Senhor Dinheiro, quem é? Carreira e conselhos de Luís Carlos Ewald

16 de março de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 5 seg


Senhor Dinheiro é o apelido do economista, Luís Carlos Ewald. Ele ganhou esse apelido depois que começou a falar sobre educação financeira em programas televisivos.

Nacionalmente conhecido pelos programas de TV em que aparecia, Luís Carlos Ewald não apenas dava ensinamentos sobre educação financeira, como também dava dicas de onde investir o dinheiro economizado.

Enfim, o Senhor Dinheiro é um consultor financeiro que atua também na área acadêmica (como professor de Finanças em cursos de MBA), é autor e palestrante.

Carreira do Senhor Dinheiro

Luís Carlos Ewald é formado em economia pela Faculdade de Economia e Finanças do RJ. Além disso, ele é engenheiro industrial mecânico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Por fim, ele é pós-graduado em Mercados de Capitais pela FGV/RJ.

A carreira do Senhor Dinheiro foi voltada sobretudo para o executivo financeiro de várias empresas. Ele também trabalhou como operador na Bovespa – Bolsa de Valores de São Paulo e como operador no Open Market.

Na década de 90, Luís Carlos Ewald decidiu se dedicar à economia doméstica e, durante um tempo, ele teve uma coluna sobre a temática no Jornal do Brasil.  Posteriormente, no ano de 2003, o Sr. Dinheiro publicou o livro Sobrou Dinheiro! Lições de Economia Doméstica. Sendo que, no total, foram vendidos mais de 40 mil exemplares.

Senhor Dinheiro

Gauchazh

Nessa época, ele fez suas primeiras aparições na TV. Dessa forma, ele apareceu em programas como Fantástico, Mais Você e, às vezes, era um dos convidados no programa Sem Censura. Na televisão, ele falava sobre temas como economia doméstica, finanças pessoais e consumismo.

Depois de aparecer algumas vezes na televisão e sempre comentar sobre finanças, ele ganhou o apelido de Senhor Dinheiro. Luís Carlos Ewald é presença constante em eventos empresariais. Desse modo, ele já esteve em eventos das mais diversas marcas, como Copesul, Johnson&Johnson, CESP, Merck, MICT, Schering, Petrobrás e Villares.

Luís Carlos Ewald teve sua carreira ligada também ao governo. Sendo assim, ele foi Assessor do Ministro da Fazenda de 1975 até 1981, durante a gestão de Mário Henrique Simonsen.

Além disso, ele já foi Coordenador Geral de Preços Industriais do CIP – Conselho Interministerial de Preços. Atualmente ele é professor de finanças nos cursos de MBA da FGV e atua como Consultor Econômico e de Treinamento em empresas.

Dicas para economizar

Você pode economizar para atingir diversos objetivos, como comprar um carro, investir, reformar a casa, mudar o guarda-roupas ou ainda para viajar.

Todos esses objetivos podem ser alcançados se você se esforçar e economizar um pouco todos os meses. Dessa maneira, o Senhor Dinheiro tem cinco dicas para as pessoas que desejam economizar e fazer o dinheiro sobrar no final do mês.

1- Cortar gastos: Segundo Luís Carlos Ewald, é possível realizar pequenos cortes que resultam em grandes economias no final do mês, como: não comprar produtos todas as vezes em que der um passeio no shopping.

Senhor Dinheiro

Vox news

2- Ir no supermercado várias vezes: O Senhor Dinheiro aconselha que as pessoas não façam uma grande compra no início do mês. Ao invés disso, ele acredita que ir ao supermercado semanalmente e comprar apenas os itens necessários para aquela semana, é uma forma de aproveitar as ofertas e, consequentemente, economizar dinheiro.

3- Época: As frutas, legumes e verduras, sempre custam mais barato quando estão na época. Portanto, uma boa maneira de economizar é comprar os itens da época.

4- Celular: Diminua o tempo nas ligações para economizar créditos.

5- Cartão de crédito: Evite usar o cartão de crédito e o cheque especial, pois, ao utilizá-los, você fica com a sensação que tem dinheiro, quando na verdade não tem.

Conselhos do Senhor Dinheiro

Luís Carlos Ewald acredita no poder da educação financeira. Sendo assim, ele aconselha os pais a educarem seus filhos desde a infância.

Segundo o economista, os pais devem usar a mesada como uma maneira de ensinar os filhos sobre as dificuldades que envolve ganhar dinheiro e como lidar com ele.

Senhor Dinheiro

Suno

Outro conselho do Senhor Dinheiro, é evitar parcelamentos e empréstimos. A melhor alternativa é sempre comprar à vista. Além disso, ele critica o consumismo e defende que as pessoas só devem comprar aquilo que elas têm dinheiro para pagar.

Enfim, agora que você conhece a carreira, as dicas e os conselhos do Senhor Dinheiro, que tal conhecer a biografia da empresária Luiza Helena Trajano, quem é? História da presidente da Magazine Luiza

Fontes: Suno, Cláudia, Mix palestras e Roque assessoria

Imagens: O globo, Vox news, Suno e Gauchazh