Teoria das janelas quebradas x o maior erro dos investidores iniciantes

29 de março de 2022, por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Tempo de leitura médio: 5 min, 20 seg


A teoria das janelas quebradas está relacionada com a rentabilidade dos investidores. Sendo assim, conhecer essa teoria pode te ajudar a investir melhor e ter retornos mais altos.

Teoria das janelas quebradas

A teoria das janelas quebradas foi criada pelo cientista político James Q. Wilson e pelo psicólogo criminologista George Kelling.

Em resumo, os dois fizeram estudos com o intuito de entender a razão da criminalidade e do vandalismo em regiões periféricas nos EUA, no início da década de 1980.

Na época, eles chegaram a uma conclusão que tem a ver com janelas. Daí o nome teoria das janelas quebradas.

Para entender isso melhor, imagine que você está caminhando por uma rua com janelas em perfeito estado.

A tendência é que, se todas as janelas de um edifício estiverem perfeitas, ninguém sentirá vontade de destruí-las. Afinal, está tudo organizado e padronizado.

No entanto, o que acontece se você vê uma janela quebrada? Com uma só janela quebrada, sem conserto, a tendência é que as pessoas joguem pedras nas outras até que todas estejam igualmente quebradas.

Ou seja, em ambientes desorganizados, a tendência é que as pessoas continuem a desorganizar o espaço. Por outro lado, em ambientes organizados, as pessoas tendem a querer manter tudo em ordem.

Portanto, a teoria das janelas quebradas pode ser resumida assim:

  • Se uma janela de um edifício for quebrada e não receber logo o reparo, a tendência é de que joguem pedras nas outras janelas. Pode chegar ao ponto de ocuparem o edifício e destruí-lo.

Ou seja, a desordem que começou na janela só tende a se espalhar.

A descoberta de Wilson e Kelling se tornou livro em 1996: Fixing Broken Windows: Restoring Order and Reducing Crime in Our Communities – em português, “Consertando janelas quebradas: restaurando a ordem e reduzindo o crime em nossas comunidades”.

O princípio é muito simples: se você arrumar as janelas quebradas em uma comunidade, a tendência é reduzir a violência como um todo.

A teoria das janelas quebradas e os erros dos investidores

Talvez você esteja se perguntando qual é a relação entre a teoria das janelas quebradas e os investimentos. Acontece que, quando você começou a investir, provavelmente não tinha muito conhecimento sobre investimentos.

Apesar disso, você estava ansioso para começar a investir logo. Sendo assim, você passou a investir em qualquer lugar, sem saber direito o que estava fazendo. E este é o maior erro dos investidores.

Por exemplo, você pode ter investido nas ações mais comentadas naquele momento. Você pode, ainda, ter aplicado em criptos que estavam em alta, e por aí vai.

Com o passar do tempo, a sua carteira de investimentos se tornou uma grande bagunça e, hoje, ela não tem pé nem cabeça.

Qual é a tendência? Que você continue investindo de forma desordenada!

Ou seja, se você começou a investir sem estratégia, a tendência é que você continue investindo sem estratégia. Afinal de contas, já está uma bagunça mesmo, para que arrumar agora?

Portanto, podemos concluir que a teoria das janelas quebradas se aplica muito aos investimentos.

Afinal, quando uma carteira está arrumada (janela inteira) a tendência é que a pessoa continue a investir bem (mantenha a janela intacta).

Mas se a carteira está bagunçada (janela quebrada) a tendência é continuar investindo sem estratégia (terminar de quebrar tudo).

Como arrumar sua carteira de investimentos

Se a sua carteira de investimentos está uma bagunça, não se preocupe. Você pode arrumá-la.

Sendo que, para arrumar uma carteira, você não precisa vender todos os ativos e começar do zero.

Fazendo uma analogia com a janela, vender todos os ativos da sua carteira e comprar outros seria a mesma coisa de trocar toda a janela, quando, na verdade, ela só precisaria de alguns reparos.

Então, vamos lá, na prática, seguir o passo a passo para consertar sua carteira:

1- Reconheça

O 1º passo é reconhecer que a sua carteira está uma bagunça e estar disposto a mudar o seu comportamento ao investir.

2- Analise

O 2º passo é analisar pontos como:

  • Onde você investiu;
  • Qual valor você tem investido;
  • Por que você investiu nos ativos que estão na sua carteira.

A intenção é analisar o seu comportamento. Ou seja, o que te levou a montar uma carteira do jeito que você montou.

3- Estratégia

Defina qual é a sua estratégia. Aqui, no site Investidor Sardinha, tem um texto completo te ensinando a montar uma estratégia (acesse clicando AQUI).

Um dos pontos principais ao criar a sua estratégia, é levar em conta o seu objetivo ao investir.

Por exemplo, se a sua intenção é ter uma carteira de investimentos para gerar renda, então você pode investir em fundos imobiliários e ações de dividendos, por exemplo.

Por outro lado, se a intenção é construir patrimônio no longo prazo, você pode optar por ações de crescimento.

Além do objetivo, é essencial considerar também o seu perfil de investidor. É o seu perfil que vai indicar o nível de risco da sua carteira.

4- Arrumando a bagunça

Depois de definir a estratégia, confira quais ativos presentes na sua carteira estão condizentes com sua estratégia.

Logo, você poderá definir quais ativos manter, ou não, na carteira. Você pode vender alguns ativos e ficar apenas com os que fazem parte da estratégia.

Ou pode, ainda, criar uma nova conta em uma corretora e enviar para lá apenas os ativos que fazem parte da sua estratégia. Sendo assim, os que não fazem parte ficam de lado na antiga conta.

Pra ficar ainda mais claro para você, assista ao meu vídeo (Raul Sena), do Investidor Sardinha, e entenda melhor como arrumar sua carteira de investimentos:

E aí, gostou de aprender sobre a relação entre a teoria da janela quebrada e os investimentos? Então não deixe de conferir também O que são CRIs e CRAs e como usar esses títulos na sua estratégia.

Você vai se surpreender com os resultados de uma carteira de investimentos bem estruturada, e lucrar muito mais, com muito menos esforço.