Fundos de Renda Variável: o que são, como funcionam e por que investir

21 de julho de 2021, por Bárbara Ackerman

Tempo de leitura médio: 6 min, 12 seg


Os Fundos de Renda Variável são um conjunto de ativos dessa categoria. Nesse sentido, a diferença é que os papéis são selecionados por um gestor financeiro e você não escolhe as rendas uma por uma.

Assim, para diminuir os riscos, é sempre bom ter diversidade nos investimentos. Então, a renda variável se torna uma ótima opção nesse caso. Afinal, é a maneira mais fácil e prática de investir nessa categoria e diversificar os investimentos.

Apesar disso, a chance de um fundo de renda variável obter uma rentabilidade superior à das aplicações tradicionais está diretamente relacionado aos objetivos de longo prazo.

Dessa forma, esse tipo de fundo é aquele cuja remuneração ou retorno de capital não pode ser dimensionado no momento exato da aplicação. Então, pode variar positiva ou negativamente, seguindo as expectativas do mercado.

O que são os Fundos de Renda Variável?

Fundos de Renda Variável: o que é, como funciona e por que investir

SHS Investimentos

Essa categoria de fundos é como uma carteira de investimentos já pré-selecionada. Ou seja, um conjunto de ativos da categoria renda variável. Logo, a diferença entre investir em um fundo e adotar uma carteira recomendada é que com os fundos de renda variável você não pode alterar os papéis.

Afinal, cada fundo de investimento conta com um gestor financeiro. Logo, é ele o profissional destinado para selecionar os ativos e acompanhar de perto as movimentações do mercado para você. Ou seja, o objetivo desse gestor financeiro é buscar a melhor performance possível para a carteira de investimentos.

Dessa forma, fica para o investidor o trabalho de monitorar os resultados desse fundo, por meio dos relatórios que são emitidos, geralmente a cada mês. Assim, você quem decide se é um bom negócio manter ou vender a sua parte nesse fundo de renda variável, ou seja, sua cota.

Por fim, os rendimentos e taxas do fundo são distribuídos entre os investidores de maneira proporcional, ou seja, de acordo com o número de cotas adquiridas. Então, quanto maior o investimento, maior a possibilidade de ganhos, como também de tributações.

Tipos de Fundo de Renda Variável

Fundos de Renda Variável: o que é, como funciona e por que investir

Só Sergipe

Um fundo de renda variável vai ser classificado conforme a distribuição de seus ativos. Nesse sentido, um ativo financeiro é um instrumento destinado às pessoas que desejam direcionar seus recursos para investimento.

Então, as empresas que buscam recursos para expandir seus negócios vão para o mercado de capitais e vão emitir ações. Essas ações são ativos financeiros de renda variável.

Dessa forma, também são considerados investimentos de renda variável:

  • Câmbio (destinado a investidores arrojados, porém o investidor pessoa física pode investir via fundos de investimento);
  • Ouro (destinado a investidores arrojados, porém o investidor pessoa física pode investir via fundos de investimento);
  • Derivativos (destinado a investidores arrojados);
  • e Fundos Imobiliários.

Conforme a ANBIMA, para poder ser considerado um fundo de tal categoria, ele deve contar com um portfólio de pelo menos 67% do patrimônio alocado em investimentos considerados de renda variável. Além disso, os fundos também são divididos em subcategorias correspondentes aos ativos que fazem parte desse portfólio.

Ações

Fundos de Renda Variável: o que é, como funciona e por que investir

Investir e Enriquecer

Um dos ativos mais famosos são as ações. Elas são como pequenas frações do capital de uma empresa. Apesar disso, muitas pessoas têm receio em começar a investir em ações. Pois, além de serem muitas opções, também é necessário realizar análises mais complexas do mercado antes de tomar a decisão de compra.

Em um fundo de renda variável em ações, a grande vantagem é que esse trabalho fica a cargo do gestor. Nesse sentido, para gerar resultados positivos, ele vai seguir as tendências do mercado e as regras estabelecidas pelo fundo.

Além disso, existem diversas opções no mercado, como, por exemplo, focado em pequenas empresas, ou que priorizam empresas que possuem política de diversidade na contratação e até mesmo aquelas que apoiam a conservação do meio ambiente.

Commodities

Fundos de Renda Variável: o que é, como funciona e por que investir

Zahl

Os chamados commodities são matérias-primas essenciais. Ou seja, produtos de baixo nível de industrialização. Geralmente, são comercializados em altas quantidades e não dependem de marcas ou empresas específicas.

Podem ser, por exemplo, commodities agrícolas, de mineral, financeira ou de recursos energéticos. Para investir é preciso aplicar em contratos futuros ou em um fundo de renda variável que englobe esse ativo.

Derivados

Contábeis

Esse tipo de ativo é aquele que deriva do comportamento de outro produto, o ativo-objeto. Assim, o valor dele oscila seguindo outro indicador, um produto ou ativo. O investimento em derivados é de alto risco, que normalmente tem fins de alavancagem ou hedge, que é a proteção contra a desvalorização.

Os fundos de renda variável que tem entre seus ativos os derivados servem como um amortecedor desses riscos, devido a sua diversificação. Apesar disso, todo investimento, incluindo especialmente os em renda variável, também traz os seus riscos.

Imóveis

Certifiquei

Os também muito conhecidos fundos imobiliários, que é um conjunto de frações de empreendimentos imobiliários ou ativos do setor.

Como, por exemplo, frações de empreendimentos como lajes corporativas, shopping centers e galpões. Também conhecidos como FIIs de Tijolo. Apesar disso, a maioria do portfólio é composto por ativos do setor, como CRIs e LCIs, por exemplo, conhecidos também como FIIs de Papel.

Vantagens do investimento em Fundos de Renda Variável

Rebel Blog

Os perfis de investidor mais indicados para esse tipo de investimento são os perfis moderado e arrojado, que tenham objetivos para longo prazo. Além disso, é de suma importância ler com cuidado a descrição do fundo, suas regras e seus objetivos. E também acompanhar a performance passada e checar a classificação de risco.

As principais vantagens dos fundos de renda variável são:

  • Diversificação de Investimentos: por ser um conjunto de ativos isso já conta como uma boa diversificação para a sua carteira, mesmo sendo apenas em um único fundo.
  • Tributações menores: pelo objetivo de incentivar investimentos em ações, o fundo fica sujeito a regras específicas de tributação, com alíquotas menores. Por exemplo, não há incidência do IOF e a taxa do IR é de 15% independente do prazo de permanência.
  • Aporte Inicial e Potencial de Rendimento: é possível começar investindo menos, principalmente se você considera que está adquirindo uma carteira diversificada, com uma administração profissional. Na descrição do fundo indica qual o aporte inicial, porém os valores costumam ser entre R$ 100 até R$ 10 mil.
  • Facilidade e gestão experiente: além da facilidade desses fundos, toda a administração fica por conta de profissionais mais familiarizados com o mercados financeiros, além de dedicados para essa função de administração financeira de ativos.

Agora que você conhece sobre os investimentos em renda variáveis veja sobre os Tipos de renda fixa – Vantagens, desvantagens, opções e como escolher

Fontes: Warren e FIIs.

Imagens: Blog Clear; SHS Investimentos; Só Sergipe; Investir e Enriquecer; Zahl; Contábeis;  Certifiquei e Rebel Blog.