Vale a pena receber as ações grátis do Nubank?

20 de novembro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 27 seg


Você já deve ter ouvido falar que além de abrir o capital nos Estados Unidos, o Nubank também irá distribuir ações grátis para os seus clientes.

Dessa forma, os clientes que quiserem participar do Nu Sócios, o programa do Nubank, vão receber ações se tornarão sócios da empresa.

Apesar de falarmos sobre se vale a pena receber as ações grátis do Nubank, este texto não deve ser considerado como uma recomendação ou indicação do que você deve fazer com sua vida financeira.

Ações grátis do Nubank

O Nubank decidiu fazer o seu IPO na NYSE. Ou seja, ele vai abrir o capital e suas ações serão negociadas nos EUA. Desse modo, qualquer pessoa poderá se tornar sócio da empresa por meio da compra de ações.

Como a empresa vai abrir o capital, eles tiveram a ideia de distribuir ações para os clientes. Sendo assim, os clientes que aceitarem, podem se tornar sócios da empresa. Isso sem pagar nada.

Para o Nubank, a proposta de distribuir ações grátis é vantajosa. Afinal de contas, o Nubank tem 48 milhões de clientes. Logo, se eles distribuem ações, eles conseguem aumentar o número de clientes da Nu Invest.

Vale a pena receber as ações grátis do Nubank?

A lógica é simples: o Nubank tem 48 milhões de clientes. Já a Nu Invest, que é a antiga Easynvest, tem cerca de 1.5 milhões de pessoas. Portanto, ao distribuir ações, eles poderão aumentar a base de clientes da sua corretora.

Além de aumentar os clientes da corretora, existe ainda a vantagem de que os clientes vão descobrir o mundo dos investimentos. Em outras palavras, muitas pessoas vão passar a adquirir outros produtos na Nu Invest.

Consequentemente, a Nu Invest passa a lucrar mais. Dessa maneira, ao distribuir ações, o Nubank está na verdade adquirindo clientes.

Critérios

A fração de ação que o Nubank irá distribuir aos clientes está sendo chamada de pedacinho do Nubank. Esse nome faz muito sentido, já que uma ação é realmente o pedaço de um negócio.

Para receber o seu pedacinho, você precisa ter uma conta no Nubank. Sendo que existe um prazo máximo para que novos clientes abram uma conta e recebam seu pedacinho.

Com a conta já aberta, basta entrar no aplicativo. Na tela inicial terá uma chamada te perguntando se você quer ser sócio do Nubank. Ao clicar, você irá assistir a um vídeo explicativo sobre as ações que serão distribuídas.

Depois disso, basta ler os termos e condições para que você saiba em detalhes como será essa distribuição de ações. Se você estiver de acordo com os termos, basta aceitar o seu pedacinho e digitar sua senha de 4 dígitos.

Vale a pena receber as ações grátis do Nubank?

Um detalhe importante sobre as ações grátis do Nubank é que os brasileiros vão receber na verdade BDRs. Em resumo, os BDRs representam as ações negociadas no exterior.

O Nubank vai distribuir BDRs por que ele vai abrir o capital no exterior. Logo, os BDRs representam no Brasil as ações que estão listadas nos EUA.

Outro critério para receber o BDR é que o cliente tenha uma conta ativa nos últimos 30 dias e não pode estar inadimplente. Sendo assim, as pessoas que criarem a conta apenas para receber um pedacinho, não vão conseguir.

Além disso, não são todos os clientes que irão receber. Como consta no regulamento do Nubank, existe um limite de BDRs disponíveis.

Posso vender as ações grátis do Nubank?

Talvez você esteja se perguntando se você pode vender o seu pedacinho. Se você vai ganhar o BDR de graça, porque não vender e ficar com o lucro?

Na verdade você poderá sim vender. No entanto, isso não poderá ser feito antes do prazo de 12 meses, que é o tempo de duração do programa Nu Sócios.

Portanto, durante esse período você pode apenas acompanhar as variações do preço da ação, mas não pode fazer movimentações.

Após os 12 meses, o cliente tem duas opções: vender ou manter. Vale destacar que se você decidir vender, você terá que pagar imposto.

Isso porque os BDRs não são isentos de Imposto de Renda (IR). Desse modo, é preciso pagar imposto em caso de venda com lucro.

Vale a pena receber as ações grátis do Nubank?

Uma questão importante é que ao receber o BDR, você passa a ter a obrigação de declarar isso no seu imposto de renda. Você não terá que pagar nada por isso, mas é preciso declarar.

Outro ponto importante é que apesar de se tornar sócio do Nubank, você não tem responsabilidades financeiras com ele. Ou seja, se o banco tiver dívidas ou algo do tipo, você não tem que arcar com nada.

O que pode acontecer é as ações do Nubank se desvalorizarem e o seu pedacinho também se desvalorizar. Porém, como você não gastou dinheiro para comprar as ações, você não terá de fato perdido nada.

Vale a pena receber as ações grátis do Nubank?

As ações grátis do Nubank é uma estratégia para que a empresa aumente o número de clientes. Essa estratégia também aumenta o interesse no IPO da empresa.

Além disso, como uma pessoa terá um BDR, ela pode acabar comprando outros BDRs após a abertura. Nesse sentido, essa é uma estratégia positiva tanto para o Nubank, quanto para os clientes.

Afinal de contas, o Nubank aumenta sua base de clientes. Já os clientes ganham ações de graça e ainda podem se interessar em investir nos diversos ativos do mercado.

Para as pessoas que já tinham conta no Nubank, pode ser interessante se tornar sócio da empresa. Já para as pessoas que não tinham conta antes, não faz muito sentido abrir uma conta só para isso.

Enfim, assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha, para saber o que ele pensa sobre as ações grátis do Nubank.

E aí, você vai se tornar sócio do Nubank? Então não deixe de conferir como funciona o Cartão de crédito Nubank: como funciona e como aumentar o limite

Fonte: Roteiro de Raul Sena.