Faucet de Bitcoin: o que é, como funciona e vale a pena?

16 de janeiro de 2023, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 3 min, 48 seg


O faucet de Bitcoin é uma forma de ganhar satoshis ao realizar pequenas atividades. Ou seja, você entra no site do faucet, realiza as atividades solicitadas e é recompensado por isso.

Portanto, o faucet funciona como uma forma de ganhar satoshis de forma fácil. No entanto, esta é uma atividade muito arriscada.

Isso porque muitos faucets são golpes que visam invadir o computador dos usuários e roubar os dados. Além disso, as recompensas pagas são bem baixas.

Enfim, alguns exemplos de faucets de Bitcoin famosos são: Freebitco.in, Coinpayu.com e Faucetcrypto.com

O que é e como funciona um faucet de Bitcoin?

Em resumo, um faucet de Bitcoin é um site que distribui pequenas quantidades Satoshi (Bitcoins) como recompensa pela realização de pequenas tarefas.

Sendo que os ganhos com faucet, geralmente, são depositados diretamente na carteira da pessoa dentro do site. Logo, eles podem ser sacados por uma carteira externa ao atingir certa quantidade.

Além disso, esses sites costumam ter jogos onde os usuários podem usar o seu saldo virtual para tentar ganhar mais Satoshi. Mas como é um jogo, o usuário também pode acabar perdendo.

Para participar de um faucet, basta entrar no site ou aplicativo destinado a isso e realizar as tarefas solicitadas. Sendo que você precisa ter uma carteira de cripto para receber as recompensas.

As tarefas costumam ser simples como, por exemplo, assistir vídeos, ler artigos ou ainda assistir a anúncios. 

Vale destacar que os faucets de Bitcoin não funcionam como uma forma de enriquecer rápido. Isso porque, os valores das recompensas costumam ser baixos.

Apesar de ser tentador ganhar alguns satoshis, é preciso tomar cuidado. Isso porque, muitas vezes os sites de faucet de Bitcoin são golpes.

Desse modo, eles acabam instalando malwares nos computadores dos usuários para roubar dados e executar mineração maliciosa.

Faucet de Bitcoin vale a pena?

Depende. O faucet pode ser vantajoso para quem deseja ganhar pequenas recompensas ao realizar tarefas simples. No entanto, ele pode ser desvantajoso se considerarmos o grande risco de golpe.

Portanto, antes de entrar em um faucet, considere as vantagens e desvantagens:

1 – Vantagens

A grande vantagem do faucet é a possibilidade de ganhar dinheiro ao realizar pequenas tarefas.

Lembrando que as recompensas são pequenas. Ou seja, você não vai ficar rico fazendo faucet.

Outra vantagem é que os faucets podem ser uma forma de você começar a lidar com criptomoedas. No entanto, não chega a ser, de fato, um investimento.

2- Desvantagens do faucet de Bitcoin

A maior desvantagem de fazer faucet são os riscos envolvidos nessa atividade. Isso porque muitos faucets são golpes que visam roubar os dados do seu computador.

Portanto, caso você opte por fazer faucet, analise o site e só faça esse tipo de atividade se você tiver certeza de que não é um golpe.

Além disso, existe a desvantagem de que a quantia ganha em faucets é bem pequena. Na prática, é um risco alto para uma recompensa pequena. Sendo assim, não existe uma boa relação de risco e retorno.

5 principais faucets de Bitcoin

Abaixo está a lista dos 5 principais faucets. No entanto, esses faucets são apenas exemplos e não recomendações. Portanto, se você optar por entrar em um, analise a segurança do site.

1- Faucetcrypto.com

Neste faucet, os usuários realizam tarefas e como recompensa, recebem uma moeda chamada Coin. Em resumo, essa moeda tem um preço fixo em dólares e não flutua como as outras criptos.

2- Bonusbitcoin

Este faucet tem como foco o Bitcoin. A plataforma é de fácil uso e quem indica o serviço recebe uma recompensa.

3- Freebitco.in

O Freebitco.in é um dos faucet mais famosos e ele paga recompensas em Bitcoin. Sendo que a quantidade de cripto que cada usuário recebe varia.

4- Coinpayu.com

Essa plataforma recompensa em Bitcoins os usuários que assistirem anúncios e completarem outros tipos de tarefas.

5- Allcoins.pw

Por fim, esse faucet também funciona como uma comunidade e tem uma sala de bate-papo. Sendo que ele distribui mais de 13 criptomoedas diferentes.

LEIA MAIS

Scams no mercado das criptomoedas: saiba como identificar e evitar

Esquema Ponzi: o que é e como funciona?

Fontes: Cointelegraph, Finance one e Academy.