Quantas ações ter em carteira? Seis dicas para montar uma carteira

23 de abril de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 8 seg


A dúvida de quantas ações ter em carteira é muito comum, sobretudo para quem está começando a investir na renda variável. No entanto, não existe um número mágico de quantas ações uma pessoa deve ter na carteira. 

Acontece que, a definição de quantas ações ter em carteira, é bastante pessoal. Isso porque é preciso considerar aspectos como o valor investido e tempo para acompanhar o desempenho das empresas. 

Por isso, apesar de falarmos sobre maneiras de definir a quantidade de ações para ter no portfólio, esse texto não deve ser visto como uma recomendação de quantas ações você deve ter em carteira. 

Diversificação das ações na carteira

É impossível falar sobre a quantidade de ações ideal em uma carteira de investimentos sem falarmos sobre diversificação de ativos. A diversificação, isto é, investir em empresas diferentes de setores diversos, é uma maneira de diluir os riscos da carteira de investimentos. 

Sendo assim, a diversificação anda lado a lado com a quantidade ideal de ações na carteira. Afinal de contas, se você tiver poucas ações, seu dinheiro estará concentrado em poucas companhias e em caso de baixa no mercado, sua carteira pode sofrer. 

Fundo versa

Por outro lado, se você investir em empresas demais, é possível que o seu capital fique muito diluído. Além disso, ao aplicar em muitas companhias, você talvez não consiga acompanhar o desempenho de todas, o que também pode ser prejudicial. 

Quantas ações ter em carteira?

Não existe um consenso no mercado em relação à quantidade de ações que uma pessoa deve ter em carteira. Alguns investidores dizem que 12 posições é o suficiente. Uma carteira com até 25 ações, talvez seja o suficiente para uma pessoa que possui um valor investido alto. Porém, entre 30 ou 40 posições, a carteira pode ficar muito pulverizada.

Entretanto, vale lembrar que não existe um número mágico de quantas ações ter em carteira. Por isso, ao determinar em quantas empresas você vai investir, considere quantas companhias você consegue de fato acompanhar.

Outra forma de estabelecer a quantidade ideal de ações que você deve ter na carteira, é definindo um percentual para cada posição. Nessa estratégia, caso a ação passe a representar um percentual muito mais alto do que o previamente estipulado, é necessário aportar em outros ativos ou reduzir a posição. 

Quantas ações ter em carteira? Seis dicas para montar uma carteira

Investir e enriquecer

Além da porcentagem por empresa, é possível também definir uma porcentagem por setor. A lógica é a mesma: você estabelece a porcentagem que será aplicada em cada setor e não deixa as posições ultrapassarem o estipulado. Nesse sentido, você pode estabelecer os tamanhos de posição de cada setor:

  • 2 a 5% – Posições pequenas: As pequenas posições podem ser compostas por ações de companhias arriscadas e com baixa previsibilidade.
  • 6 a 10% – Posições médias: Empresas com risco médio. 
  • 11 a 15% – Posições grandes: As maiores posições da carteira podem ser compostas por empresas de baixo risco e alta previsibilidade. 

Dicas ao determinar quantas ações ter em carteira

Como dito anteriormente, a definição da quantidade de ações para ter na carteira depende de cada investidor e pode ser feita de várias maneiras diferentes. Por isso, aqui vão algumas dicas para te ajudar a estabelecer quantas ações ter em carteira:

1- Patrimônio

É importante considerar o seu patrimônio ao investir. Por exemplo, 8 ações na carteira de uma pessoa que investe R$ 200,00 por mês pode ser o suficiente para estar bem diversificado. 

Quantas ações ter em carteira? Seis dicas para montar uma carteira

Eq seed

Contudo, para uma pessoa que aplica R$ 10 mil por mês, as 8 ações podem acabar representando uma concentração muito grande. Se você está começando a investir agora e tem pouco dinheiro, você pode estabelecer quantas ações ter em carteira e posteriormente, conforme o seu patrimônio for aumentando, inclui mais ações no seu portfólio. 

2- Acompanhamento

Ao investir em uma empresa, você se torna um sócio minoritário da companhia. Isso significa que o ideal é que você acompanhe os balanços financeiros e os relatórios de desempenho da empresa. Tudo isso exige tempo e dedicação. Logo, é interessante que você coloque na carteira somente a quantidade de empresas que você consegue acompanhar. 

4- Estratégia de investimento

Existem diversos tipos de estratégias de investimento, sendo que as mais rentáveis, geralmente, são as estratégias com foco no investimento de longo prazo. A quantidade de ações de um portfólio também está relacionada à estratégia de investimentos, já que a maneira de escolher os ativos varia entre um holder e quem faz Swing trade.

Portal educando

5- Tipos de carteira

Ao estabelecer quantas ações ter em carteira, lembre-se de considerar também qual o tipo de carteira você está montando. Uma carteira pode ser, por exemplo, focada em dividendos, crescimento ou small caps. Suponhamos que você decida criar uma carteira de small caps, nesse caso a porcentagem destinada para cada ativo e setor pode ser bem diferente de uma pessoa que está montando uma carteira de dividendos. 

6- Riscos

Investir em renda variável possui riscos. Portanto, ao determinar quantas ações ter na carteira, considere estratégias para diluir os riscos do seu portfólio. Uma boa maneira de fazer isso é diversificando.

Ou seja, estabelecer uma quantidade de ações que seja o suficiente para diversificar entre empresas e setores, você está diluindo os riscos da sua carteira e aumentando o potencial de rendimento. Veja o vídeo de Raul Sena e descubra quantas ações ter em carteira e como diversificar corretamente:

E aí, curtiu aprender sobre quantas ações ter em carteira? Então aproveite para descobrir como fazer uma Alocação de ativos, o que é? Definição, classes de ativos e como fazer

Fontes: Viagem lenta, Investing, Nord research e Capitalizo

Imagens: Zahl, Investir e enriquecerEq seed, Portal educando e Fundo versa