Jonathas Carrijo: quem é, biografia e fundação da Biscoint

13 de julho de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 24 seg


Jonathas Carrijo é o co-fundador e Diretor Executivo da Biscoint, uma plataforma que visa fazer a intermediação entre o investidor e as corretoras especializadas na negociação de criptoativos, conhecidas como exchanges.

Dessa maneira, na plataforma da Biscoint, os investidores podem comparar os preços das criptomoedas nas mais diversas exchanges e optar pela que estiver com melhor preço.

Inclusive, por meio da conta na Biscoint, o investidor pode realizar a compra na exchange que estiver com o preço mais vantajoso. Ou seja, não é preciso criar várias contas em diversas corretoras, basta ter uma conta na Biscoint.

Carreira de Jonathas Carrijo

Jonathas Carrijo nasceu em Anápolis e é bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília. Por 2 anos e 11 meses, Jonathas trabalhou na Politec, exercendo primeiramente o cargo de Arquiteto do Sistema Líder e posteriormente de Engenheiro de Sistemas.

Além disso, entre 2006 e 2018, Jonathas atuou na Oobj Tecnologia da Informação. Em síntese, Jonathas foi o co-fundador e Diretor de Tecnologia da Oobj Tecnologia da Informação, uma startup especializada em Software de Gestão Fiscal. Desse modo, ela realiza a emissão, recebimento e armazenamento com integração total com ERPs.

Jonathas Carrijo

Twitter

Sendo que a companhia foi uma das pioneiras no desenvolvimento de soluções voltadas para o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), sobretudo para Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e).

Inicialmente ela foi criada para o desenvolvimento do sistema receptor de NF-e da SEFAZ de Goiás. Posteriormente, o sistema foi concedido para às Secretarias de Fazenda de outros estados e se tornou referência nacional quando o assunto é soluções para Nota Fiscal Eletrônica.

Bitcoin – amor à primeira vista

O primeiro quase contato de Jonathas Carrijo com o Bitcoin foi quando o procuraram para saber o que fazer, pois alguns funcionários estavam usando a rede da empresa para minerar Bitcoins. Entretanto, ele decidiu ignorar o ocorrido e somente um tempo depois durante as eleições de 2014 é que ele de fato teve contato com o Bitcoin e foi amor à primeira vista.

Acontece que, durante o período eleitoral, Jonathas se interessou em estudar sobre o papel do Banco Central e se deparou com o Fernando Ulrich. Em resumo, Fernando Ulrich é uma pessoa que entende muito sobre o funcionamento não apenas do Bacen mas também de criptomoedas.

Além disso, Fernando Ulrich consegue explicar de forma simples e didática como o sistema monetário funciona. Sendo que, ele também possui um livro intitulado Bitcoin – A moeda na era digital.

Investir global

Ao se deparar com os artigos de Ulrich, Jonathas se sentiu instigado a buscar mais informações. Logo, ele leu outros conteúdos sobre o tema e passou a aprofundar cada vez mais seus estudos sobre a criptomoeda. No final das contas, Jonathas ficou tão fascinado pelo Bitcoin, que o trabalho que ele exercia na Oobj Tecnologia da Informação, perdeu totalmente o sabor.

Jonathas Carrijo e a Biscoint

A Biscoint teve início como um projeto paralelo em 2016. O objetivo inicial era criar uma plataforma que permitisse tanto os compradores ocasionais quanto os negociadores profissionais acessarem o mercado de câmbio do Bitcoin através de uma única conta e pudessem conferir a comparação de preços entre exchanges.

Posteriormente, em 2018, Jonathas renunciou ao cargo na Oobj para se dedicar em tempo integral à Biscoint. Sendo assim, desde 2018 até hoje, Jonathas permanece apenas como membro do Conselho e Sócio. Enfim, atualmente Jonathas exerce as funções de Gerente de Produto, Engenheiro de Software e Gerente de Operações.

Jonathas Carrijo

Fintech

Como a Biscoint funciona?

A Biscoint funciona como uma plataforma intermediadora entre os investidores de criptoativos e as exchanges. Dessa forma, os investidores podem verificar no ranking de preços, quais são as corretoras com melhores preços naquele momento.

Esse ranking é bastante vantajoso, pois os investidores não precisam abrir contas em várias exchanges para comparar os preços, basta abrir uma conta na Biscoint. Para facilitar ainda mais a vida dos investidores, é possível comprar criptomoedas pela própria plataforma.

Para isso, basta que o investidor faça uma transferência para a sua conta na Biscoint e escolha entre as exchanges que possuem parceria com a plataforma. Dessa forma, por meio de uma única conta você pode comprar criptoativos em várias exchanges e encontrar o melhor preço de compra e de venda e fazer um preço médio interessante.

Inclusive, essa ferramenta pode ser usada para comprar criptoativos por preços baixos e depois vendê-los quando o preço valorizar. Contudo, vale lembrar que essas são manobras arriscadas que podem resultar em prejuízo. O mais recomendado é investir com foco no longo prazo.

Guia do investidor

Compra pré-aprovada

Além de intermediar as transações e mostrar um ranking com os melhores preços de negociação, a Biscoint tem ainda a compra pré-aprovada. Ou seja, se determinada criptomoeda estiver com um preço muito bom, você pode comprá-las na hora, mesmo que você não tenha dinheiro na conta.

Essa possibilidade é muito útil, pois as moedas digitais passam por oscilações constantes. Logo, se a moeda que você deseja comprar estiver com preço baixo, é preciso comprar naquele momento. Isso porque, no tempo necessário para você entrar no aplicativo do seu banco e fazer a transferência, pode ser o suficiente para a moeda subir de preço novamente.

Nesse sentido, a compra pré-aprovada serve como uma forma de você aproveitar as oportunidades que surgirem. Após usar o seu limite pré-aprovado, você terá 1 dia útil para fazer o pagamento. Caso o valor não seja pago, a plataforma pode liquidar a transação.

Enfim, agora que você conhece a biografia do Jonathas Carrijo e o funcionamento da Biscoint, veja o podcast de Raul Sena, o Investidor Sardinha, com participação de Jonathas Carrijo e Israel Buzaym:

E aí, gostou de conhecer a biografia de Jonathas Carrijo? Então não deixe de conferir também o perfil de Nathalia Arcuri, Luiza Helena Trajano e do Bruno Perini, quem é? Experiências, carreira, princípios e Você MAIS Rico

Fontes: Investidor Sardinha, Bruno Perini, Linkedin, Oobj e Fintech

Imagens: Guia do investidor, Fintech, Twitter, Guia do investidor e Investir global