PAI investimentos é boa? Características, vantagens e como abrir conta

2 de outubro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 54 seg


A sigla PAI significa Plataforma Aberta de Investimentos. Portanto, a PAI é o local destinado ao investidor do Banco Inter. Dessa maneira, a PAI oferece diversos tipos de investimentos em renda fixa e variável. 

A plataforma disponível dentro do aplicativo do Banco Inter, foi lançada em 2018. Um diferencial que pode ser visto como algo positivo ou negativo, é a total autonomia do cliente ao investir por meio da PAI. 

Além disso, alguns serviços, como a taxa de custódia e de corretagem ao se investir em ações no home broker são totalmente gratuitos, o que representa um verdadeiro potencial competitivo no mercado.

Passageiro de primeira

O que é a PAI investimentos

A PAI investimentos é a plataforma criada pelo banco Inter, conhecido como o único banco totalmente digital no Brasil a disponibilizar conta completamente isenta de taxas.

Além disso, em 2018, o banco Inter foi o primeiro banco digital a abrir capital na bolsa de valores brasileira, no nível 1 de governança corporativaO banco Inter tem por fundamento a transparência em suas relações com os clientes e a facilidade nas operações. 

PAI investimentos é boa?

Seu crédito digital

Quando foi criado, em 1994, o Banco Inter era chamado de Intermedium CFI. Foi fundado pela família Menin, também dona do grupo MRV Engenharia.

Na época, o banco tinha sede em Belo Horizonte e era focado, principalmente, em crédito imobiliário. Já em 2008, o Intermedium começou a operar como banco múltiplo e seu nome passou a ser Banco Intermedium. Enfim, em 2017, o banco passou a se chamar Banco Inter.

Opções na PAI investimentos

1- Renda fixa

Esse tipo de investimento é o favorito dos investidores mais conservadores, já que possui menos riscos.

Dessa maneira, dentre as opções de renda fixa disponíveis na plataforma aberta de investimentos, o investidor pode escolher as que melhor se encaixam com seus objetivos, levando em consideração a liquidez, rentabilidade e prazos. 

PAI investimentos é boa?

Idinheiro

Algumas opções de investimentos em renda fixa são:

  • Certificado de Depósito Bancário (CDB);
  • Tesouro direto;
  • Letra de Crédito Imobiliário (LCI);
  • Letra de Crédito do Agronegócio (LCA);
  • Debêntures;
  • Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI);
  • Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA).

2- Fundos de investimento na PAI

Os fundos de investimentos são vistos como uma ótima maneira de diversificar a carteira de investimentos. Além disso, possuem níveis de riscos variados, portanto, é possível escolher de acordo com o seu perfil de investidor.

Sendo assim, os fundos podem ser de ações, renda fixa ou até mesmo multimercado.

PAI investimentos é boa?

Conta com a gente

Além disso, na PAI existe o cashback de fundos de investimento. Ou seja, é um tipo de devolução de rebate. O rebate é a possibilidade de uma instituição comercializar os fundos de outras empresas.

Logo, no cashback, o Inter transfere para o fundo o desconto que recebeu nas negociações.

3- Ofertas públicas

As ofertas públicas são feitas por empresas com o intuito de arrecadar dinheiro, sendo que elas podem ser títulos ou valores mobiliários.

4- Previdência privada

A previdência privada é voltada para as pessoas que não querem aposentar por meio do INSS e preferem garantir o seu dinheiro na velhice. 

PAI investimentos é boa?

Foregon

5- Renda Variável

Com o Home Broker totalmente gratuito, a plataforma aberta de investimentos disponibiliza diversas opções de investimentos em renda variável, sendo que a taxa de corretagem e de custódia é zero. Algumas opções são, por exemplo, ações, opções de ações, ETFs e Derivados.

6- Grupo de investimento na PAI investimentos

O Banco Inter disponibiliza ainda a possibilidade de realizar investimentos em grupo. Dessa maneira, o investidor pode criar um grupo ou entrar em um já existente, porém, o limite do grupo é de 50 participantes. 

Valor econômico

Nos grupos, cada um investe de maneira individual e o dinheiro não se mistura, mas a rentabilidade dos investimentos é potencializada, já que o banco oferece aplicações com melhores rendimentos.

Vantagens e desvantagens da PAI investimentos

Meu momento: O meu momento é um teste oferecido pela PAI para ajudar o investidor novato a entender qual o seu perfil e as aplicações recomendadas.

Em resumo, ao criar a conta no aplicativo do banco Inter, o cliente é convidado a preencher um formulário que determina seu perfil de investidor.

Isso é importante para que o investidor iniciante não fique perdido. Além disso, com base no perfil, a plataforma oferece investimentos personalizados para cada cliente.

Segurança: Regulado pelo Banco Central do Brasil, o Banco Inter é totalmente confiável e, como a PAI está localizada em sua plataforma, consequentemente, ela também é segura.

Além disso, o banco possui licença da Comissão de Valores Mobiliário (CVM), que periodicamente realiza avaliações nas instituições bancárias.

Konta azul

Por fim, o banco conta ainda com o Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Ou seja, em caso de falência, o banco Inter garante o retorno de R$ 250 mil para cada CPF dos clientes. 

Taxas: Uma grande vantagem da PAI investimentos é em relação à taxa de custódia e corretagem, que são zeradas no home broker. Sendo assim, enquanto diversas outras corretoras cobram taxas para investir em renda variável, a PAI investimentos não cobra nada.

Grupo de investimento: O banco Inter é um dos únicos a disponibilizar o serviço de investimento em grupo. Portanto, isso é uma vantagem para o investidor, que além de possuir mais uma opção de investimento, ainda pode ter acesso a vantagens exclusivas.

Neo radar

Consultoria: O banco não disponibiliza serviço de consultoria para que as pessoas possam investir na PAI. Ou seja, os investidores devem procurar meios de se informar em outros locais antes de investir. Portanto, essa característica pode ser considerada uma desvantagem da PAI. 

Como abrir uma conta na PAI investimentos

A PAI está acessível através do aplicativo do banco Inter, disponível tanto para Android quanto para IOS.

Outra opção é por meio do internet banking do Inter. Portanto, basta baixar o aplicativo e abrir a conta. A abertura de conta é totalmente gratuita.

Magnetis

Depois de abrir a conta, o usuário deve responder um questionário para descobrir o perfil de investidor que ele possui. Isso é útil para que as opções de investimentos disponíveis se enquadrem de acordo com o perfil.

Depois disso, o cliente está totalmente livre para escolher o investimentos que mais se enquadrem com seus objetivos. 

Agora que você sabe tudo sobre a PAI investimentos, aproveite e entenda sobre a importância dos Juros compostos, o que são? Definição, cálculo e como funcionam

Fontes: Seu crédito digital, BI, Suno e Magnetis

Imagens: Magnetis, Passageiro de primeira, Seu crédito digital, Idinheiro, Exame, Valor econômico, Foregon, Conta com a gente, Konta azul e Neo radar