Pump and dump de criptomoedas: o que é e como funciona o golpe?

22 de setembro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 17 seg


Um pump and dump de criptomoedas é um tipo de fraude que tem como intuito lucrar com investidores desavisados ao inflacionar o preço de certo ativo por meio de dados falsos.

Em resumo, os atores acumulam certo ativo por um tempo e sobem o seu preço por meio da divulgação de informações falsas (pump) e depois vendem os ativos para compradores desavisados por um preço mais alto (dump).

Sendo que, depois que os preços são inflados de forma fraudulenta, os preços tendem a cair depois das vendas. Isso resulta no prejuízo para quem comprou os ativos com preços altos.

Existem grupos focados em aplicar esse tipo de golpe. Nos grupos existe uma hierarquia de membros e líderes. Os membros com classificação mais alta recebem a notificação que inicia o pump.

Desse modo, são eles quem divulgam a moeda alvo mais cedo do que os usuários com classificação mais baixa. Eles então podem comprar os ativos com um preço bem baixo.

Sendo que, geralmente, os grupos são estruturados com um sistema de afiliação. Sendo assim, os membros podem subir na hierarquia recrutando novos membros.

Sinais de pump and dump de criptomoedas

Um sinal de pump de criptomoedas é uma mensagem que visa atrair pessoas para comprar uma cripto, para que possam lucrar com a manipulação de preços.

Quando o pump aumenta bastante os preços, que são chamados de sinais de dump de criptomoedas, os membros passam a vender com um bom lucro.

Em síntese, existem dois tipos de grupos no Telegram e no Discord que postam sinais em criptomoedas desconhecidas para subir artificialmente o valor das moedas subjacentes.

Como funciona?

Os grupos de pump and dump funcionam como um grupo de pessoas que elevam o valor de certo ativo e depois fazem a sua venda, obtendo lucros.

Existem vários grupos de pump and dump na internet. Sendo que alguns são mais ativos do que outros. Pode ser tentador seguir um grupo e tentar ganhar dinheiro vendendo os ativos quando os preços estão lá em cima.

Mas cuidado. Esses grupos agem de maneira organizada e o mais provável é que você não saiba em qual momento eles irão vender os ativos e ocasionar a queda do valor das criptos.

Com isso, você pode ter prejuízos e ainda ficar com criptos que ninguém quer comprar.

Portanto, ao invés de tentar ganhar dinheiro fácil, prefira evitar cair nesse tipo de golpe e investir apenas em criptos que você conhece o projeto e acredita no futuro.

Para ter certeza de que você não entrou em um pump and dump, confira abaixo as fases desse golpe e verifique se você não está em uma delas:

1- Disseminação de informações básicas

Os administradores do grupo comunicam qual exchange será usada e a hora do início da operação.

2- Anúncio do objetivo da cripto envolvida

Os membros do grupo recebem as informações sobre os objetivos da moeda quando o pump começa. Sendo que a posição da hierarquia do grupo determina quando a pessoa será informada da hora de início.

3- Divulgar notícias para atrair investidores externos

Por fim, são divulgadas notícias com o intuito de atrair investidores externos.

É nessa fase que a manipulação dos preços de fato começa, pois os membros do grupo começam a compartilhar notícias e incentivar investidores externos a investir.

Como identificar um golpe de pump and dump de criptomoedas?

Como as informações de pump and dump são divulgadas no Discord e Telegram, talvez você esteja se perguntando se isso é legal.

No mercado de ações as operações de pump and dump são ilegais. No entanto, como a maior parte das criptos não são consideradas títulos mobiliários, eles costumam operar neste vácuo legal.

Mas as exchanges costumam regular e tratar esses golpes como ilegais. Afinal de contas, trata-se de um golpe que manipula os preços dos ativos para lucrar em cima de outras pessoas.

Para evitar cair nesse tipo de golpe, é essencial que você fique de olho na cripto que deseja investir. Por exemplo, se uma cripto subir muito rápido sem motivo aparente, é bom ficar alerta.

Ou seja, o aumento rápido de uma cripto é um sinal de alerta, sobretudo, se a moeda em questão não é reconhecida ou foi esquecida pelo mercado.

Além disso, sempre evite aplicar em uma cripto apenas porque o preço está subindo. Ao invés disso, opte por analisar o projeto e as perspectivas para o futuro da moeda.

Como não cair nesse golpe?

Para não cair no golpe, fique atento aos alertas de que se trata de um pump and dump. Primeiramente, antes de aplicar em uma moeda, estude sobre o projeto e busque saber quais foram os seus desenvolvedores.

Fique alerta se os desenvolvedores forem empresas recém-criadas e com pouca presença nas redes sociais. Em outras palavras, evite moedas que não têm credibilidade.

Outro fator que você deve levar em conta, é a disponibilidade da criptomoeda em questão. Confira quantas moedas estarão disponíveis e se existem mecanismos deflacionários.

Por fim, confira a idade da criptomoeda. Moedas criadas a menos de um ano não têm dados muito concretos de preço ou uma base de investidores sólida.

Quem está por trás dos pump and dump de criptomoedas?

De maneira geral, as pessoas por trás desse tipo de golpe são os criadores de novas criptomoedas e os influenciadores digitais.

Contudo, o pseudo anonimato da tecnologia blockchain possibilita que os golpistas fiquem com suas identidades em segredo.

Além disso, as criptos usadas pump and dump costumam ser conectadas a algum, empresa ou organização formal que atua na construção de uma certa credibilidade para o ativo em questão.

Elon Musk cometeu pump and dump?

Sempre que Elon Musk fala algo sobre alguma criptomoeda, podemos perceber os impactos da sua fala na cotação da critpo.

Por exemplo, em 2019 e 2020, Musk passou a fazer várias piadas sobre o Dogecoin, o que fez o preço da cripto subir. Além disso, em 2020 ele passou a se pronunciar positivamente sobre o Bitcoin.

Posteriormente, em 2021, ele anunciou a compra de Bitcoins pela Tesla. Ele também continuou falando sobre o Dogecoin, o que impulsionou a moeda.

Um tempo depois, o Dogecoin começou a receber críticas da comunidade e o preço teve uma queda, mas Musk continuou a impulsionar a Dogecoin.

Não podemos afirmar se Elon Musk se aproveitou ou não do seu poder para manipular o mercado e lucrar com isso. Mas o fato é que os seus comentários sempre geram repercussão nos preços dos criptoativos.

LEIA MAIS

Regulação de criptomoedas: saiba como a lei pode afetar sua vida

Quais são as principais criptomoedas do mercado e como funcionam?

Como ganhar dinheiro com criptomoedas? 6 formas!

As 10 maiores criptomoedas do mundo

Como funciona o empréstimo de criptomoedas?

É possível fazer dinheiro com criptomoedas?

Como funcionam os fundos de criptomoedas?

Vale a pena comprar Bitcoin e Ethereum no Nubank?

Como encontrar uma carteira de Bitcoin antiga

Fontes: Tecnoblog, Cointelegraph e Coinext.