Luciana Seabra, quem é? História da CEO da Spiti e especialista em fundos

24 de fevereiro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 3 min, 51 seg


Hoje eu vou te falar da história de vida de Luciana Seabra, jornalista, analista financeira e CEO da casa de análise Spiti. Além disso, eu vou te contar qual é a estratégia de investimentos que ela usa.

Quem é Luciana Seabra?

Luciana Seabra nasceu em Belo Horizonte. No entanto, ela foi registrada apenas com um mês de idade, em Diamantina. Luciana Seabra concluiu o curso de jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), em 2005.

Já em 2010, ela concluiu o mestrado em economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ao longo da sua carreira, Seabra atuou em várias funções. Alguns exemplos são:

  • Apresentadora na rádio CBN;
  • Repórter na Fundação Cesp;
  • Colunista no caderno EU&;
  • Sócia da Empiricus.

Vale destacar que na Empiricus, Seabra trabalhou como especialista em fundos de investimento. Sendo que foi ela quem criou a Super Previdência, uma carteira previdenciária. Por fim, Luciana saiu da Empiricus e fundou a Spiti. 

Uma curiosidade é que Luciana investe apenas por meio de fundos. Desse modo, ela gosta das gestoras:

  • Brasil Capital;
  • Perfin Asset;
  • Ático;
  • Velt Partners.

Além disso, a sua filosofia de investimentos é bem simples. Ela consiste em aplicar 30% em fundos long biased e 70% em long only.

Spiti

A Spiti foi fundada por Luciana em sociedade com a XP. Sendo que Spiti significa casa em grego. A ideia é uma casa de análise independente.

Isso significa recomendações sem qualquer tipo de conflito de interesses.

Dessa forma, uma das coisas que Luciana exigiu em seu contrato com a XP foi a garantia de que a Spiti pode indicar produtos de várias plataformas de investimentos. Ou seja, não existe uma exclusividade com a XP.

Vale destacar que a Spiti é remunerada apenas pelos clientes. Isso significa que a empresa não recebe comissões dadas pelos produtos. Isso ajuda a manter a independência da empresa.

Outro ponto essencial da empresa diz respeito aos ganhos. Se você observar o mercado, vai notar que existem muitos profissionais que prometem ganhos acima da média.

Por outro lado, Luciana é pé no chão em seu discurso de recomendação de compra e venda de ativos. Sendo assim, ela não promete retornos mágicos. Enfim, com a sua atuação diferenciada, a Spiti está crescendo cada dia mais.

Como Luciana investe?

De acordo com Luciana, escolher um fundo que irá gerar bons retornos é um trabalho longo e desafiador. Para isso, ela usa dois tipos de análises:

1- Análise quantitativa: Seabra analisa os resultados obtidos pelos fundos ao longo dos anos.

Para Luciana, para que um fundo de ações tenha tido boa performance é preciso que ele tenha bons resultados em um período deslocado de 3 a 5 anos.

Sendo assim, o fundo deve ter um bom desempenho nesses espaços quantitativos com atenção à:

2- Análise qualitativa: Segundo Luciana, esta análise é essencial ao investir. Sendo que poucas pessoas fazem esse tipo de análise. Em resumo, a avaliação qualitativa do fundo envolve conversar com:

  • Gestor;
  • Executivos da equipe;
  • Verificar a remuneração da casa;
  • Por fim, consulta os concorrentes e investidores que já saíram do fundo.

Essas análises são necessárias, pois o trabalho do analista do fundo tem foco no longuíssimo prazo. 

Livros

Luciana Seabra escreveu um livro intitulado: Conversas com gestores de ações brasileiras – a fórmula dos grandes investidores para ganhar dinheiro na bolsa.

Em síntese, quando começou a trabalhar com fundos, Seabra visitou quase todos os gestores da época e conversou com eles.

Desse modo, o livro conta com bate-papos com grandes gestoras de recursos como, por exemplo, a BTG Pactual, SPX Capital e Verde Asset. 

Além do seu livro, Seabra já compartilhou em suas redes sociais dicas de livros. Por exemplo, no Instagram ela indicou alguns livros, tais como:

  • A loja de tudo – Jeff Bezos e a era da Amazon de Brad Stone;
  • Incrivelmente simples de Ken Segall;
  • Faça acontecer de Sheryl Sandberg;
  • The Black Swan de Nicholas Taleb;
  • Predictably Irrational de Dan Ariely.

Por fim, agora que você conhece um pouco sobre a Luciana Seabra, assista ao podcast do Investidor Sardinha, onde ela foi convidada:

Enfim, gostou de conhecer a biografia de Luciana Seabra? Então leia também o perfil de: Tati Mendes; Lara Brenner1% investidor; Duda VieiraPeter Lynch; e, por fim, Joel Jota, quem é? Biografia, carreira e criação da 3Ps Treinamentos.