Onde investir 100 mil reais: como e onde fazer o investimento ideal


Caso você tenha um montante de 100 mil reais, vale se informar onde investir e como fazer esse dinheiro trabalhar para você. Assim, descubra como e onde investir 100 mil reais e os aspectos que precisam ser considerados. Por exemplo, o perfil de investidor, objetivos e planos.

Uma das principais regras do investimento é a diversificação da carteira. Ou seja, o seu dinheiro fica espalhado em várias aplicações diferentes. Dessa forma, você tem mais segurança e um equilíbrio no rendimento da carteira.

O que avaliar antes de investir seu dinheiro?

Onde investir 100 mil reais: como e onde fazer o investimento ideal

Jornal Contábil

Primeiramente, antes de começar suas aplicações, é preciso saber algumas coisas básicas para você montar a carteira indicada para você investir 100 mil reais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
  • Perfil de Investidor: existem três principais tipos, conservador, moderado e arrojado, e os critérios são principalmente relacionados aos riscos que a pessoa está disposta a correr em comparação aos rendimentos;
  • Objetivos: outra atividade essencial é definir objetivos de curto, médio e longo prazo. Dessa forma, precisa escolher investimentos diferentes para poder suprir todos esses objetivos.

Como investir 100 mil reais?

Onde investir 100 mil reais: como e onde fazer o investimento ideal

Toda Bahia

Além disso, não existe a aplicação certa ou ideal para aportar um valor específico, mas podemos achar algumas que são recomendadas de acordo com o perfil. Ou seja, isso porque depende das escolhas de cada investidor, levando em conta as estratégias de diversificação e suas prioridades.

Por fim, antes de investir 100 mil reais você precisa avaliar a sua situação financeira.

  • Regularize dívidas: primeiro, é preciso não ter dívidas ativas que estão drenando o seu dinheiro. Assim, antes de investir, caso tenha dívidas, a prioridade é quitá-las. Afinal, é importante ter o nome limpo em instituições como SPC e Serasa.
  • Reserva de emergência: caso ainda não tenha uma, é muito importante criá-la antes de começar a investir. Assim, essa quantia deve ser investida em um ativo com alta liquidez, para proteger o poder de compra. Por fim, a quantia mais adequada é de 6 meses de despesa do investidor.
  • Comece a investir: depois de realizar os dois passos anteriores você já pode começar a aplicar e montar a sua carteira.

Modalidades para investir 100 mil reais

Você pode variar seu investimento de 100 mil reais entre renda fixa e renda variável, de acordo com o seu perfil de investidor. Veja a diferença entre essas suas modalidades:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Renda Fixa

Onde investir 100 mil reais: como e onde fazer o investimento ideal

Neto Cruz

Essas são as aplicações que proporcionam maior segurança e previsibilidade da rentabilidade, com poucas oscilações. Dessa forma, assim que você compra um título, é informado a rentabilidade e o prazo de vencimento. Ou seja, caso o seu perfil seja conservador e moderado esse vão ser os lugares mais recomendados para investir a maior parte dos 100 mil reais. Seus principais títulos são:

Renda Variável

Onde investir 100 mil reais: como e onde fazer o investimento ideal

Dreamstime

Nessa modalidade os riscos e as rentabilidades são maiores. Além disso, esses são os investimentos na Bolsa de Valores. Assim, sua rentabilidade é variável e depende das oscilações do mercado. Dessa forma, são mais indicados para o perfil moderado e arrojado. Porém, não é recomendado investir o valor total dos 100 mil reais em apenas rendas variáveis. Os principais investimentos da modalidade são:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
  • Ações da Bolsa;
  • e contratos de índice, moedas, agronegócio, etc.

Onde investir 100 mil reais?

Hypeness

Agora, descubra quais são os melhores investimentos de acordo com o seu perfil de investidor.

Perfil Conservador

Isso é Notícia

Geralmente, o perfil conservador não gosta de correr tanto risco. Dessa forma, terá um rendimento previsível e com menores riscos. Além daqueles que também podem resgatar dinheiro em pouco tempo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Assim, você pode investir 100% dos 100 mil reais em diferentes modalidades da renda fixa, por exemplo:

  • Tesouro Direto: títulos emitidos pelo governo
  • CDB: Certificados de Depósito Bancário;
  • Letras de Crédito: funciona como um financiamento de operações de determinados segmentos.

Além disso, esses títulos podem ter prazos que se diferem entre si:

  • os Títulos prefixados: taxa fixa de rentabilidade;
  • os Títulos pós-fixados: rentabilidade segue a variação do Selic ou CDI;
  • e Títulos híbridos: tem a rentabilidade seguindo a variação inflacionária.

Perfil Moderado

Aventura na Histórias

Esse investidor procura um lucro um pouco maior a médio prazo e corre mais alguns riscos. Dessa forma, tem espaço para uma diversificação maior da carteira de investimentos. Assim, investir 70% dos 100 mil reais em renda fixa diversificando prazos e os outros 30% em renda variável.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Perfil Arrojado

Lendico

Em síntese, o perfil arrojado deseja retornos maiores em um curto prazo. Assim, aceitam mais a passar por oscilações e riscos. As opções de investimento pode ser:

  • Renda fixa;
  • Ações;
  • Commodities;
  • Moedas;
  • e Índices;

Assim, a escolha pode ser investir 40% dos 100 mil reais em renda fixa e 60% em renda variável.

Então, o que achou da matéria? Se gostou, confira também: Perfil de investidor, o que é? Tipos existentes e exemplo de investimentos

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Fontes: Toro Investimentos; Renova Invest; Capital Research e Suno.

Imagens: Contábeis; Jornal Contábil; Toda Bahia; Solução Estratégica; Neto Cruz; Dreamstime; Hypeness; Isso é Notícia; Aventuras na História e Lendico.


Conte-nos a sua opinião...