Investir na Bolsa de Valores não te deixa rico


Muitos investidores iniciantes acreditam que vão enriquecer com a bolsa de valores. Mas a verdade é que bolsa de valores não te deixa rico.

A bolsa funciona como um potencializador do seu patrimônio. Ou seja, ao aplicar em boas empresas, o patrimônio pode subir. Entretanto, primeiro você precisa ter de onde tirar o dinheiro para investir.

Lembrando que este é um texto opinativo. Dessa forma, você não deve considerá-lo como uma indicação de investimentos.

Bolsa de Valores não te deixa rico

O ano de 2021 foi um ano bem positivo para o mercado brasileiro. Recentemente a bolsa está em queda. Mas este é um ótimo momento para comprar ações de boas empresas por preços baixos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Aqui cabe um adendo. É importante que você sempre tenha em mente a diferença entre preço e valor. O preço é a cotação da ação. Ou seja, é o quanto você irá pagar por ela.

convite
Aprenda a investir gratuitamente com Raul Sena

Por outro lado, o valor está relacionado com a atuação da empresa e os seus indicadores. Portanto, quando a bolsa está em queda, é um bom momento para comprar ações baratas de empresas com alto valor.

Além disso, 2021 foi marcado por um grande número de novos investidores na bolsa. Sendo assim, muitos investidores entraram na bolsa em um bom momento, onde ações de boas empresas estavam com preços baixos.

No entanto, existe um problema com a entrada de tantas pessoas na bolsa. O problema é que a bolsa de valores está sendo vendida de uma forma equivocada para essas pessoas.

Em outras palavras, muitas pessoas estão entrando na bolsa com a esperança de ganharem dinheiro. Basicamente, elas acreditam que a bolsa vai deixá-las ricas.

Investir na Bolsa de Valores não te deixa rico

Contudo, o mercado financeiro não deve ser visto como um meio de vida. A menos que você trabalhe como analista de investimento, por exemplo.

Mesmo em casos como este, você vai ganhar dinheiro com o seu trabalho e não investindo. Muitas pessoas pensam que day trade é uma forma de viver da bolsa e ficar rico. Mas o fato é que a maior parte dos traders fica no prejuízo.

Dessa maneira, se você está em uma situação financeira complicada ou quer enriquecer rápido, a bolsa não é a solução.

Para que serve a bolsa de valores?

Se a bolsa não vai te enriquecer, talvez você esteja se perguntando para que serve a bolsa. Em resumo, ela serve para te ajudar a construir patrimônio.

Nesse sentido, você precisa primeiro ter uma fonte de renda. Depois disso, basta poupar e investir em boas empresas.

No longo prazo, essa aplicação pode dar bons retornos que irão contribuir com a construção do seu patrimônio. Vale destacar que se você deixar seu dinheiro no banco, você terá um retorno muito baixo.

Porém, ao colocar esse dinheiro em ativos de renda fixa e variável, você pode ter um retorno muito maior, que irá contribuir muito na construção do seu patrimônio.

Além disso, se você deixar esse dinheiro no banco ou em casa, você vai perdendo poder de compra para a inflação. No fim das contas, a bolsa é uma das melhores opções para construção de patrimônio no longo prazo.

Investir na Bolsa de Valores não te deixa rico

Esse é um detalhe importante: longo prazo. Não adianta achar que você é um investidor muito bom e que vai comprar na baixa, vender na alta e ter muitos lucros.

Na prática, as pessoas com este tipo de pensamento costumam perder dinheiro. Desse modo, não acredite nas pessoas que dizem que a bolsa é a solução para os seus problemas e vai te deixar rico.

Ao invés disso, tenha uma fonte de renda e invista com foco no longo prazo para a construção do seu patrimônio. Quanto mais você investir em boas empresas, maiores são as chances de bons resultados, sempre no longo prazo.

Como investir?

O primeiro passo para investir é ter foco no longo prazo e entender que a bolsa valores não deixa rico. Agora para você aprender a investir na prática, uma boa opção é recorrer a livros e cursos.

Nos livros você pode adquirir um conhecimento mais teórico sobre o assunto. Já nos cursos, você pode aprender na prática.

Por exemplo, na escola de investimentos A Única Verdade Possível do Raul Sena, o Investidor Sardinha, você aprende a investir desde ativos de renda fixa, até ativos internacionais.

Sendo que em seu curso Raul Sena fala sobre investimentos com foco no longo prazo e sobre a bolsa ser uma forma de construir o seu patrimônio.

Atenção: muito cuidado com cursos de investimentos vendidos por aí que prometem que você vai ganhar muito dinheiro investindo. Ao invés disso, opte por cursos confiáveis.

Enfim, para saber mais sobre A Única Verdade Possível, assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha:

Agora que você sabe que bolsa não vai te enriquecer, leia também: Os sete melhores investimentos para iniciantes

Fonte: Roteiro de Raul Sena

Procurando uma boa oportunidade de compra? Nos dias 19 e 20 de julho vamos mostrar as ações mais baratas do mercado. Cadastre-se grátis!


Conte-nos a sua opinião...