Quant: saiba como funciona e se essa criptomoeda vale a pena

27 de fevereiro de 2023, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 3 seg


A Quant criptomoeda (QNT) é um token de utilidade da Quant Network, uma companhia de tecnologia com várias soluções financeiras baseadas em blockchain.

A visão da Quant Network é a de um mundo cada vez mais interconectado e com dados de blockchain mais acessíveis. Nesse contexto, ela se destaca ao oferecer soluções que possibilitam a interoperabilidade entre diferentes blockchains e também atua como elo entre a economia tradicional e digital.

A QNT, por sua vez, é um token que funciona como uma forma de fazer pagamento pelos serviços da empresa e para acessar funções na rede da Quant Network; que aceita apenas a QNT como pagamento pelos seus serviços e produtos.

A Quant Network foi fundada por Gilbert Verdian, em 2015. Posteriormente, em 2018 a empresa lançou o Overledger e fez o ICO (Initial Coin Offer ou oferta inicial de moeda) da criptomoeda QNT. A moeda pode ser adquirida em várias exchanges de criptomoedas.

O que é a criptomoeda Quant?

O token de utilidade QNT é a criptomoeda da Quant Network, uma companhia de tecnologia que oferece soluções financeiras com base em blockchain, sobretudo em serviços de interoperabilidade entre blockchains. 

A Quant Network conta com diversas soluções em blockchain. Por exemplo, ela oferece projetos de implementação de moeda digital como stablecoins ou moedas digitais emitidas por governos centrais. Contudo, o seu principal produto é o Overledger, que resolve o problema da interoperabilidade entre blockchains.

Em resumo, redes como Bitcoin e Ethereum não conseguem se comunicar e compartilhar informações de forma eficiente entre si. Isso porque cada blockchain tem uma estrutura de dados, protocolo de consenso e regras de funcionamento. Portanto, elas são incompatíveis entre si.

O fato das redes não conseguirem trocar informações em si limita a capacidade dos aplicativos descentralizados (DApps) e de blockchains trabalharem em conjunto de forma eficiente. Portanto, essa é uma grande barreira para o desenvolvimento de DApps mais avançados, bem como a maior adoção de blockchains.

Nesse contexto, a Quant Network desenvolve soluções que podem ser essenciais para a infraestrutura básica das blockchains. Além disso, ela possibilita que empresas tradicionais adotem soluções com base em blockchain de forma segura e prática, estabelecendo uma ligação entre a economia tradicional e digital.

Como funciona?

A cripto QNT funciona como uma forma de fazer pagamento pelos serviços da empresa e para acessar funções na rede da Quant Network.

O centro do funcionamento da Quant Network é o Overledger API, uma interface de programação de aplicação que se comunica com várias redes blockchains públicas e privadas.

Em síntese, uma API funciona como um intermediário de dois sistemas, o que possibilita que eles se comuniquem sem precisar conhecer todos os detalhes técnicos e de programação subjacentes.

Em outras palavras, cada API tem um conjunto de regras e instruções para acessar e interagir com o sistema subjacente que, no caso do Overledger, é uma rede blockchain.

Existem várias APIs no mercado, mas o Overledger se destaca porque se conecta com várias blockchains e sistemas de tecnologia distribuídos através de APIs específicas de cada plataforma.

Além disso, a Overledger proporciona uma camada padronizada de abstração, e com isso os desenvolvedores conseguem criar aplicativos e serviços que funcionam em várias blockchains simultaneamente.

Ou seja, com ela é possível criar aplicações que funcionem nas mais diversas redes, sem a necessidade de desenvolvedores especializados em blockchain e de escrever em uma linguagem de programação específica

Por fim, a tecnologia da Quant Network possibilita ainda a criação de MApps – multi-chain descentralized applications, isto é, aplicações descentralizadas multirede. Em síntese, os MApps são aplicações descentralizadas, mas que funcionam de forma simultânea em várias redes.

Como ganhar/comprar a criptomoeda Quant?

Você pode comprar a criptomoeda Quant (QNT) através das exchanges, que são corretoras de criptomoedas. Para isso, basta pesquisar quais corretoras oferecem essa cripto e abrir uma conta na corretora. Não se esqueça de verificar se a corretora é de confiança.

Depois de abrir a conta, faça uma transferência e invista na quantidade de criptomoedas desejadas. Lembrando que as criptomoedas são ativos que passam por constantes oscilações de preço. Isso significa que elas têm um risco maior e não são recomendadas para todos os perfis de investidores.

Como usar?

Lançada em 2018 como utility token para a Quant Network, a criptomoeda QNT tem como intuito servir como meio de pagamento para os produtos e serviços da Quant. Sendo assim, a QNT é o único meio de pagamento que a Quant aceita. Na prática, a QNT serve como:

  • Meio de pagamento de serviços. Serve para pagar as taxas de uso dos serviços e produtos da Quant como, por exemplo, o Overledger e licenças anuais de certos produtos.
  • Stake. Você pode manter a QNT depositada na própria plataforma da Quant para ter certas vantagens na rede como, por exemplo, a prioridade nas transações da Quant.
  • Investimento. Por fim, você pode ainda comprar QNT como uma forma de investimento.

Quais são os riscos da criptomoeda Quant?

O maior risco da QNT é a volatilidade. Assim como outras criptos, ela passa por constantes variações de preços. Desse modo, você pode acabar perdendo dinheiro com a queda de preços, por exemplo.

Outro risco são as incertezas sobre a adoção generalizada da tecnologia. Além disso, não se sabe se a plataforma vai conseguir gerar boas receitas no futuro.

Vale a pena?

Existem muitas expectativas positivas em relação ao futuro da QNT. Ela conta com algumas vantagens em comparação com outras criptos. Por exemplo, tem o Overledger, que oferece uma solução ímpar no mercado cripto.

As soluções oferecidas pela Quant podem ser essenciais para o futuro das blockchains. E os serviços da Quant podem ser pagos apenas com QNT. Logo, o futuro da moeda QNT depende muito da Quant em si.

Desse modo, a visão da Quant de um mundo cada vez mais interconectado e com dados de blockchain mais acessíveis se realizar, então a sua moeda irá se valorizar.

Apesar das perspectivas positivas, existem riscos que envolvem a QNT. Ela é um cripto e passa por grandes oscilações de preço. É preciso levar em conta ainda o fato de que a visão da Quant pode não se concretizar, e com isso a sua cripto pode se desvalorizar no futuro.

Portanto, antes de decidir entre investir ou não em QNT, é importante que você faça a sua própria análise da cripto, levando em conta os prós e contras. Além disso, não deixe de estudar o projeto da moeda. Por fim, leve em conta também o seu perfil de investidor.

Fontes: Investidor 10 e Mercado Bitcoin.