Como conseguir o primeiro milhão? 10 dicas para se tornar milionário

14 de junho de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 47 seg


Conseguir o primeiro milhão é o sonho da maioria das pessoas quando começam a investir. Isso porque, 1 milhão de reais é um número que simboliza a conquista da independência financeira

Para os investidores iniciantes, alcançar o primeiro milhão pode parecer um objetivo inatingível. Entretanto, com organização, disciplina e uma boa dose de paciência, você pode sim se tornar milionário. 

É claro que não é um caminho fácil. Mas existem algumas dicas que podem te ajudar, como, por exemplo, definir metas mensuráveis que quando realizadas irão te deixar mais próximo do objetivo de conseguir o primeiro milhão.

Como conseguir o primeiro milhão?

O primeiro milhão representa não apenas a independência financeira, como também é a quantia mais difícil de ser acumulada quando se começa a investir. No entanto, depois do longo caminho até o primeiro milhão, a distância até os próximos milhões não é tão longa.

Em outras palavras, se você investir uma quantia pequena todos os meses e demorar 20 anos para atingir o primeiro milhão, você não vai precisar de mais 20 anos para conseguir o segundo milhão.

Como conseguir o primeiro milhão? 10 dicas para se tornar milionário

Monetus

Isso ocorre porque quanto mais dinheiro aplicado você possui, mais retorno ele te proporciona, facilitando a conquista de quantias maiores através do reinvestimento dos juros e proventos. Enfim, algumas dicas que podem te ajudar a conseguir o primeiro milhão são:

1- Controle financeiro

O primeiro passo para atingir o primeiro milhão, é ter um controle financeiro. Essa é uma etapa elementar, pois requer que você analise seus gastos, descubra para onde seu dinheiro está indo e tome atitudes para economizar.

Uma dica para começar a organizar sua vida financeira, é anotar todos os seus gastos. Com a lista de gastos em mãos, verifique quais são os gastos essenciais e quais são os gastos supérfluos. Depois disso, analise para onde exatamente está indo seu dinheiro e estabeleça cortes de gastos.

O corte de gastos não é obrigatório. Contudo, se você pretende atingir o primeiro milhão o quanto antes, é preciso investir a maior quantia possível. Logo, os cortes de gastos servem para que você tenha mais dinheiro para investir todos os meses.

Como conseguir o primeiro milhão? 10 dicas para se tornar milionário

Idinheiro

2- Padrão de vida compatível com a renda

Verifique se você possui um padrão de vida compatível com a sua renda, ou se você está endividado e precisa recorrer ao cartão de crédito ou cheque especial todos os meses. O ideal é ter um padrão de vida compatível com a sua renda ou um padrão abaixo.

Se você viver no padrão de vida que a sua renda permite, você não terá dívidas e não vai precisar do cheque especial ou do cartão de crédito. Em contrapartida, se você optar por viver um padrão abaixo do que a sua renda permite, você poderá investir mais e atingir o primeiro milhão mais rápido.

3- Reserva de emergência

Antes de começar a investir para atingir o primeiro milhão, é fundamental que você possua uma reserva de emergência. Em síntese, a reserva de emergência é uma quantia que deve ser gasta somente quando surgirem imprevistos.

É essencial que essa reserva seja construída antes de você começar a investir, pois evita que você precise resgatar seus investimentos quando imprevistos surgirem.

Como conseguir o primeiro milhão? 10 dicas para se tornar milionário

Letras e lucros

Se você tiver uma fonte de renda fixa, então a reserva pode ser equivalente a seis meses dos seus gastos mensais. Porém, se você não tiver uma fonte de renda fixa, é melhor que a reserva seja de pelo menos nove meses dos seus gastos mensais.

4- Estabeleça objetivos para atingir o primeiro milhão

Definir objetivos é essencial para que você se mantenha motivado ao longo do caminho até atingir o primeiro milhão. No entanto, não basta definir objetivos vagos e sem prazo definido. Para que realmente sirva como uma motivação, os objetivos devem ser de curto, médio e longo prazo.

Além disso, é essencial que você determine metas que ao serem alcançadas te deixarão mais próximo do primeiro milhão. Ou seja, as metas são como passos rumo ao primeiro milhão. Sendo que, é importante que as metas sejam claras, mensuráveis e realizáveis.

Como conseguir o primeiro milhão? 10 dicas para se tornar milionário

Newtrade

Por exemplo, suponhamos que seu objetivo de longo prazo seja conseguir o primeiro milhão em 20 anos. Neste caso, você pode estabelecer metas como: organizar as finanças, investir R$ 500,00 no primeiro ano e ir aumentando R$ 200 a mais em cima desse valor nos próximos anos.

5- Equilíbrio para conseguir o primeiro milhão

Inicialmente pode parecer que sacrificar o presente para conseguir o primeiro milhão dentro de algumas décadas é uma atitude certeira. Porém, se você for muito extremista e sacrificar todos os prazeres do presente e focar apenas na corrida rumo ao primeiro milhão, você pode perder o fôlego no meio do caminho.

Esse é um dos motivos pelos quais é importante ter objetivos de curto e médio prazo e não apenas o objetivo de atingir o primeiro milhão no longo prazo. Se você tiver objetivos de curto e médio prazo, você ainda estará focado no presente e não apenas no longo prazo.

6- Gatilhos de motivação

Se você vai investir uma quantia pequena por mês, então é importante se manter motivado durante todos os anos em que você terá que investir mensalmente. Caso contrário, é possível que você não veja sentido em continuar investindo e desista no meio do caminho.

Economirna

Desse modo, aliado ao equilíbrio, encontre formas de se manter motivado. Uma boa ideia é destinar uma parte do orçamento mensal para fazer algo que realmente te dê prazer. Por exemplo, se você ama fazer bolos, você pode fazer um curso de decoração de bolos.

7- Aumente sua renda

Quanto maior for a quantia destinada aos investimentos, mais rápido você irá conseguir o primeiro milhão. Portanto, se você deseja atingir esse valor o quanto antes, é interessante procurar formas de aumentar sua renda, seja por meio de promoções no trabalho ou realizando atividades visando uma renda extra.

8- Não empreste dinheiro para si mesmo

Se você tiver reservado um valor para investir, não cometa o erro de retirar uma parte para ser gasta com outra coisa, realizando uma espécie de empréstimo para si mesmo. Uma dica para evitar essa situação é investir assim que você receber e não deixar para investir somente no final do mês se sobrar dinheiro. Ou seja, priorize seus investimentos.

Como conseguir o primeiro milhão? 10 dicas para se tornar milionário

Contábeis

9- Paciência para atingir o primeiro milhão

Alcançar o primeiro milhão através dos investimentos é um caminho que exige bastante paciência, pois demora anos. Entretanto, se você conseguir se manter motivado no caminho, fica mais fácil chegar lá.

10- Bons investimentos

Se você realmente deseja atingir o primeiro milhão, é essencial investir bem. Quando você investe, seu dinheiro começa a render e contribuir com a construção do seu patrimônio. Mas atenção, não vá colocar seu dinheiro na poupança achando que está investindo. Isso porque a poupança proporciona um rendimento abaixo da inflação.

Para escolher a melhor aplicação para você, vale a pena considerar seu perfil de investidor. Além disso, para aprender a investir melhor você pode recorrer a livros e cursos. Veja o vídeo de Raul Sena e descubra quais investimentos o ajudaram a alcançar o primeiro milhão:

Mas se você quer alcançar um novo nível e realmente aprender a investir de verdade, faça o seguinte: CLIQUE AQUI!

Fontes: Btg pactual digital, André bona, Me poupe e Gustavo cerbasi

Imagens: Monetus, Idinheiro, Letras e lucros, Newtrade, Economirna, Contábeis e Guiainvest