Qual é a moeda menos valorizada do mundo?


A moeda menos valorizada, neste momento, no mundo é o Rial iraniado. A moeda iraniana se desvalorizou em reação a protestos contra a governo autocrático, em todo o país, desde o fim do ano passado.

Ademais, dificuldades para restaurar o acordo nuclear de Teerã também pressionam o rial ante ao dólar.

Portanto, a lista abaixo das 10 moedas menos valorizadas tem como referencia a lista publicada, no início do mês, pela revista americana Forbes, a qual leva em conta à comparação das moedas ao dólar, pois é a principal referência monetária para o mundo dos negócios e turismo.

Devido à sua importância, o dólar é usado como referência na análise da valorização de outras moedas. Sendo assim, diz-se que uma moeda pode estar valorizada ou desvalorizada em relação ao dólar.

Quais são as moedas menos valorizadas do mundo?

Tendo o dólar como referência, as moedas menos valorizadas, de acordo com a revista americana Forbes, são as seguintes:

1. Rial iraniano

A moeda menos valorizada no mundo

Wikipédia

O Rial iraniano está em primeiro lugar desta lista de moedas menos valorizadas por causa de diferentes fatores. Primeiramente, investidores estrangeiros saíram do país após o fim da Revolução Islâmica em 1979. Ademais, o programa nuclear e a guerra Irã-Iraque têm papel crucial na crise financeira, junto com outras agitações políticas no Irã.

Hoje, 1 Rial iraniano vale, portanto, 0,000024 de Dólar americano, 0,000022 de Euro e 0,00011 Real brasileiro.

2. Dong vietnamita

A segunda moeda menos valorizada do mundo

Wikipedia

A segunda moeda menos valorizada no mundo é a dong vietnamita. O Vietnã tem uma economia centralizada há décadas. No entanto, embora o país busque por uma economia de mercado, ainda há um longo caminho a percorrer.

A dongue, na forma abrasileirada, está muito desvalorizada, mas as chances são altas de que a moeda melhore, considerando a recente melhora da economia do país.

Hoje, 1 Dong vietnamita é igual a 0,000042 de Dólar americano, a 0,000039 de Euro e, por fim, 0,00020 de Real brasileiro

3. Leone de Serra Leoa

Leone de Serra Leoa, a terceira moeda menos valorizada do mundo

Sucessos e Coleções

Esta é a terceira moeda menos valorizada no mundo pela pobreza de Serra Leoa. A África tem uma história de escândalos financeiros, corrupção e conflitos, incluindo uma hedionda guerra civil na região da África Ocidental.

Sendo assim, esses e outros fatores levaram à queda da economia do país e ao valor de sua moeda. A infecção por Ebola, por exemplo, aumentou os problemas do país e, portanto, é um fator constante que afeta a população que consome ainda mais ajuda financeira.

Na data de hoje, 1 leone de Serra Leoa, em comparação com o dólar americano, vale 0,000051.  Já em comparação com o euro, a moeda está valendo 0,000047 Euro, e com o real 0,00024.

4. Laos ou Kip laosiano

Laos ou Kip laosiano, quarta moeda menos valorizada do mundo.

Wikipédia

O Laos ou Kip laosiano, de acordo com a Forbes, não é uma moeda desvalorizada, mas sim uma moeda que teve uma taxa baixa desde a época de sua criação no ano de 1952.

Ao longo dos anos, o valor da moeda vem melhorando. Além disso, está prevista, veja só, uma ferrovia que ligará Pequim ao Laos, o que pode atrair investidores para este pequeno país. Embora seja uma moeda barata, é previsível a melhoria de seu valor.

Atualmente, 1 Kip laosiano igual a 0,000054 Dólar americano, em comparação ao euro vale 0,000049 Euro e ao real 0,00026.

5. Rupia Indonésia

Rupia Indonésia, quinta moeda menos valorizada do mundo

Filatélica e Numismática Brasil Leilões

A rupia indonésia é a quinta moeda menos valorizada no mundo. A Forbes afirma que, nos últimos sete anos, não houve nenhuma melhora quanto à Rupia Indonésia.

Dessa forma, a diminuição das reservas cambiais é um dos principais fatores que trouxeram a desvalorização desta moeda.

Você sabia que a Indonésia é fortemente dependente do mercado de exportação? Pois é. Assim sendo, a responsável  pela desvalorização do valor da moeda é justamente a queda do custo das commodities.

Portanto, 1 Rupia indonésia é igual a 0,000066 Dólar americano, 0,000061 Euro e 0,00032 Real brasileiro.

6. Som uzbeque

Som uzbeque, sexta moeda menos valorizada do mundo

Wikiwand

O governo do Uzbequistão empregou muitos esforços para melhorar a economia do país, mas nenhum deles deu certo até o momento. A mais recente empregada é a medida reformatória, contudo, as mudanças que essas medidas poderão trazer ainda são desconhecidas em termos de valor monetário.
Além disso, a pandemia de Covid-19, claro, prejudicou ainda mais a economia do Uzbequistão. Embora os dados de que o país retomou as operações econômicas internas a partir do terceiro trimestre de 2022, o declínio em sua produção industrial aumentou as dúvidas no futuro da moeda.

7. Franco guineano

Franco guineano, sétima moeda menos valorizada do mundo.

Academic.com

O franco da Guiné, é a unidade monetária oficial da República da Guiné e a sétima moeda menos valorizada. Este país enfrenta corrupção e instabilidade política que leva a uma moeda, claro, enfraquecida. O valor da moeda do país está, portanto, se desvalorizando com o passar dos anos.

1 Franco é dividido, pois, em 100 Centimes, o que equivale ao nosso centavo.

Por fim, 1 Franco guineano é igual a 0,00012 Dólar americano, 0,00011 euro e, em real, vale 0,00055.

8. Guarani paraguaio

Guarani paraguaio, oitava moeda menos valorizada no mundo.

Clickfoz

O guarani é a moeda do nosso vizinho Paraguaie a oitava menos valorizada no mundo hoje. Um guarani é dividido em 100 centimos. No entanto, por causa da inflação, os centavos já não são mais usados no país. A lei que criou a moeda foi aprovada 1943, em substituição ao peso paraguaio.

O Paraguai está passando por uma grave crise econômica como resultado da alta inflação, alta taxa de desemprego, aumento da pobreza e corrupção. Sendo assim, esses fatores deixaram um impacto negativo no valor da moeda paraguaia.

Atualmente, 1 guarani paraguaio vale 0,00014 Dólar americano, 0,00013 euro e 0,00066 real. 

9. Xelim Ugandês

Xelim Ugandês, nona moeda menos valorizada no mundo.

FXSSI

O xelim ugandês é a nona moeda menos valorizada do mundo e a oficial de Uganda, país sem ligação com o mar no leste da África. Ela foi dividida em centavos até 2013, hoje não possui subdivisão. Dessa forma, as que circulam são de 50, 100, 200, 500 e 1000 xelins.

Uganda enfrentou vários contratempos sob o governo de Idi Amin. As políticas do país, incluindo as de imigração, impactaram mal a economia do país, e os impactos ainda afetam o crescimento. No entanto, nos últimos anos, assistimos a uma melhoria do seu valor, mas não superior a 5% da desvalorização total.

Enfim, 1 Xelim Ugandês igual a 0,00027 Dólar americano. Comparando ao euro, a moeda vale 0,00025 e 0,0013 real.

10. Dinar iraquiano (IQD)

Dinar iraquiano, décima moeda menos valorizada no mundo.

Wikipédia

O dinar iraquiano é a moeda oficial do Iraque. O seu código ISO oficial é IQD e ela se subdivide em fils. As notas são, portanto, de 50,100, 250, 500, 1000, 5000, 10000 e 25000.

A moeda do Iraque, o dinar iraquiano, é emitida pelo banco central do país e está subdividida em 1.000 fils. Desde o ano de 1990, a inflação deixou os fils sem muito valor. Na década passada, o Iraque também enfrentou instabilidade política.

Atualmente, 1 Dinar iraquiano igual a 0,00076 Dólar americano, 0,00070 Euro e, por fim, 0,0036 real brasileiro.

Ufa! Haja moedas nesse mundão, hein?!

E aí, gostou de conhecer as 10 moedas menos valorizadas do mundo? Então, que tal aprender agora as mais valorizadas? Hein?! Quais são as 10 moedas mais valorizadas do mundo?

Boa leitura e até a próximo texto!

Fonte: Uol, Forbes, Fxssi e Lastminute.com.

Conte-nos a sua opinião...