Qual é a moeda menos valorizada do mundo?


A moeda mais barata do mundo é a lira turca. Um dos principais motivos para isso é a interferência do presidente na política monetária do país. Com isso, hoje uma lira vale  0,067 dólar americano.

O dólar dos EUA está operando em queda. Apesar disso, ele é usado como referência em operações no mundo todo.

Devido à sua importância, o dólar é usado como referência na análise da valorização de outras moedas. Sendo assim, diz-se que uma moeda pode estar valorizada ou desvalorizada em relação ao dólar.

Quais são as moedas menos valorizadas do mundo?

Tendo o dólar como referência, as moedas menos valorizadas são:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

1- A lira turca é a moeda mais barata do mundo

Em 2021 a moeda da Turquia caiu e o dólar subiu mais de 37% sobre a lira. Com isso, hoje uma lira vale  0,067 dólar americano e é a moeda mais barata do mundo.

convite
Aprenda a investir gratuitamente com Raul Sena

Um dos motivos apontados para essa queda significativa é a interferência do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, na política monetária do país.

Em resumo, a ordem dada ao banco central da Turquia é a de cortar juros, priorizando o crédito e as exportações e ignorando a estabilidade da moeda.

No fim das contas, a população acaba sentindo os impactos dessas medidas. Isso porque a inflação alta afeta o poder de compra da população.

2- Peso argentino

O peso argentino está em segundo lugar na lista de moedas mais desvalorizadas do mundo.

Isso porque, hoje, um peso argentino está valendo apenas 0,0090 dólar americano. Sendo que em 2021 o dólar subiu mais de 20% em relação ao peso argentino.

Basicamente, a crise cambial na Argentina é resultado de uma dívida de US$ 45 bilhões contraída junto ao Fundo Monetário Internacional (FMI) na gestão do ex-presidente Mauricio Macri.

Vale destacar que a dívida do país é tão alta que supera todo o volume que a Argentina tem em reservas cambiais, de US$ 39,2 bilhões.

3- Peso chileno

A peso chileno é uma moeda que está ficando mais barata ano após ano. Sendo que, no final de 2021, houve a eleição do novo presidente Gabriel Boric. Com isso, a moeda sofreu sua maior desvalorização desde 2008.

Atualmente, um peso chileno equivale a 0,0013 dólar americano. No entanto, no começo de 2022 a moeda apresentou aumento.

4- Peso colombiano

Hoje em dia, um peso colombiano equivale a 0,00026 dólar americano. Um dos motivos para isso são as incertezas políticas e econômicas na Colômbia.

Além disso, tem a questão da grande rejeição popular a um pacote de reforma tributária e a perda do grau de investimento.

Desse modo, esses fatores fizeram com que o peso colombiano fosse uma das moedas mais desvalorizadas do mundo em 2021.

5- Moedas menos valorizadas do mundo: iene japonês

Alguns fatores como a guerra na Ucrânia e as expectativas do aumento das taxas pelo Federal Reserve (Fed) têm afetado os mercados asiáticos.

Dessa forma, o iene japonês passou por uma grande desvalorização e ficou perto do seu menor patamar, o que não ocorre desde 1972.

O Banco do Japão, que é a autoridade monetária do país, diz que o iene fraco é uma coisa boa. Isso porque a moeda mais barata beneficia a economia do país.

No entanto, a população sofre com essa desvalorização, já que eles perdem poder de compra. Enfim, hoje um iene japonês é igual a 0,0081 dólar americano.

6- Real brasileiro

Por fim, dentre as moedas mais desvalorizadas do mundo, temos o real brasileiro. Atualmente, um real vale apenas 0,21 dólar americano.

De acordo com um levantamento feito pela Economatica, o Brasil é o país onde o dólar mais perdeu valor em 2022, até o momento.

Dessa maneira, desde o início do ano, as perdas acumulam 6,63% em relação à moeda brasileira. Sendo que o Brasil começou o ano com inflação alta.

Paralelo a isso, existe um movimento dos investidores estrangeiros de tirar dinheiro de ações de tecnologia e aplicar em commodities, setor que o Brasil se destaca. Além disso, o alto juros do Brasil atrai os investidores estrangeiros.

Enfim, gostou de conhecer qual é a moeda mais barata do mundo? Então não deixe de conferir também quais são as moedas mais valorizas do planeta!

Fonte: Uol.

Procurando uma boa oportunidade de compra? Nos dias 19 e 20 de julho vamos mostrar as ações mais baratas do mercado. Cadastre-se grátis!


Conte-nos a sua opinião...