As 10 maiores criptomoedas do mundo

As 10 maiores criptomoedas do mundo em captação de mercado são moedas bem famosas no mercado, confira quais são elas.

9 de dezembro de 2021 - por Jaíne Jehniffer


As maiores criptomoedas do mundo, geralmente, são as mais antigas, exemplo disso é o Bitcoin, que é a mais antiga e maior cripto do mundo. No entanto, a idade não é um fator para apontar a importância e valor desses ativos. 

Se você está pensando em investir em criptomoedas, é essencial saber quais são as maiores criptos, pois o fato de serem grandes significa que elas são muito procuradas, ou seja, elas atraem mais a atenção dos investidores. Pensando nisso, iremos listar as 10 maiores criptomoedas e explicar um pouco sobre cada uma delas.

Maiores criptomoedas do mundo

Neste texto iremos falar sobre as 10 criptos mais valiosas do mercado, de acordo com dados de janeiro de 2023 da Investing:

1- Bitcoin

A primeira dentre as maiores criptomoedas do mundo é o Bitcoin. Se você está pensando em investir em criptos, você já deve ter ouvido falar dessa moeda. Não por acaso, o Bitcoin é a cripto mais famosa do mercado, pois foi responsável por tornar a blockchain pública. Portanto, todo o universo cripto teve início com o Bitcoin.

A pessoa (ou pessoas) que criou o Bitcoin se chama Satoshi Nakamoto. Pouco depois da criação da cripto, ele desapareceu do mapa e a sua real identidade permanece anônima até hoje.

Em janeiro de 2023, o Bitcoin estava com uma capitalização de 321,75 bilhões. Vale destacar que, por ser a cripto mais valiosa do mundo, o Bitcoin influencia no preço das outras criptos. Nesse sentido, quando ele se valoriza ele puxa o preço das outras para cima e vice-versa.

2- Maiores criptomoedas do mundo: Ethereum

As 10 maiores criptomoedas do mundo

Pixabay

A segunda dentre as maiores criptomoedas do mundo é a rede Ethereum. Basicamente, o intuito com a criação foi propor a expansão da rede blockchain. Antes a blockchain tinha como foco a resolução de problemas com transações financeiras, mas o Ethereum propôs o uso do sistema em outros mercados.

A Ethereum criou então uma rede de contratos descentralizados. Além disso, a Ethereum foi criada para suportar mais transações do que o Bitcoin suportava na época. Não é atoa que muitos consideram a rede como a evolução do Bitcoin.

Contudo, ele se tornou mais do que uma simples evolução do Bitcoin e hoje em dia ele é uma rede descentralizada de finanças com captação de mercado é de 148,85 bilhões de dólares.

3- A Tether é uma das criptos mais valiosas do mundo

A Tether é uma cripto um pouco diferente do Bitcoin e da Ethereum. Isso porque, uma Tether equivale a um dólar. Ou seja, essa seria uma moeda que teria uma certa segurança por ser lastreada em dólar. No entanto, existe um debate sobre se eles têm ou não esse rastro em dólar de fato.

Apesar das divergências sobre ter ou não o valor equivalente em dólar, a Tether tem uma alta captação de mercado, já que ela é bastante usada. Sendo assim, a captação de mercado da Tether é de 66,25 bilhões de dólares.

4- A USD Coin é uma das maiores criptomoedas do mundo

A USD Coin é uma cripto parecida com a Tether, pois ela também é uma stablecoin atrelada ao dólar. Em resumo, uma stablecoin é uma criptomoeda que tem relação com as moedas tradicionais. No caso da USD Coin, a correlação é com o dólar norte-americano.

O seu objetivo é ser usado em transações sem a necessidade de dinheiro em espécie. A sua captação de mercado é de 44,67 bilhões de dólares.

5- Maiores criptomoedas do mundo: BNB

A Binance Coin (BNB) é a criptomoeda da principal exchange do mundo, a Binance. Por ser uma exchange tão importante, a Binance tem várias criptos listadas e acabou optando por criar a própria cripto. A criptomoeda foi desenvolvida por Chang Peng Zhao e Roger Wang, em 2017. 

 A intenção inicial era que a criptomoeda fosse um utility token. Ou seja, a cripto deveria ser usada pelos usuários da plataforma como meio de pagamento com desconto, das taxas cobradas pelo uso dos serviços, como taxa de câmbio e negociação.

Mas a cripto evoluiu para um token que era amplamente usado, fazendo bastante sucesso entre os usuários. Enfim, a captação de mercado da Binance Coin é de 39,46 bilhões de dólares.

6- XRP

Com captação de mercado de 17,36 bilhões de dólares, a Ripple (XRP) é a 6º dentre as maiores moedas do mundo. Diferente das outras moedas dessa lista, a Ripple não propõe um sistema descentralizado que visa acabar com a necessidade de intermediários.

Ao invés disso, a Ripple veio para ajudar as instituições financeiras a fazem parte do mundo das criptos.  Ela é também um sistema de negociação de criptos.

7- Binance USD

A Binance USD (BUSD) é uma stablecoin, lastreada no dólar norte-americana. Lembrando que uma stablecoin é um tipo de criptomoeda que tem lastro em outros ativos financeiros.

A relação entre a Binance USD e o dólar é de 1:1, isso significa que a cada 1 Binance Coin em circulação, existe 1 dólar armazenado. Isso faz com que a BUSD passe por menos variações de preço do que outras criptomoedas. Enfim, a Binance USD tem uma capitalização de 16,5 bilhões de dólares.

8- Maiores criptomoedas do mundo: Dogecoin

A oitava moeda na nossa lista das maiores criptomoedas do mundo é a Dogecoin. Em resumo, o Dogecoin é uma criptomoeda que surgiu de um meme na internet com um cachorro da raça Shiba Inu.

Apesar de ter surgido com base em um meme, a Dogecoin tem hoje uma captação de mercado de 9,54 bilhões de dólares. Inclusive, ela teve uma grande valorização por causa das especulações.

9- Ada Cardano

As 10 maiores criptomoedas do mundo

Pixabay

A Ada Cardano surgiu com a intenção de unir todas as melhores características das criptos que existiam na época. Dessa forma, a Cardano iria propor diversas soluções para muitos dos problemas das criptos.

Assim como o Bitcoin, a Cardano se propõe a ser uma moeda digital para ser usada como meio alternativo de pagamento. Hoje, sua captação de mercado é de 8,74 bilhões de dólares.

Um diferencial da Ada é que nela existe uma metodologia científica. Desse modo, o seu código é revisado e avaliado por uma equipe de pesquisadores, cientistas, engenheiros e desenvolvedores.

10- Polygon

Por fim, temos a Polygon, um projeto de protocolo que possibilita uma estrutura onde pode-se construir e conectar redes Blockchain compatíveis com a rede Ethereum. A capitalização da Polygon é de 6,80 bilhões de dólares.

A cripto da rede Polygon é a MATIC, que antes se chamava Matic Network. Essa cripto pode ser definida, tecnicamente, como um utility token (token de utilidade), já que ele é usado como: moeda operacional, staking e em participação em decisões do projeto.

Gostou de descobrir quais são as 10 maiores criptomoedas do mundo? Então aproveite para aprender Como comprar criptomoedas? O que analisar e como armazenar

Fonte: Roteiro de Raul Sena, Monnos, Coinext, Toro investimentos.

O que acontece se não declarar o Imposto de Renda? Testei na PRÁTICA!

Fazer faculdade no Brasil vale a pena? A realidade é difícil de engolir

Ibovespa caindo! – Onde estou investindo para proteger o meu dinheiro?

A enorme BOMBA que pode enterrar de vez o Brasil