Como investir melhor? Seis dicas para obter melhores rendimentos

23 de abril de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 10 seg


Para investir melhor é preciso, sobretudo, conhecer sobre o mundo dos investimentos. Por meio do conhecimento sobre termos e indexadores importantes, é possível investir de forma estratégica e obter bons rendimentos. 

Outra dica é conhecer o seu perfil de investidor e aplicar somente nos ativos que estão de acordo com ele, assim você, provavelmente, terá retornos mais interessantes.

Também é essencial diversificar a carteira de investimentos. Sendo que, ao aplicar em diferentes tipos de ativos, você está reduzindo os seus riscos e aumentando o potencial de rendimento.

Como investir melhor?

Confira algumas dicas para que você possa investir melhor e obter rendimentos mais altos:

1- Conhecimento

Obter conhecimento sobre o mundo dos investimentos é o primeiro passo para que você possa aplicar melhor. Para isso, você pode recorrer a livros e cursos. Assim, através de livros, como O Investidor Inteligente e Ações Comuns Lucros Extraordinários, você pode aprender algumas estratégias de investimento. 

Como investir melhor? Seis dicas para obter melhores rendimentos

Rico

Em contrapartida, com cursos como A Única Verdade Possível, você poderá aprender na prática como investir melhor em ativos de renda fixa, variável e no exterior. Sendo que, por meio da Única Verdade Possível,  você saberá detalhadamente como funciona na prática diversas temáticas, como, por exemplo:

Diferenças entre renda fixa e variável

 Na renda fixa, o investidor já sabe, no momento da aplicação, quais serão as regras de rendimento do ativo. Além disso, a renda fixa conta com aplicações mais seguras, já que boa parte dos ativos possui a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC)

Por outro lado, a renda variável não conta com nenhum tipo de garantia e o investidor pode ter prejuízos. Por isso, é essencial ter conhecimento sobre o funcionamento do mercado e analisar os ativos antes de investir neles.

Yahoo

IPCA

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é um indicador de inflação do Brasil. A inflação, por sua vez, é o excesso de dinheiro em circulação na economia, que resulta na alta generalizada dos preços de bens e serviços. O IPCA é usado também como indexador em alguns ativos de renda fixa, o que garante ganho real com a aplicação.

Selic

O Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) é a taxa base de juros da economia brasileira. Isso significa que ela serve de referência para as demais taxas de juros do mercado. Ela é definida a cada 45 dias pelo Comitê de Política Monetária (COPOM) e está diretamente relacionada ao controle da inflação. 

CDI

O Certificado de Depósito Interbancário (CDI) é uma taxa de juros usada como indexador para vários tipos de ativos de renda fixa e até mesmo como benchmark para alguns tipos de fundos de investimentos.

Como investir melhor? Seis dicas para obter melhores rendimentos

Fdr

Juros compostos

Os juros compostos são os juros sobre juros. Ou seja, sempre que os juros de uma aplicação são calculados, considera-se a quantia atual e não o valor inicialmente aplicado.

2- Diversifique para investir melhor

Diversificar entre os diversos tipos de ativos de renda fixa e variável é uma maneira de reduzir os riscos da carteira e potencializar os rendimentos. Algumas opções para diversificar sua carteira são:

  • Ações: As ações são pequenas frações de uma empresa negociados na bolsa de valores brasileira. Ao diversificar entre ações, lembre-se de diversificar não apenas entre setores, mas também entre empresas.
  • Criptomoedas: Dependendo dos seus objetivos e perfil de investidor, as criptomoedas podem ser uma boa opção para diversificação.
  • Investir no exterior: Aplicar no exterior é uma boa maneira de diversificar e proteger parte da sua carteira contra as oscilações da economia nacional.
  • Fundos imobiliários: Os fundos imobiliários são vantajosos para quem deseja obter renda passiva, já que eles distribuem proventos mensalmente.
Como investir melhor? Seis dicas para obter melhores rendimentos

Canal solar

3- Perfil de investidor

Respeitar o perfil de investidor é essencial para quem deseja investir melhor. Em síntese, o perfil de investidor mede o grau de risco que você aceita correr em suas aplicações. Nesse sentido, quando você aplica somente em ativos de acordo com o seu perfil, as chances de obter melhores rendimentos são mais altas.

Por exemplo, se você é um investidor conservador e decide aplicar em ativos arriscados, as probabilidade de você sair da posição no momento errado e ter prejuízos é maior. Portanto, respeite seu perfil e escolha as melhores opções de aplicação de acordo com sua tolerância ao risco.

4- Custos

Ao investir, considere quais serão os custos com taxas e Imposto de Renda (IR). Os custos são essenciais para quem deseja obter maiores rendimentos, pois eles podem comprometer bastante a sua rentabilidade. 

Como investir melhor? Seis dicas para obter melhores rendimentos

Soderbi

5- Liquidez para investir melhor

A liquidez é a facilidade com o investidor consegue resgatar o dinheiro aplicado. Dessa maneira, os ativos com alta liquidez são aqueles que podem ser facilmente resgatados. Em contrapartida, os ativos com baixa liquidez não podem ser resgatados antes do investimento ou resultam em prejuízo caso sejam resgatados antecipadamente. 

A escolha da melhor liquidez depende dos seus objetivos com a aplicação. Essa relação é importante, pois ativos com baixa liquidez geralmente oferecem rendimentos superiores aos ativos com alta liquidez. Logo, ao associar os prazos dos seus objetivos com a liquidez dos ativos, você consegue escolher os ativos com melhores retornos. 

6- Invista melhor com a iSaEx

Ao escolher uma corretora, analise as taxas cobradas, a qualidade do atendimento e o desempenho da plataforma. Com a iSaEx, você investe em ativos de renda fixa com corretagem zero.

Além disso, você conta com um suporte personalizado e acompanhamento para que você possa investir melhor. Para conhecer um pouco sobre as principais corretoras do mercado, veja o vídeo de Raul Sena:

Enfim, agora que você sabe como investir melhor, aproveite para aprender a fazer uma Alocação de ativos, o que é? Definição, classes de ativos e como fazer

Fontes: Genial investimentos, Onze e Money times

Imagens: Conube, Rico, Fdr, Canal solar, Yahoo e Soderbi