Como criar e atingir metas financeiras para 2023?


Saber como criar e atingir metas é essencial para quem deseja alcançar objetivos financeiros. 

Por causa da sua importância, as metas devem ser claras, mensuráveis, realizáveis e com prazos bem definidos. Além disso, para conseguir realizar as metas, é preciso se organizar financeiramente e criar um planejamento. Para que você consiga fazer tudo isso de forma fácil, criamos um texto cheio de dicas.

O que são metas financeiras?

Muitas pessoas confundem objetivos, sonhos e metas. Mas os três termos possuem significados bem diferentes. Primeiramente, as metas são como passos que, ao serem realizados, te colocam mais próximo da realização dos seus objetivos. Isso significa que não adianta criar metas do nada.

Portanto, primeiro você precisa definir um objetivo para depois estabelecer as metas, que são os passos para chegar até ele. Vamos supor que o seu objetivo é perder 10kg em 1 ano. Logo, você pode definir metas como:

  • Seguir as recomendações da nutricionista;
  • Malhar 6 dias por semana durante 1 hora;
  • Beber 2 litros de água por dia.

Se você apenas sonhar em perder 10 kg, provavelmente não vai perder os 10 kg. Mas, ao transformar esse sonho em objetivos e seguir as metas, você pode de fato perder os 10 kg. Ou seja, é preciso diferenciar objetivo de sonho.

Por exemplo, pensar que gostaria de ser rico é um sonho. Basicamente, se você deseja algo, mas não está fazendo nada para alcançá-lo, então ele é um sonho. E continua como um sonho, talvez até muito distante. Já o objetivo é algo que você quer e age para atingir.

A diferença entre sonho e objetivo é que o sonho fica só na vontade e você não toma nenhuma atitude. Já o objetivo é algo que te faz criar estratégias e metas para atingir. É por isso que os objetivos são atingíveis e os sonhos são mais difíceis de serem realizados. O que você pode fazer para realizar seus sonhos é transformá-los em objetivos.

15 dicas de como criar e atingir metas financeiras em 2023

Confira abaixo o passa a passo para que você saiba como criar e atingir metas:

1- A definição de objetivos e metas

O primeiro passo para definir um objetivo é saber se ele é possível de ser atingido. Ser um objetivo alcançável é muito importante, pois isso significa que as chances de realizá-lo são maiores.

Se você definir um objetivo que é impossível, é provável que desista no meio do caminho. Com isso, você pode ficar frustrado e piorar a situação que queria resolver. Além disso, ao definir suas metas e objetivos, é essencial estabelecer metas que você pode começar a trabalhar hoje.

Ao estabelecer metas que só poderão ser cumpridas lá para frente, as chances de que você falhe são maiores. Ao definir seus objetivos, não deixe, também, de estabelecer as suas prioridades. Isso é importante para que você saiba onde focar as suas energias e, com isso, aumente as chances de realizar seus objetivos.

Afinal de contas, sempre surgem novas coisas para fazer no dia a dia. Entretanto, se tiver prioridades, você vai poder dizer não para algumas coisas. Lembrando que as suas prioridades devem ser poucas. Não dá para ter foco em tudo. É preciso definir algumas poucas coisas para se dedicar à elas.

Uma dica é definir apenas 1 ou 2 grandes objetivos por ano, que serão as suas prioridades. Desse modo, você consegue focar melhor na realização dos seus objetivos.

2- Como criar e atingir metas: Método Smart

Agora que você sabe como definir objetivos e metas, vamos falar sobre como tirar suas metas do papel em 2023. Uma forma de fazer isso é usar o método smart. Este método é muito usado por empresas, mas pode ser usado por pessoas também. A ideia é definir metas que sejam:

  • Específicas: Em vez de pensar em ideias vagas e abstratas, tenha objetivos certos e claros em mente.
  • Mensuráveis: Não dá para alcançar uma meta sem acompanhá-la de perto, então, certifique-se de que seja possível medir o seu progresso ao buscar a meta;
  • Alcançáveis: É importante que você seja realista e saiba o que terá condições de realizar;
  • Relevantes: Ao cumprir essa meta a sua vida vai mudar? 
  • Temporais: Qual o prazo para concluir a sua meta? Sem isso, fica mais fácil “empurrar com a barriga” e deixar as tarefas mais complicadas para depois.

Uma dica para aumentar as chances de realizar seus objetivos é quebrar os objetivos em metas menores. Nesse sentido, é preciso que, ao cumprir todas as suas metas, você atinja seu objetivo. Além disso, não adianta estabelecer uma ou duas grandes metas. É interessante definir pequenas metas que vão sendo realizadas aos poucos.

3- Plano de ação

Para criar e atingir metas é preciso também montar um plano de ação. Ele serve para que você tenha um direcionamento do que precisa ser feito para que o seu objetivo seja realizado.

Por exemplo, vamos supor que você tenha por objetivo dobrar a quantidade de clientes da sua empresa. É uma ótima meta, sem dúvida, mas só com ela você não tem nem noção de como fazer isso.

Montar um plano de ação envolve decidir que estratégias de marketing usar, como pretende melhorar os processos de vendas, o atendimento, o produto e outros aspectos do negócio para garantir que a clientela dobre.

Por fim, não deixe de acompanhar o progresso das metas. Isso serve para que você faça os ajustes necessários e aumente suas chances de realizar seus objetivos.

Leia também: Primeiro milhão – 7 passos para conseguir e o que vem depois

4- Cuidado com os cortes de gastos

Para criar e atingir metas, geralmente é preciso fazer alguns cortes de gastos para economizar dinheiro. No entanto, é preciso ter cuidado com esses cortes, para que você não fique sem alternativas de lazer. Ou seja, é preciso fazer cortes de gastos, mas não a ponto de cortar todos os gastos com lazer.

Isso é importante porque, sem lazer, você pode ficar frustrado e gastar por impulso, o que pode atrapalhar a atingir suas metas.

5- Como criar e atingir metas: Fale sobre dinheiro

Falar sobre dinheiro é um verdadeiro tabu para muitas pessoas, mas não deveria ser. É preciso conversar sobre dinheiro e buscar formas de aprender mais sobre o assunto. Nesse processo, não tenha medo de fazer perguntas e aprender com quem sabe mais do que você.

6- Objetivo: acabar com as dívidas

Se organize para acabar com todas as suas dívidas, se preciso, renegocie. Quitar as dívidas é essencial para atingir objetivos financeiros, pois muitas dívidas contam com juros altos que atrapalham seu orçamento. Inclusive, se você estiver muito endividado, acabar com as dívidas pode ser um objetivo ou meta para 2023.

7- Crie o hábito de poupar

Gastar menos do que ganha e poupar uma parte da renda mensal é essencial para realizar objetivos e metas financeiras. O ideal é que você crie o hábito de poupar, guardando uma parte do seu salário todos os meses. A dica é separar o valor que vai ser poupado antes de fazer outras coisas.

Não deixe para guardar apenas se sobrar dinheiro, pois a probabilidade é que não sobre. Com isso, você acaba não guardando dinheiro nenhum.

8- Como criar e atingir metas: Organização financeira

Organizar as finanças é essencial não apenas para quem deseja realizar um objetivo ou meta financeira, mas também para quem deseja ter uma vida financeira mais tranquila. Para se organizar é preciso fazer um levantamento de quais são suas rendas e despesas.

Uma boa forma de fazer isso é passar um mês inteiro anotando todos os seus gastos. No final do mês, você poderá identificar para onde está indo o seu dinheiro

9- Planejamento financeiro

Com base no que você definiu com a organização das suas finanças, defina agora um planejamento financeiro com foco nos seus objetivos. Por exemplo, se na organização financeira você identificou muitos gastos supérfluos, no planejamento seria bacana definir cortes de gastos.

10- Compartilhe seus planos

Se os seus planos envolvem outras pessoas, é essencial que você compartilhe seus objetivos com essas pessoas. Por exemplo, se o objetivo é fazer a primeira viagem internacional em família, é preciso que toda a família saiba desse objetivo e quais são as metas que todos precisam cumprir para que ele seja atingido.

11- Não se esqueça das suas metas

Para criar e atingir metas você não pode se esquecer dos objetivos e respectivas metas que foram definidas. Sendo assim, deixe suas metas em um local bem visível, para que não se esqueça de cumpri-las. Por exemplo, você pode colocar fotos do seu objetivo na tela do computador ou do celular.

12- Prazos

Um objetivo deve ter uma data para ser realizado. Da mesma forma, você precisa definir prazos para que as metas sejam cumpridas, possibilitando a realização do objetivo na data desejada. Simplificando: tenha prazos tanto para seus objetivos, quanto para as suas metas. As metas podem ser de:

  • Curto prazo: são as metas a serem realizadas no máximo em 2 anos.
  • Médio prazo: metas que devem ser cumpridas de 2 a 5 anos.
  • Longo prazo: metas acima de 5 anos.

13- Comemore cada meta atingida

Cada meta que atingir, mesmo que for pequena, merece uma comemoração. Ao comemorar as pequenas vitórias, você se sentirá mais motivado para cumprir as outras metas.

14- Reveja suas metas

Conforme você for cumprindo as metas, analise se as próximas metas fazem sentido ou se devem ser alteradas de alguma forma. Essa revisão é importante para corrigir possíveis erros no seu planejamento e se adequar a possíveis mudanças que podem ocorrer na sua vida com o passar do tempo.

15- Invista para atingir metas

Por fim, não deixe de investir o dinheiro que você poupar para realizar os seus objetivos. Isso é importante porque, enquanto você não usa o dinheiro, ele pode render juros. Se você deixar esse dinheiro em casa ele não vai render nada, na verdade vai apenas perder poder de compra por causa da inflação.

Mas se investir esse dinheiro, ele pode render. A dica ao investir é procurar por títulos com vencimento equivalente ao prazo de realização dos seus objetivos. Assim, você consegue acessar o dinheiro quando for realizar seu objetivo. Além disso, não deixe de respeitar seu perfil de investidor.

Exemplos de metas para 2023

Alguns exemplos de boas metas para 2023 são:

1- Gastar menos

Boa parte dos brasileiros gasta mais do que recebe e acaba se endividando. É por isso que a meta de gastar menos é uma das mais populares. A dica para gastar menos é ter uma boa organização financeira.

2- Ganhar mais

Outra meta bem popular entre os brasileiros é ganhar mais, seja por meio de uma promoção no emprego ou conseguindo outro emprego.

4- Ter uma renda extra

Existem muitas opções de renda extra que você pode colocar em prática em 2023. Uma das vantagens da renda extra é que você pode usar esse dinheiro para investir com foco na realização do seu objetivo. Outra opção é usar essa renda para quitar as dívidas.

3- Poupar e investir

Poupar uma parte do salário e começar a investir é uma boa meta. Isso porque, ao investir, você faz o seu dinheiro render e consegue construir um patrimônio no longo prazo. Quanto antes você começar a investir melhor, mesmo que seja um valor pequeno.

4- Criar um reserva de emergência

Em resumo, uma reserva de emergência é uma quantia que deve ser usada apenas para lidar com imprevistos. É essa reserva que vai te dar tranquilidade financeira, pois se algo acontecer, você terá dinheiro para lidar. Geralmente, a reserva corresponde a 6 meses dos seus gastos mensais, mas pode ser maior.

5- Aprender a dizer não

Muitas pessoas têm dificuldade em dizer não. Isso pode ser prejudicial em vários aspectos da vida, inclusive nas finanças. Por exemplo, você pode ter dificuldade para dizer não para uma vendedora quando ela te fala que alguns produtos estão em promoção. Com isso, você pode acabar gastando mais por impulso.

6- Evitar gastos desnecessários

Os gastos desnecessários são o motivo de muitas pessoas não conseguirem gastar menos do que ganham. Se organizar e ter um controle financeiro para gastar apenas o planejado é essencial para manter a saúde financeira em dias.

7- Melhorar a saúde financeira

Por fim, uma meta muito comum é a de melhorar a saúde financeira. Na verdade, dependendo de como está a sua saúde financeira, isso deve ser um objetivo e não uma meta. Melhorar a saúde financeira envolve vários aspectos, tais como:

  • Criar uma reserva de emergência
  • Controle financeiro
  • Evitar o parcelamento de compras
  • Quitar as dívidas
  • Evitar compras por impulso
  • Evitar o uso do cheque especial

Além disso, alguns novos hábitos podem te ajudar em 2022: hábitos milionários, hábitos para ganhar mais dinheiro, e qual a diferença entre Rico vs Pobre: importantes diferenças entre mentalidades

Fonte: Roteiro de Raul Sena, Nubank, Super digital, Emprestimo sim, Tenda.

Conte-nos a sua opinião...