabilidade acima da poupança, é que ele também possui a proteção do FGC. Assim, caso a instituição financeira vá à falência, o investidor consegue de volta até R$ 250 mil por CPF e instituição. 

Investimentos rentáveis - Opções em renda fixa e renda variável

Folha vitória

Por fim, temos ainda o fato de que este investimento é isento de imposto de renda. Ou seja, além de ter uma rentabilidade maior do que a poupança, ele ainda conta com a proteção do FGC e é isento de imposto.

3- LCA

A Letra de Crédito do Agronegócio funciona de maneira similar às LCIs, com a diferença de que, neste caso, o dinheiro é destinado ao agronegócio. Desse modo, as LCAs são um dos investimentos rentáveis com proteção do FGC e isento de imposto de renda. 

4- Investimentos rentáveis em CDB

Os Certificados de Depósito Bancário funcionam por meio do empréstimo do dinheiro do investidor para um banco. Posteriormente, este dinheiro é emprestado para clientes do banco em troca taxa de juros X.

Com essa taxa de juros paga pelos clientes, o banco retira seus lucros e paga a taxa de juros combinada com o investidor. 

Investimentos rentáveis - Opções em renda fixa e renda variável

Sebrae

Como vantagem deste investimento, podemos citar a proteção do FGC. Sendo assim, caso o banco emissor quebre, o investidor consegue até R$ 250 mil de volta.

Porém, diferentemente dos LCIs e LCAs, os Certificados de Depósitos Bancários não são isentos de imposto. Mas, mesmo sem a isenção, ele ainda é muito mais vantajoso do que a poupança. 

5- LC

Dentre as opções de investimentos rentáveis, temos as Letras de Câmbio. O seu funcionamento é similar aos CDBs, no entanto, a sua emissão ocorre por meio de financeiras e não por bancos. 

Investimentos rentáveis - Opções em renda fixa e renda variável

Urbe.me

Justamente por serem emitidas por financeiras, as LCs são consideradas um pouco mais arriscadas. Mas elas também possuem a proteção do FGC. Além disso, como são consideradas um pouquinho mais arriscadas, elas podem apresentar uma rentabilidade mais interessante. 

Fundos de investimentos rentáveis

Alguns fundos de investimentos podem ser uma boa opção de investimentos rentáveis:

1- Fundos de renda fixa

Para serem considerados como fundos de renda fixa, eles precisam possuir, pelo menos 80%, de seu patrimônio investido em ativos de renda fixa, como tesouro direito e CDBs.

O nível de risco deste fundo varia de acordo com as opções de ativos escolhidos, mas, no geral, o risco é bem baixo, já que o investimento é em ativos de renda fixa. 

Cointimes

Como vantagem podemos destacar a liquidez, ou seja, quando os investidores conseguem resgatar rapidamente suas aplicações. Já como desvantagem, temos a taxa de administração, que é cobrada em todos os tipos de fundos de investimentos. 

2- Fundo DI

Os Fundos de Renda Fixa Referenciados, investem ao menos 95% do seu capital em títulos públicos. Como a rentabilidade deste fundo está atrelada à taxa Selic, seu retorno depende das variações da Selic.

Assim como os fundos de renda fixa, este investimento rentável possui a vantagem da liquidez e a desvantagem da taxa de administração.  

3- Fundos multimercado

Os fundos multimercados podem ser uma boa opção para a diversificação da carteira. Isso porque este tipo de investimento rentável possui liberdade para investir em diversos tipos de ativos diferentes, como: títulos públicos, moedas e ações

Ibc coaching

Justamente por navegarem entre os ativos, o grau de risco dos fundos multimercados varia de acordo com as aplicações. Porém, geralmente, eles são mais arriscados do que os ativos de renda fixa. Em contrapartida, também podem apresentar um retorno mais vantajoso. 

4- Investimentos rentáveis em fundos de ações

Para finalizar a nossa lista de investimentos rentáveis, temos os fundos de ações. Para serem considerados como fundos de ações, eles devem investir, pelo menos, 67% do patrimônio em ações. A porcentagem restante pode ser investida em outros tipos de ativos. 

Claritas

Como investem em ativos de renda variável, esta opção é mais arriscada do que os ativos de renda fixa. É claro que o risco está sempre atrelado à possibilidade de retorno. Logo, quanto mais arriscado é uma opção de investimento, maior é a possibilidade de rentabilidade. 

Enfim, agora que você conhece diversas opções de investimentos rentáveis, que tal aprender sobre os Impostos sobre investimentos – Principais tipos e como são cobrados

Fontes: Apprenda fixa e Eqseed

Imagens: Coach financeiro, Mercadão dos óculos, Sebrae, Folha vitória, Urbe.me, Cointimes, Ibc coaching e Claritas