Qual é a moeda menos valorizada do mundo?

20 de junho de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 7 min, 6 seg


A moeda menos valorizada, neste momento, no mundo é o Rial iraniano. A moeda nacional do Irã se desvalorizou em reação a protestos contra a governo teocrático, em todo o país, nos últimos anos. Além disso, dificuldades para restaurar o acordo nuclear de Teerã também pressionam o rial ante ao dólar.

A lista das 10 moedas menos valorizadas tem como referencia a lista mais recente publicada pela revista americana Forbes, que leva em conta à comparação das moedas ao dólar, pois é a principal referência monetária para o mundo dos negócios e turismo.

Devido à sua importância, o dólar é usado como referência na análise da valorização de outras moedas. Sendo assim, diz-se que uma moeda pode estar valorizada ou desvalorizada em relação ao dólar.

Quais são as moedas menos valorizadas do mundo?

Tendo o dólar como referência, as moedas menos valorizadas, de acordo com a revista americana Forbes, são as seguintes:

1. Rial iraniano

A moeda menos valorizada no mundo

O Rial iraniano está em primeiro lugar desta lista de moedas menos valorizadas por causa de diferentes fatores. Primeiramente, investidores estrangeiros saíram do país após o advento da Revolução Islâmica em 1979. Em seguida, as diversas crises com o programa nuclear e a guerra Irã-Iraque (1980-1988) têm papel crucial na crise financeira, junto com outras agitações políticas e revoltas acontecidas no país desde então até recentemente.

Hoje, a cotação atual do rial iraniano em relação ao dólar americano é de aproximadamente 0,0000237861 USD para 1 IRR. Em relação ao real brasileiro, a cotação é de aproximadamente 0,000117321 BRL para 1 IRR.

2. Dong vietnamita

A segunda moeda menos valorizada do mundo

A segunda moeda menos valorizada no mundo é a dong vietnamita. O Vietnã tem uma economia centralizada há décadas, desde o fim das Guerra do Vietnã (1955-1975). No entanto, embora o país busque por uma economia de mercado já há algum tempo, seguindo o caminho dos “tigres asiáticos”, ainda há um longo caminho a percorrer.

A dong vietnamita está muito desvalorizada, mas as chances são altas de que a moeda se beneficie, considerando a recente melhora das economia do país. A cotação atual do dong (VND) vietnamita em relação às seguintes moedas:

  • Dólar americano (USD): 1 VND = 0,00004 USD.
  • Euro (EUR): 1 VND = 0,00004 EUR.
  • Real brasileiro (BRL): 1 VND = 0,00020 BRL.

3. Laos ou Kip laosiano

Laos ou Kip laosiano, quarta moeda menos valorizada do mundo.

O Laos ou Kip laosiano, de acordo com a Forbes, não é uma moeda desvalorizada, mas sim uma moeda que teve uma taxa baixa desde a época de sua criação no ano de 1952.

Ao longo dos anos, o valor da moeda vem melhorando. Além disso, está prevista uma ferrovia que ligará Pequim ao Laos, o que pode atrair investidores para este pequeno país. Embora seja uma moeda barata, é previsível a melhoria de seu valor.

Atualmente, 1 Kip = 0.000048 Dólares americanos e 1 Real Brasileiro equivalente a 4.202,72 Kips laosianos.

4. Leone de Serra Leoa

Leone de Serra Leoa, a terceira moeda menos valorizada do mundo

Esta é a quarta moeda menos valorizada no mundo pela pobreza de Serra Leoa. A África tem uma história de escândalos financeiros, corrupção e conflitos, incluindo uma hedionda guerra civil na região da África Ocidental.

Sendo assim, esses e outros fatores levaram à queda da economia do país e ao valor de sua moeda. A infecção por Ebola, por exemplo, aumentou os problemas do país e, portanto, é um fator constante que afeta a população que consome ainda mais ajuda financeira.

A cotação atual do Leone de Serra Leoa em relação ao dólar americano é de aproximadamente 0,04 USD para 1 SLL. Em relação ao real brasileiro, a cotação é de aproximadamente 0,00022 BRL para 1 SLL.

5. Rupia Indonésia

Rupia Indonésia, quinta moeda menos valorizada do mundo

A rupia indonésia é a quinta moeda menos valorizada no mundo. A Forbes afirma que, nos últimos sete anos, não houve nenhuma melhora quanto à Rupia Indonésia.

Assim, a diminuição das reservas cambiais é um dos principais fatores que trouxeram a desvalorização desta moeda.

A Indonésia é fortemente dependente do mercado de exportação. Assim sendo, a responsável pela desvalorização do valor da moeda é justamente a queda do custo das commodities.

Portanto, 1A cotação atual da rúpia indonésia em relação ao dólar americano é de 0,00006 USD para 1 IDR. Em relação ao real brasileiro, a cotação é de aproximadamente 0,000316 BRL para 1 IDR.

6. Som uzbeque

Som uzbeque, sexta moeda menos valorizada do mundo

O governo do Uzbequistão empregou muitos esforços para melhorar a economia do país, mas nenhum deles deu certo até o momento. A mais recente medida empregada é a reformatória, contudo, as mudanças que essas ações poderão trazer ainda são desconhecidas em termos de valor monetário.
Além disso, a pandemia de Covid-19 prejudicou ainda mais a economia do Uzbequistão. Embora os dados de que o país retomou as operações econômicas internas a partir do terceiro trimestre de 2022, o declínio em sua produção industrial aumentou as dúvidas no futuro da moeda.

7. Franco guineano

Franco guineano, sétima moeda menos valorizada do mundo.

O franco da Guiné, é a unidade monetária oficial da República da Guiné e a sétima moeda menos valorizada. Este país enfrenta corrupção e instabilidade política, fatores que levam a uma moeda enfraquecida.

O valor da moeda do país está, portanto, se desvalorizando com o passar dos anos. Por exemplo, 1 Franco é dividido em 100 centimes, o que equivale ao nosso centavo.

A cotação atual do franco guineano em relação ao dólar americano é de cerca de 0,00012 USD para 1 GNF. Com o real brasileiro, a cotação é de aproximadamente 0,00058 BRL para 1 GNF.

8. Guarani paraguaio

Guarani paraguaio, oitava moeda menos valorizada no mundo.

O guarani é a moeda do nosso vizinho Paraguai, e a oitava menos valorizada no mundo atual. Um guarani é dividido em 100 cêntimos. No entanto, por causa da inflação, os centavos já não são mais usados no país.

A lei que criou a moeda foi aprovada 1943, em substituição ao peso paraguaio.

O Paraguai está passando por uma grave crise econômica como resultado da alta inflação, alta taxa de desemprego, aumento da pobreza e corrupção. Sendo assim, esses fatores deixaram um impacto negativo no valor da moeda paraguaia.

A cotação atual do guarani em relação às seguintes moedas:

  • Dólar americano (USD): 1 PYG = 0,00014 USD.
  • Real brasileiro (BRL): 1 PYG = 0,00068 BRL.

9. Xelim Ugandense

Xelim Ugandês, nona moeda menos valorizada no mundo.

O xelim ugandês é a nona moeda menos valorizada do mundo e a oficial de Uganda, país sem ligação com o mar no leste da África. Ela foi dividida em centavos até 2013, hoje não possui subdivisão. Dessa forma, as que circulam são de 50, 100, 200, 500 e 1000 xelins.

Uganda enfrentou vários contratempos sob o governo ditatorial de Idi Amin (1971-1979). As políticas do país, incluindo as de imigração, impactaram mal a economia do país, e os consequências ainda afetam o crescimento. No entanto, nos últimos anos, assistimos a uma melhoria do seu valor, mas não superior a 5% da desvalorização total.

A cotação atual do xelim ugandense em relação ao dólar americano é de 0,00026 USD para 1 UGX. Quanto ao real brasileiro, a cotação é de aproximadamente 0,00129 BRL para 1 UGX.

10. Dinar iraquiano (IQD)

Dinar iraquiano, décima moeda menos valorizada no mundo.

O dinar iraquiano é a moeda oficial do Iraque. O seu código ISO oficial é IQD e ela se subdivide em fils. As notas são, portanto, de 50,100, 250, 500, 1000, 5000, 10000 e 25000.

A moeda do Iraque, o dinar iraquiano, é emitida pelo banco central do país e está subdividida em 1.000 fils. Desde o ano de 1990, a inflação deixou os fils sem muito valor, como consequência da guerra contra o Irã (1980-1988). Em 2003, o país foi invadido por uma coalisão ocidental liderada pelos Estados Unidos. Na década passada até hoje, o Iraque continua enfrentando instabilidade política.

A cotação atual do dinar iraquiano em relação ao dólar americano é de aproximadamente 0,000764 USD para 1 IQD. Com o real brasileiro, a cotação é de 0,0038 BRL para 1 IQD.

Fonte: Forbes, Last Minute, Life Style