Rico Corretora é boa? Vantagens, pontos negativos e como abrir conta


A Rico corretora é a segunda maior corretora do Brasil. Contudo, ela foi comprada pela XP investimentos e, juntas, se tornaram as maiores do Brasil. Mas, apesar de ambas pertencerem ao banco Itaú, elas têm autonomia própria, o que faz com que cada uma proporcione experiencias diferentes aos clientes.

Para investir é preciso escolher, entre tantas opções, a corretora que mais se encaixa em seu perfil de investidor. Dessa maneira, diversos fatores devem ser levados em consideração, como, por exemplo, a segurança da corretora, a facilidade em abrir uma conta e, talvez o principal, as taxas.

A Rico corretora oferta alguns serviços de maneira totalmente gratuita, como o investimento no Tesouro Direto. Então, se você quer escolher uma corretora para poder tirar o dinheiro da poupança e começar a investir, neste texto te mostraremos todos os prós e contras da Rico Corretora.

A Rico Corretora é boa? Descubra vantagens, desvantagens e como abrir uma conta

Rico

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Conheça a Rico Corretora

Atualmente, pertencente ao Grupo XP investimentos, que, por sua vez, pertence ao banco Itaú, a Rico é uma das maiores corretoras do Brasil. Usada, principalmente, por quem deseja investir em renda fixa, já que a proposta da empresa é a facilidade nesse tipo de aplicação.

Infomoney

Dessa maneira, os investidores que utilizam a Rico corretora optam, principalmente, pelo Tesouro Direto e outros tipos de investimentos menos arriscados.

Contudo, apesar de ser mais usada por quem quer investir em renda fixa, a Rico também oferece diversas opções de renda variável como, por exemplo: ações, fundos de investimentos e fundos imobiliários. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

História da Rico corretora

Em 1998, foi fundada a Link investimentos, de certa forma, mãe da Rico corretora. Isso porque, a Link era voltada para pessoas jurídicas, porém, posteriormente, decidiu abrir um novo projeto, em 2008.

Esse projeto era a fundação de uma home broker para atender as pessoas físicas, chamado de Link TradeContudo, alguns anos depois, em 2012, a Link investimentos foi vendida e a Link Trade virou uma nova corretora, a Rico, voltada para o varejo.

Essa nova corretora tinha como pilar fundamental a ideia de que os investimentos são para todas as pessoas. Ou seja, ela priorizava – e ainda prioriza – a acessibilidade dos investimentos para todas as pessoas. 

No início, a nova empresa oferecia apenas investimento em ações. No entanto, com o passar do tempo, a corretora foi diversificando seu portfólio de opções de investimentos e conseguindo mais clientes. Então, em 2014, a Rico se fundiu com a DirectaInvest, uma Caixa Geral de Depósitos (CGD).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
A Rico Corretora é boa? Descubra vantagens, desvantagens e como abrir uma conta

Fintech

Como resultado, a Rico passou a ter 90 mil clientes, sendo que, anteriormente, ela tinha apenas 20 mil. Ou seja, a Rico passou a ser a maior do Brasil, ficando atrás apenas da XP investimentos.

Como uma fusão funciona com as empresas usando o que cada uma tem de melhor, com a fusão, a plataforma da Rico seria utilizada e, por outro lado, a parte operacional ficaria com a DiretaInvest. 

Enfim, em 2016, a XP investimentos comprou a Rico. Nesse sentido, cada uma continuou com uma base própria de clientes e a forma de funcionamento próprio. Atualmente, a Rico possui cerca de R$ 13 bilhões em sua custódia, o que totaliza mais de 200 mil investidores. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Pontos positivos da Rico corretora

1- Segurança

O que assegura a segurança de uma instituição é ela estar regulamentada junto a instituições, como a Bolsa de valores, ao Cetip e, ainda, ao CVM. A Rico investimentos é segura, já que ela está credenciada a CVM e tem o selo Cetip.

Ou seja, os investimentos realizados são registrados nos nomes dos clientes, dessa maneira, se houver algum problema, ele pode operar em outras instituições. 

2- Facilidade

A facilidade em criar uma conta de forma totalmente digital com certeza é um ponto positivo, apesar do quesito não ser considerado um diferencial apenas da Rico corretora.

Dessa forma, criar uma conta na Rico é fácil, já que basta acessar por computador e criar uma conta. Além disso, ainda possui assistente virtual para ajudar, caso necessário. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

3- Conteúdos

Blog Rico

A rico tem um site que disponibiliza conteúdos de qualidade para as pessoas que desejam investir. Essa produção de conteúdo tem por intuito transformar o investidor em um entendedor do assunto, e não apenas em uma pessoa que investe seguindo dicas de investimentos.

Para cumprir esse objetivo, a rico disponibiliza conteúdos não apenas em seu site, mas também no YouTube e, ainda, vende cursos.

4- Personificação

Ao abrir uma conta, o investidor é convidado a preencher um questionário. Esse questionário tem por objetivo definir qual é o perfil do investidor e consequentemente, lhe apresentar opções de investimentos que mais se encaixam em seu perfil. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

5- Atendimento

A Rico corretora está em primeiro lugar no ranking da Bússola do Investidor e, ainda, possui a melhor pontuação no Reclame Aqui, além de ser muito elogiada pelo atendimento prestado ao investidor. 

6- Simulador

A Rico Corretora é boa? Descubra vantagens, desvantagens e como abrir uma conta

Rico

A Rico corretora disponibiliza para os investidores um simulador de investimentos. Como a maioria das pessoas que utiliza a Rico investe em renda fixa, um simulador de investimento é útil para fazer as contas de quanto o dinheiro irá render.

No simulador é possível, ainda, comparar com a poupança e saber a diferença do lucro final entre os dois tipos de investimentos comparados. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

7- Taxas

A Rico não cobra taxas de intermediação nem de custódia. Além disso, alguns investimentos, como Tesouro Direto, não são isentos de taxas. Contudo, não são todos os tipos de investimentos que possuem esse tipo de isenção, somente os de renda fixa. 

8- Carteiras Recomendadas

As Carteiras Recomendadas são destinadas para as pessoas que ainda estão inseguras em relação aos investimentos que irão realizar. Dessa forma, a Rico ajuda o investidor iniciante a se familiarizar com o mercado de investimentos. 

Desvantagens da Rico corretora

1- Aplicativo

A Rico Corretora é boa? Descubra vantagens, desvantagens e como abrir uma conta

Rico

Além de realizar investimentos através do computador, também é possível baixar o aplicativo. Contudo, algumas dificuldades e travamentos podem acontecer. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

2- Transferências para a conta da Rico corretora

As transferências para a conta da corretora sofrem algumas limitações. Dessa forma, só são aceitas transferências TED, não sendo permitido DOC.

Também não é possível realizar a transferência da conta de outra pessoa para a sua. Em outras palavras, a origem do dinheiro tem que ser a mesma titularidade do destino do dinheiro. 

3- Taxas

Assim como várias outras corretoras, a Rico cobra por investimentos em renda variável. Dessa forma, é cobrada uma taxa de R$ 8,90 por cada ordem de investimento. 

4- Home broker da Rico corretora

Rico

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

o home broker é o local onde os investidores podem realizar operações diretamente na bolsa de valores. O home broker da Rico é considerado complexo e um pouco difícil de ser usado. 

Como abrir uma conta na Rico corretora

A abertura da conta na Rico Corretora é fácil e totalmente online. Dessa forma, basta o investidor entrar no site da corretora e seguir alguns passos simples.

Primeiramente, é preciso preencher as informações pessoais solicitadas. Depois, é necessário seguir em frente e finalizar o cadastro com o CPF e data de nascimento.  Em seguida, você definirá o nome do usuário e senha.

Site Rico Corretora

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Posteriormente, será preciso cadastrar o número de telefone e colocar mais alguns dados pessoais, como gênero e nacionalidade. Mais algumas informações serão solicitadas, como, por exemplo: endereço, nomes dos pais, seus dados profissionais e sua renda.

Enfim, antes de finalizar a abertura, alguns outros procedimentos, como aceitação dos termos de serviços deve ser lido e aceito. Depois, basta esperar o e-mail de confirmação de cadastro para, então, criar uma boa assinatura eletrônica.

Por fim, depois de todo esse processo que pode parecer longo, mas que, na verdade, é bem rápido, você pode transferir dinheiro da sua conta pessoal para a conta da corretora Rico e realizar seus investimentos. 

Agora que você sabe tudo sobre a Rico corretora, que tal ler a biografia inspiradora de Luiza Helena Trajano, quem é? História da presidente da Magazine Luiza

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Fontes: Yubb, Capital Research, Moneytimes e Mobills

Imagens: Rico, Blog Rico, Foregon, R., Infomoney e Fintech


Conte-nos a sua opinião...