Como criar e atingir metas para 2022?


Todo começo de ano é a mesma coisa: um monte de gente cria metas. O problema é que muitas dessas pessoas não cumprem as metas. Pensando nisso, neste texto iremos te ensinar como criar e atingir metas.

Um dos grandes motivos que fazem com que muitas pessoas não batam suas metas, é que elas não têm objetivos. Elas têm sonhos. Neste texto você vai aprender a diferença e como transformar sonho em objetivo.

Lembrando que este é um texto opinativo. Sendo assim, você não deve considerá-lo como uma indicação de investimentos ou do que fazer com a sua vida financeira.

Como criar e atingir metas em 2022?

Confira abaixo o passa a passo para que você saiba como criar e atingir metas:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

1- Diferença entre sonho, objetivo e meta

O primeiro passo para que você deixe de quebrar metas, é entender a diferença entre sonho, objetivo e meta. Entender essas diferenças é importante para que você crie metas de forma correta.

O sonho é algo que você tem vontade. Ou seja, é algo que você pensa sobre e que está no campo das ideias. Por exemplo, pensar que você gostaria de ser rico, é um sonho.

convite
Aprenda a investir gratuitamente com Raul Sena

Basicamente, se você deseja algo, mas não está fazendo nada para alcançá-lo, então ele é um sonho. Já o objetivo é algo que você quer e age para atingir.

A diferença entre sonho e objetivo é que o sonho você fica na vontade e não toma nenhuma atitude. Já o objetivo é algo que você cria estratégias e metas para atingir.

É por isso que os objetivos são atingíveis e os sonhos são mais difíceis de serem realizados. O que você pode fazer para realizar seus sonhos, é transformá-los em objetivos.

como criar e atingir metas

Por fim, temos as metas. Em resumo, as metas são como passos que ao serem realizados, te coloca mais próximo da realização dos seus objetivos. Isso significa que não adianta criar metas do nada.

Você tem que primeiro ter um objetivo. Depois de definir o objetivo, você estabelece os passos para chegar até ele. Vamos supor que o seu objetivo é perder 10kg em 1 ano. Logo, você pode definir metas como:

  • Seguir as recomendações da nutricionista;
  • Malhar 6 dias por semana durante 1 hora;
  • Beber 2 litros de água por dia.

Se você apenas sonhar em perder 10 kg, você provavelmente não vai perder. Mas ao transformar esse sonho em objetivos e seguir as metas, você pode de fato perder os 10 kg.

2- Como definir objetivos e metas

Agora que você sabe a importância de ter objetivos, vamos te ensinar como definir seus objetivos. Com isso, você poderá, inclusive, transformar sonhos em objetivos.

O primeiro passo para definir um objetivo, é saber se ele é possível de ser atingido. Ser um objetivo alcançável é muito importante, pois isso significa que as chances de você realizá-lo são maiores.

Se você definir um objetivo que é impossível, é provável que você desista no meio do caminho. Com isso você pode ficar frustrado e piorar a situação que você queria resolver.

Além disso, ao definir suas metas e objetivos, é essencial que você estabeleça metas que você pode começar a trabalhar hoje.

Se você estabelece metas que só poderão ser cumpridas lá para frente, as chances de que você não cumpra são maiores.

Ao definir seus objetivos, não deixa de estabelecer as suas prioridades. Isso é importante para que você saiba onde focar as suas energias e com isso aumente as chances de realizar seus objetivos.

Afinal de contas, sempre surgem coisas para fazermos no dia a dia. Entretanto, se você tiver prioridades, você vai poder dizer não para certas coisas, e focar nas prioridades.

Lembrando que as suas prioridades devem ser poucas. Não dá para ter foco em tudo. Você precisa definir algumas poucas coisas para se dedicar à elas.

Uma dica é definir apenas 1 ou 2 grandes objetivos por ano, que serão as suas prioridades. Desse modo, você consegue focar melhor na realização dos seus objetivos.

3- Método Smart

Agora que você sabe como definir objetivos e metas, vamos falar sobre como tirar suas metas do papel em 2022. Uma forma de fazer isso, é usar o método smart.

Este método é muito usado por empresas, mas pode ser usado por pessoas também. A ideia é definir metas que sejam:

  • Específicas: Em vez de pensar em ideias vagas e abstratas, tenha objetivos certos e claros em mente.
  • Mensuráveis: Não dá para alcançar uma meta sem acompanhá-la de perto, então, certifique-se de que seja possível medir o seu progresso ao buscar a meta;
  • Alcançáveis: É importante que você seja realista e saiba o que terá condições de realizar;
  • Relevantes: Ao cumprir essa meta a sua vida vai mudar? 
  • Temporais: Qual o prazo para concluir a sua meta? Sem isso, fica mais fácil “empurrar com a barriga” e deixar as tarefas mais complicadas para depois.

como criar e atingir metas

Uma dica para aumentar as chances de realizar seus objetivos, é quebrar os objetivos em metas menores. Você já sabe que as metas são passos para alcançar os objetivos.

Nesse sentido, é preciso que ao cumprir todas as suas metas, você atinja seu objetivo. Além disso, não adianta estabelecer uma ou duas grandes metas. É interessante definir pequenas metas que vão sendo realizadas aos poucos.

4- Plano de ação

Para criar e atingir metas, você precisa também de montar um plano de ação. Ele serve para que você tenha um direcionamento do que precisa ser feito para que o seu objetivo seja realizado.

Por exemplo, vamos supor que você tenha por objetivo dobrar a quantidade de clientes da sua empresa. É uma ótima meta, sem dúvida, mas só com ela você não tem nem noção de como fazer isso.

Montar um plano de ação envolve decidir que estratégias de marketing vai usar, como pretende melhorar os processos de vendas, o atendimento, o produto e outros aspectos do negócio para garantir que a clientela dobre.

Por fim, não deixe de acompanhar o progresso das metas. Isso serve para que você faça os ajustes necessários e aumente suas chances de realizar seus objetivos.

Para entender mais sobre como montar um plano de ação e acompanhar o progresso, assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha:

Enfim, gostou de aprender como criar e atingir metas? Então aproveite para ler alguns textos que podem te ajudar a cumprir seus objetivos: pensamento de rico, psicologia do dinheiro, como economizar, primeiro milhão, como juntar dinheiro e como ficar milionário.

Além disso, alguns novos hábitos podem te ajudar em 2022: hábitos milionários, hábitos para ganhar mais dinheiro, e qual a diferença entre Rico vs Pobre: importantes diferenças entre mentalidades

Fonte: Roteiro de Raul Sena

Procurando uma boa oportunidade de compra? Nos dias 19 e 20 de julho vamos mostrar as ações mais baratas do mercado. Cadastre-se grátis!


Conte-nos a sua opinião...