Rodrigo Castro, quem é? Vida e carreira do Investidor da Depressão

20 de agosto de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 47 seg


Rodrigo Castro é o criador do Investidor da Depressão, um perfil no Instagram cheio de memes e piadas relacionadas com o mundo dos investimentos.

Além disso, o Investidor Depressão está também no YouTube. Sendo que no canal do YouTube a intenção é contribuir com a educação financeira das pessoas, com uma pitada de bom humor.

Apesar de criar memes e fazer piadas em relação aos acontecimentos no mercado financeiro, a carteira de investimentos de Rodrigo surpreende.

Infância e estudos de Rodrigo Castro

Rodrigo Castro Silva nasceu em São Paulo, no dia 27 de fevereiro de 1992. Seus pais são Maria Iolanda de Castro e Laerte Silva. Na infância Rodrigo foi uma criança tranquila, que não dava trabalho na escola.

Rodrigo cresceu na zona norte de SP no bairro do Mandaqui. Como este era um bairro bem tranquilo, ele sempre saia para brincar na rua, empinar pipa e jogar futebol. Na infância, influenciado pelos programas de animais da Discovery, Rodrigo pensava em ser veterinário ou biólogo.

Rodrigo Castro, quem é? Vida, carreira e Investidor Depressão

Contudo, quando chegou na adolescência, ele já tinha mudado de ideia, apesar de ainda ter muitas dúvidas sobre qual profissão escolher. Por fim, ele decidiu cursar Engenharia. Mas depois de um ano estudando Engenharia na FEI, ele trancou o curso para servir ao exército.

Exército

Como no alistamento Rodrigo cursava a faculdade, ele entrou no exército como CPOR. Ou seja, como aluno ao invés de soldado. Em resumo, o CPOR é um serviço obrigatório que forma oficiais para a reserva. Desse modo, além da rotina de treinamento para soldado, Rodrigo também estudava e fazia diversas provas durante o ano.

Os mais bem colocados das turmas, ganhavam o direito de servir como tenente por até 7 anos. Rodrigo teve uma boa colocação durante o ano, logo, depois de um ano e meio ele foi servir como segundo tenente no 37* Batalhão de Infantaria em Lins – SP.

Dessa maneira, com apenas 20 anos de idade, ele já era comandante de um pelotão com 30 recrutas de 19 anos e três sargentos com mais de 10 anos de exército. Entretanto, como ele poderia ficar apenas por 7 anos, Rodrigo decidiu deixar o exército.

O que Rodrigo mais gostou no período que passou servindo ao exército, foi a superação e trabalhar sob pressão. Segundo ele, no exército “você aprende que pode ir muito além do que imagina e se acostuma a lidar com momentos difíceis, mesmo pressionado”.

Em contrapartida, ele não gostava das demonstrações excessivas de poder, o excesso de hierarquia e o fato de não poder questionar muito a ordem de superiores. Enfim, Rodrigo Castro entrou no exército em 2011 aos 19 anos de idade e saiu em 2013 com quase 22 anos.

Depois de sair do exército, Rodrigo voltou a estudar. No entanto, desta vez ele escolheu o curso de Publicidade e Propaganda na Anhembi Morumbi, onde se formou em 2018. Paralelamente, ele trabalhou como operador de telemarketing por um tempo e depois se tornou estagiário em uma agência de marketing digital, onde aprendeu a lidar com o Google e Facebook Ads.

Irlanda

Rodrigo Castro morou durante o ano de 2016, em Limerick, na Irlanda. Em síntese, a mãe de Rodrigo sempre foi funcionária pública e recebeu uns valores atrasados com juros e correção monetária. Sendo assim, ela comprou para Rodrigo um curso de inglês que dava direito ao visto. Foi assim que ele conseguiu realizar seu desejo de morar fora.

Durante o tempo em que morou na Irlanda, Rodrigo estudava durante o período da manhã e trabalhava como auxiliar de cozinha no restante do dia. Na cidade em que ficou, o custo de vida era barato e Rodrigo conseguia não apenas se sustentar com tranquilidade, como também se divertir e viajar.

Inclusive, como viajar entre países na Europa custa bem barato, Rodrigo aproveitou para conhecer diversos países, tais como, Espanha, Marrocos, Bélgica, Escócia, Inglaterra, França, Holanda, Hungria, Polônia, Alemanha, Grécia, Itália, Malta, República Tcheca e Áustria.

Rodrigo Castro, quem é? Vida, carreira e Investidor Depressão

Dentre as coisas que ele mais gostou na Irlanda, está a Guinness, a cerveja irlandesa mais consumida no país. Além disso, ele também gostou bastante do espírito festivo do país, da segurança e do fato de que lá o dinheiro rende muito bem.

Por outro lado, Rodrigo não gostou muito do clima, que fica sempre em torno dos zero graus. Sendo que lá venta bastante e cai constantemente uma garoa fininha. Outro ponto que ele não gostou foi o fato de que algumas pessoas não gostam muito de imigrantes, mas felizmente essa é apenas uma minoria das pessoas.

Investidor da Depressão

Mais ou menos em 2018, Rodrigo começou a realizar os seus primeiros investimentos, juntamente com alguns colegas do trabalho. Eles não entendiam nada sobre bolsa de valores, mas estavam dispostos a aprender na prática. Nesse processo, eles cometeram muitos erros e sempre conversavam sobre investimentos de uma maneira informal, sem economês.

Rodrigo então teve a ideia de criar um perfil de memes no Instagram sobre investimentos. Como nessa época ele já seguia algumas páginas de memes sobre futebol, ele refletiu que talvez os memes também fizessem sucesso no mundo dos investimentos, já que muitas pessoas poderiam se identificar com os erros cometidos por ele e seus colegas.

Desse modo, foi criado o perfil no Instagram denominado Investidor da Depressão, em 2019. Atualmente, a página conta com quase 300 mil seguidores. Recentemente ele abriu também um canal no YouTube, com o objetivo de contribuir com a educação financeira dos inscritos, mas sem deixar de lado o bom humor.

Rodrigo Castro, quem é? Vida, carreira e Investidor Depressão

No processo de criação de memes, Rodrigo fica sempre com alguns sites abertos para acompanhar as notícias sobre o mundo dos investimentos. Ele também acompanha as redes sociais para saber os assuntos que estão mais em alta. Além disso, Rodrigo também fica de olho nos memes de outras áreas que podem ser transformados para o universo das finanças.

Como se trata de um processo criativo, alguns dias Rodrigo consegue criar mais memes do que em outros. Logo, para garantir que as postagens sejam diárias, ele sempre deixa alguns memes de reserva para serem usados em dias que ele estiver menos inspirado.

Vida pessoal de Rodrigo Castro

Apesar de fazer piadas sobre investir em empresas ruins da bolsa, a verdade é que Rodrigo Castro é adepto do Buy and Hold. Dessa forma, ele prefere investir em empresas consolidadas, com credibilidade no mercado e com bom histórico de lucro e governança.

Ele gosta de investir no setor elétrico, bancos, saúde, seguradora e maquinário. Em contrapartida, ele não gosta de aplicar no setor de varejo, commodities e telecomunicações. Sendo que ele procura sempre diversificar bastante entre ações, FIIs, renda fixa, criptomoedas e stocks.

Contudo, uma pequena parte da sua carteira ele destina para as empresas mais mal faladas do momento. A intenção não é conseguir altos retornos com essas aplicações, mas sim gerar conteúdo para suas redes sociais e ter um pouco de skin in the game.

Por fim, em relação aos seus hobbies, Rodrigo acompanha bastante futebol e se considera um corintiano fanático. Ele também gosta muito de filmes e séries. Dentre os filmes, ele recomenda que todos assistam: Amnésia (memento), Mr Nobody e Poderoso Chefão. Já em relação às séries ele indica: Breaking Bad, Game of thrones, Friends e Vikings.

Agora que você conhece o perfil de Rodrigo Castro, assista ao Podcast do Investidor Sardinha, com participação de Rodrigo:

E aí, gostou de conhecer a biografia de Rodrigo Castro? Então aproveite para ler também a biografia de Marcela Fernandes, quem é? Biografia e carreira da sexóloga da Víbrio