Onde investir em 2022? Ibovespa, Bitcoin ou Fundos Imobiliários?


Com o começo do ano, muitas pessoas estão se perguntando onde investir em 2022. Afinal de contas, o Ibovespa passou por uma queda, o Bitcoin sobe e desce e os fundos imobiliários se desvalorizaram.

Além das oscilações que os ativos costumam passar, é preciso levar em conta também que 2022 é um ano eleitoral. Sendo assim, alguns ativos podem passar por ainda mais variações.

Enfim, neste texto iremos falar um pouco sobre os possíveis investimentos para 2022. No entanto, este é apenas um artigo opinativo. Ou seja, essa não é uma indicação de investimentos.

Cenário

Em 2021, a renda variável passou por uma forte baixa. Dessa maneira, tanto as ações quanto os fundos tiveram queda. Tivemos ainda uma inflação muito alta. Com isso, a Selic está aumentando bastante.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Com a subida da Selic, as pessoas passaram a deixar a renda variável de lado. Isso porque, ao investir em ações, por exemplo, você não sabe se terá lucros ou prejuízos.

convite
Aprenda a investir gratuitamente com Raul Sena

Por outro lado, os títulos de renda fixa, que têm riscos menores, estão oferecendo retornos mais altos. Sendo que o aumento do retorno dos títulos de renda fixa é resultado do aumento da Selic.

Nesse cenário, as pessoas que estavam investindo em renda variável, acabaram optando pela renda fixa. Isso porque, sem muitos riscos, a renda fixa está com retornos mais altos, no curto prazo.

Além disso, o cenário de incertezas no Brasil causa desconfiança nos investidores internacionais, o que impacta os investidores nacionais.

Está na hora de investir em bolsa?

Se levarmos em conta apenas a Selic e a queda dos ativos de renda variável, talvez este não seja um bom momento para investir nesse tipo de ativo.

Entretanto, historicamente é em momentos de queda que surgem grandes oportunidades. Por exemplo, quando as ações estão em queda, você pode comprar boas empresas por preços baixos.

Da mesma forma, com os FIIs baratos, você pode comprar mais por menos. Com o mercado em baixa, muitas pessoas entram no efeito manada e vendem seus ativos.

Mas a verdade é que para quem investe no longo prazo, as quedas são oportunidades de comprar ações de boas empresas, por um preço abaixo do seu valor real.

Além disso, na época de queda aparecem muitas pessoas dizendo que este é o fim da bolsa, que é melhor investir em criptomoedas.

Onde investir em 2022? Ibovespa, Bitcoin ou Fundos Imobiliários?

Algumas criptos são uma boa opção para a diversificação da carteira. Porém, você não deve investir apenas em criptos. É essencial ter uma carteira diversificada.

No curto prazo pode parecer que a bolsa não vai se recuperar. Mas é preciso olhar para o longo prazo. As chances de que o Brasil supere este momento são grandes.

Vale destacar que preço das ações é diferente de valor. O preço é a quantia que uma ação está sendo negociada. O valor está relacionado com os indicadores e atuação da empresa.

O fato de uma ação estar com preço baixo não faz com que a empresa perca seu valor. Desse modo, se você olhar apenas os preços das ações, o cenário de queda vai parecer ruim.

No entanto, se você levar em conta que na queda você pode investir em empresas de grande valor, cujas ações estão com preço baixo, esse será um bom cenário para investir na bolsa.

Onde investir em 2022?

Em 2022, Raul Sena, o Investidor Sardinha, pretende continuar investindo em ações brasileiras. Ele também vai continuar investindo no exterior para equilibrar um pouco a carteira.

O Raul pretende ainda aproveitar para investir um pouco em renda fixa, já que este pode ser um bom momento para travar altos retornos dos títulos.

Contudo, se o mercado está pessimista com bolsa, então este é o momento em que o Raul prefere investir mais em bolsa.

Onde investir em 2022? Ibovespa, Bitcoin ou Fundos Imobiliários?

Raul salienta ainda a importância de não se deixar levar pelo o que as pessoas estão dizendo. Afinal, todo dia surge alguém dizendo que a economia do Brasil acabou de vez. Porém, a gente sempre conseguiu dar a volta por cima.

Existem também pessoas que questionam se no Brasil vai acontecer o mesmo que ocorreu com a Venezuela. Entretanto, é preciso considerar que a Venezuela era dependente de uma única commodity: o petróleo.

Em contrapartida, o Brasil possui diversos tipos de commodities, tais como carne, celulose, petróleo, dentre outros. O Brasil conta ainda com empresas de tecnologia, indústria de motores elétricos e energia solar.

Vale destacar ainda que o Brasil tem um dos sistemas financeiros mais evoluído do planeta. Nós temos Pix e open finance, enquanto o resto do mundo está engatinhando.

Em resumo, em alguns aspectos estamos na frente de outros países e em outros aspectos estamos para trás. Seja como for, o fato é que as empresas brasileiras continuam lucrativas e o Brasil costuma dar a volta por cima.

Se você ainda está em dúvidas sobre investir ou vender seus ativos, assista ao vídeo de Raul Sena:

E aí, gostou de aprender sobre onde investir em 2022? Então aproveite para descobrir 7 Hábitos milionários para 2022

Fonte: Roteiro de Raul Sena

Procurando uma boa oportunidade de compra? Nos dias 19 e 20 de julho vamos mostrar as ações mais baratas do mercado. Cadastre-se grátis!


Conte-nos a sua opinião...