Bolsa de Xangai: características da maior bolsa de valores da China

29 de julho de 2021, por Bárbara Ackerman

Tempo de leitura médio: 3 min, 7 seg


A Bolsa de Xangai, também conhecida como Shangai Stock Exchange, ou pela sigla SSE, é considerada a maior de toda a China. Além disso, as bolsas asiáticas no geral estão ganhando cada vez mais importância no cenário global.

Assim, a Bolsa de Xangai se mostra como principal oportunidade para investidores que procuram as bolsas asiáticas. Isso por conta principalmente da representatividade no país no cenário econômico do mundo.

Logo, na bolsa de Xangai ocorrem as negociações de ações, fundos de investimento, títulos e derivados de empresas de capital aberto. Porém, é administrada pelo governo da China, através do Securities Regulatory Commission, o CSRC.

Assim, o desenvolvimento é pautado pelos princípios que consideram a legislação, supervisão, autorregulação e padronização do país.

História da Bolsa de Valores de Xangai (SSE)

A bolsa de Xangai fundada em 26 de novembro de 1990, e entrou em operação em 19 de dezembro do mesmo ano. Atualmente, já possui mais de 1,7 mil empresas listadas.

Bolsa de Xangai: tudo sobre a maior bolsa de valores da China a SSE

DW

Além disso, em 2019, sua forma agregada de valor de mercado se aproximava dos 5 trilhões de dólares. Dessa maneira, com o crescimento exponencial da China no mercado global durante os últimos 30 anos, essa bolsa começou a atrair muitos investidores.

Ações da Bolsa de Xangai

Primeiramente, é necessário diferenciar as classes de ações existentes na SSE, afinal elas interferem diretamente na forma de câmbio na hora da compra. Além disso, também é interessante saber quais são as principais ações negociadas.

Classes de ações

Currency.com

Uma das principais características da Shanghai Stock Exchange é a classificação de duas principais classes de ações. Assim, a bolsa de Xangai engloba dois tipos de ação, chamadas de A-share e B-share.

  • A-share: ações negociadas em yuan, unidade de conta da moeda chinesa, a renminbi. Assim, elas estão disponíveis para investidores estrangeiros apenas através de um programa conhecido como QFII, Qualified Foreign Institutional Investor.
  • B-share: essas são as ações negociadas diretamente em dólar. Dessa forma, podem ser adquiridas por qualquer investidor estrangeiro.

Principais ações

Em decorrência da SSE ser a maior bolsa chinesa, e uma das mais importantes do mundo, ela possui muitas empresas listadas. Apesar disso, pelo fato da classificação das ações, nem todas as empresas listadas na SSE podem ser adquiridas por investidores de outros países. As principais que podem ser negociadas são:

  • Petrochina;
  • Bank of China;
  • e China Life.

Índices da Bolsa de Xangai

Yahoo! Finance

Além das ações, a Shangai Stock Exchange também oferece a possibilidade de negociação de índices, compostos pelas principais ações das empresas locais. Assim, os principais índices que possibilitam a análise da Bolsa de Xangai são:

  • SSE Composite;
  • SSE 50.

O SSE Composite, por exemplo, é o índice fundado em 1991, um ano após sua criação. Nesse sentido, o índice transmite uma visão geral de desempenho das empresas da SSE.

Além disso, umas das suas principais características é que o índice reflete, sem exceção, todas as ações listadas na bolsa de Xangai. Assim, o índice é de suma importância. Afinal, ele lista todas as empresas da China, permitindo ter uma visão geral do mercado nacional chinês.

Ainda sobre o mercado financeiro chinês, você pode conferir na matéria a seguir mais sobre a Bolsa de Hong Kong: como funciona e principais características

Fontes: Suno e Investing.com.

Imagens: Internacional Banker; DW; Currency.com; Yahoo! Finance e Moon Catcher.