Euro Stoxx 50: o que é, como funciona, composição

O Euro Stoxx 50 é um índice que reúne as 50 maiores empresas da Zona do Euro e reflete o desempenho econômico da região. Veja sua composição.

1 de setembro de 2025 - por Sidemar Castro


Mais do que um simples índice, o Euro Stoxx 50 é um retrato do que acontece na economia da Zona do Euro. Formado pelas maiores empresas do continente, ele serve como referência internacional e desperta o interesse de quem busca entender ou investir no mercado europeu.

Leia este artigo e acompanhe mais informações sobre o Euro Stoxx 50!

Leia mais: Bolsas de valores europeias: quais são as principais e como investir?

O que é o Euro Stoxx 50?

Investir lá fora exige conhecer os nomes que realmente movimentam o mercado europeu, e o Euro Stoxx 50 é justamente o índice que reúne essas estrelas.

Ele foi criado em 1998 e traz uma seleção das 50 ações mais líquidas da Zona do Euro, ou seja, aquelas que têm maior volume de negociação. A curadoria fica por conta da Deutsche Börse, uma empresa alemã que só inclui empresas dos países que usam o euro.

É como se fosse um painel das líderes econômicas da região, ideal para quem quer acompanhar o pulso da Europa.

Leia também: Bolsa de Frankfurt: a maior e mais importante bolsa da Alemanha

Função do Euro Stoxx 50

Pensa no Euro Stoxx 50 como um grande indicador que mede a saúde econômica da zona do euro. Ele foi pensado para reunir as 50 maiores e mais líquidas empresas dessa região, que são líderes nos seus setores, por isso, serve como uma baliza que ajuda a mostrar se a economia está aquecida, morna ou esfriando. Quando o índice sobe, ele reflete que essas empresas estão indo bem, e quando cai, indica preocupações no mercado.

Além de servir como um termômetro, o Euro Stoxx 50 também é usado como referência, os mercados financeiros o têm como base para criar fundos, ETFs, contratos futuros, opções e produtos estruturados. É uma espécie de “elemento de medida” para quem quer investir com foco em empresas fortes da zona do euro.

Como funciona o Euro Stoxx 50?

O funcionamento do Euro Stoxx 50 começa por sua seleção: são escolhidas as cinquenta empresas mais relevantes da zona do euro com base na capitalização de mercado ajustada pelo free-float (o percentual de ações de uma empresa que está disponível para negociação livre no mercado). O que significa que só entram na conta as ações realmente disponíveis para negociação no mercado, evitando distorções provocadas por papéis retidos por controladores ou governos. Para evitar concentração excessiva, nenhuma empresa pode ter mais de 10% de peso no índice.

O índice é calculado usando uma fórmula que se chama Laspeyres, onde se soma o valor de mercado (ajustado) das ações e se divide por um divisor calibrado para corrigir mudanças decorrentes de eventos como dividendos extraordinários, desdobramentos ou fusões, mantendo continuidade no valor do índice ao longo do tempo.

Esse processo é monitorado pela STOXX, que faz atualizações regulares, e também pode aplicar regras de “entrada rápida” para incluir empresas que tiveram uma valorização rápida e expressiva (como aconteceu com a Rheinmetall recentemente).

Qual a composição do Euro Stoxx 50?

A composição do Euro Stoxx 50 reúne cinquenta empresas líderes de mercado, escolhidas com base na capitalização ajustada pelo free float. Entre elas, estão nomes emblemáticos como LVMH, Airbus, Allianz, Ferrari e TotalEnergies, além de bancos como Santander, Intesa Sanpaolo e UniCredit.

Essa lista é revisada anualmente todo mês de setembro. Recentemente, a entrada da alemã Rheinmetall, em razão de uma valorização extraordinária impulsionada por tensões geopolíticas, substituiu a luxuosa Kering, destacando como setores que estão em alta, como defesa, podem rapidamente ganhar espaço no índice.

Saiba mais: Como investir no exterior? Vantagens e 6 alternativas de aplicações

Como o índice Euro Stoxx 50 é calculado?

A construção do Euro Stoxx 50 começa pela ponderação das ações de suas empresas componentes conforme sua capitalização de mercado ajustada pelo free float, em outras palavras, só entram no cálculo as ações disponíveis para negociação.

Cada empresa tem seu peso calculado e limitado a até 10%, evitando que uma só domine o desempenho do índice. Depois, todos esses valores são somados, gerando a capitalização total.

Esse montante é então dividido por um número chamado divisor, que é ajustado sempre que ocorrem eventos corporativos que poderiam impactar o valor do índice, como novos dividendos, desdobramentos ou aquisições. Esse mecanismo preserva a continuidade do índice, mantendo-o estável ao longo do tempo e fiel ao que acontece no mercado real.

Leia também: Eurobonds: o que são, como funcionam e qual a importância?

Fontes: Eu Quero Investir, Suno e Investopedia.

Renda Fixa 2026: IPCA+7% ainda compensa? Guia completo para investir enquanto as taxas estão altas

Diferença entre salário e remuneração

Diferença entre duration e prazo

Qual a diferença entre Bitcoin e Bitcoin Cash?