Por que a gasolina está tão cara? Como ganhar dinheiro com isso?

21 de março de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 34 seg


Se você tem um carro ou moto, já deve ter sentido no bolso os efeitos da alta da gasolina. Com os aumentos recentes, as pessoas estão se questionando o por que a gasolina está tão cara. É isso o que vou te contar no texto de hoje.

Por que a gasolina está tão cara?

Em 2021, o preço da gasolina e do diesel subiram mais de 50% em reais. Na mesma época, o petróleo do tipo brent, tinha subido 70% em dólar.

Ou seja, a nossa alta na gasolina foi até menor do que a alta que o petróleo teve. Por fim, em 2022 nós ainda estamos em março, mas já tivemos uma alta de 40% no preço do petróleo.

Talvez você esteja pensando que o motivo do aumento do preço da gasolina é a subida do preço do petróleo. Afinal de contas, o petróleo é a matéria-prima para a produção de gasolina e diesel. Mas isso é só a ponta do iceberg.

O Brasil nem sempre calculou o preço da gasolina como ele calcula agora. Sendo assim, vários mecanismos já foram usados na tentativa de controlar o preço da gasolina.

Inclusive, vários presidenciáveis estão apresentando diferentes possíveis soluções para lidar com este aumento. Por exemplo, o Ciro Gomes diz que no mandato do Temer foi feito o PPI – Preço de Paridade Internacional.

Desse modo, para ele a solução é deixarmos de usar o PPI, calcularmos tudo em real e acrescentarmos uma margem de lucro.

Por outro lado, o Lula diz que a Petrobras não foi feita para dar lucro. Provavelmente, se ele for eleito, ele deve tentar resolver isso na base da canetada.

Enfim, vários políticos estão culpando o PPI. Até porque, estamos entrando em período eleitoral e o aumento no preço dos combustíveis é um problema bem grave que os políticos querem evitar.

Preço da gasolina e do diesel no Brasil

O Brasil é autossuficiente em petróleo. No entanto, nós não somos autossuficientes em gasolina e diesel. O Brasil não produz a quantidade de gasolina que a gente utiliza.

No Brasil são produzidos 2,9 milhões de barris de petróleo por dia. Se essa quantia fosse refinada, seria suficiente para termos gasolina e diesel com preços muito melhores.

Importação

Extrair petróleo e transformá-lo em gasolina e diesel são processos bem diferentes. As refinarias brasileiras não têm a capacidade de produzir a quantidade de gasolina e diesel que a gente precisa.

Dessa forma, o Brasil ainda importa muita gasolina e diesel. Ou seja, a Petrobras compra gasolina e diesel e revende no Brasil.

Isso significa que ela pega o real, converte para dólares, compra gasolina e vende no Brasil. A questão é: se ela compra em dólares, como ela vai poder vender só em reais? É por isso que a Petrobras pratica o PPI.

No fim das contas, ela acaba cobrando por toda a gasolina (a dela e a importada) o preço de importação.

Contudo, o preço da gasolina e do diesel subiram muito no exterior. Ao mesmo tempo, o real passou por uma desvalorização. Logo, esses dois fatores impactaram no preço que a Petrobras pagava na gasolina lá fora.

Já em 2022 o real não estava se desvalorizando, mas o preço da gasolina subiu bastante no exterior. Portanto, se a Petrobras está pagando caro no exterior, não faz sentido ela vender por um preço baixo no Brasil.

Além da Petrobras, existem também outras empresas que importam gasolina. Se elas vendessem a gasolina abaixo do valor que elas compraram, elas teriam prejuízo e com o tempo, poderiam quebrar.

Se essas empresas quebrarem, nós não teríamos gasolina suficiente no Brasil, já que a Petrobras não consegue importar toda a gasolina que o Brasil usa. Entendeu o quanto a questão do preço da gasolina é complexa?

Como resolver o problema?

A Petrobras é dona de 13 das 17 refinarias do Brasil. Sendo que, no total, 98% do petróleo refinado no Brasil é da Petrobras. Talvez você esteja pensando que a melhor solução é definir o preço que a gasolina deve custar.

Mas as outras empresas podem sair muito prejudicadas, já que elas são menores que a Petrobras e têm custos de produção diferentes.

Além disso, a definição de preço pode causar um desestímulo à criação de novas refinarias. Isso porque, as empresas não iriam querer abrir uma refinaria em um país onde elas não têm nenhum controle em relação ao preço.

Para você ter uma ideia, durante o governo Dilma, o PPI não era usado. Nessa época, a Petrobras teve que vender gasolina por um preço mais baixo do que o preço de compra da gasolina no exterior.

Ou seja, a empresa comprava por um preço XX e tinha que vender por um preço X. O resultado disso foi que a Petrobras teve um prejuízo de cerca de 180 bilhões de reais.

É claro que ela só conseguiu ter um prejuízo desses e continuar operando porque é uma empresa estatal. Se ela fosse uma empresa privada, ela teria falido. Enfim, se a Petrobras congelasse os preços hoje, poderia acontecer de:

1- Faltar gasolina no Brasil. Isso porque, os outros importadores não iriam conseguir competir com os preços.

2- Quem comprou ações da empresa poderia ter prejuízo.

3- O preço da gasolina poderia baixar no começo. Mas a Petrobras iria ter um prejuízo muito grande e o dinheiro para manter a empresa funcionando teria que vir de outro local como, por exemplo, mais impostos.

Opção de solução

Agora você sabe o porquê a gasolina está tão cara e sabe que o problema é bem complexo e difícil de ser resolvido.

Uma das soluções apresentadas para esta questão, foram as sugestões de Helio Beltrão e Leandro Roque. As sugestões são:

1- A Petrobras adotaria uma regra onde o preço de venda da refinaria seria formado pela média móvel dos preços de contratos de gasolina no mercado internacional. Onde os reajustes seriam feitos por mês.

2- Voltar o PIS/COFINS para o que era antes.

3- Reduzir o ICMS estadual sobre os combustíveis.

4- Criação de um fundo de estabilização.

Como ganhar dinheiro com a gasolina cara

Se você está cansado de pagar gasolina cara, saiba que existe uma forma de você ganhar dinheiro com gasolina. Eu não estou falando de você abrir um posto de combustível.

Aqui eu estou falando da opção de comprar ações de empresas que atuam neste setor. Por exemplo, você pode comprar ações da Petrobras.

Com isso, você pode ganhar com a valorização das ações e pode ganhar com os dividendos. No entanto, vale lembrar que a Petrobras é uma empresa estatal.

Isso significa que os preços das suas ações são impactados pelas medidas tomadas pelo governo. É por isso que muitas pessoas não gostam de investir em empresas estatais.

Por outro lado, o fato de ser estatal também significa que a empresa não vai quebrar. Enfim, para entender melhor sobre o preço da gasolina e como ganhar dinheiro com isso, assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha:

Enfim, gostou de descobrir o por que a gasolina está tão cara? Então aproveite para conferir 7 dicas para atingir seu primeiro milhão

Fonte: Roteiro de Raul Sena.