17 lições ensinadas no livro “Os segredos da mente milionária”

6 de setembro de 2022, por Sidemar Castro

Tempo de leitura médio: 15 min, 0 seg


No livro “Os segredos da mente milionária”, do autor de origem canadense T. Harv Eker, são apontadas as diferenças entre os ricos e as demais pessoas. Essas diferenças estão, portanto, na forma como pensamos e agimos.

Um dos principais pontos abordados pelo autor é a importância do pensamento. Pode não parecer, mas o que pensamos sobre dinheiro afeta – e como afeta – a nossa forma de lidar com as finanças.

Se você pensa, por exemplo, que pessoas ricas são pessoas más, então, você não vai ficar rico nunca, porque, inconscientemente, irá se afastar da riqueza para não ser “uma pessoa ruim”. Por outro lado, os ricos têm alguma linha de pensamento específica que os ajuda a tomar atitudes que resultam em grandes riquezas.

Além disso, outro pilar apontado por Eker é o da importância de se ter uma educação financeira, de investir em ativos, mas não em passivos. Afinal, o objetivo do livro é entregar “arquivos de riqueza”, que ajudam as pessoas a repensarem o modo de ver o dinheiro e se conscientizarem da importância dos pensamentos.

Se você gostou dessa breve introdução, continue a leitura. Nesta matéria, você saberá mais como pensam e agem as pessoas milionárias, e como isso pode influenciar seu comportamento.

17 lições do livro “Os segredos da mente milionária”

No livro “Os segredos da mente milionária”, o empresário e palestrante motivacional T. Harv Eker faz uma comparação entre pensamentos, hábitos, sentimentos e atitudes de ricos e pobres.

A partir disso, o autor nos mostra, primeiramente, como substituir a mentalidade de pobre pelos “arquivos de riquezas”, que são, segundo ele, as 17 maneiras de pensar e agir dos milionários. Portanto, o livro traz vários ensinamentos que, segundo o autor, serão úteis para quem quer deixar de ser pobre e se tornar rico.

Partindo da proposta de Eker, esmiuçamos para você, nesta matéria, as 17 lições presentes em Os segredos da mente milionária:

1. Você é o criador da sua própria vida

Um dos pontos mais importantes abordados por Eker em seu livro é sobre a maneira como você deve pensar. O que pensamos impacta muito no resultado que queremos alcançar.

“O pensamento tem poder” é uma proposta que você já deve ter ouvido falar ou lido em outros livros, sobre o pensamento positivo ou as orações, por exemplo. A diferença é que o autor foca na mentalidade de uma camada econômica bem sucedida da sociedade, não nas pessoas ou na sociedade como um todo.

De fato, no livro, T. Hary Eker explica que: “Pensamentos conduzem a sentimentos. Sentimentos conduzem a ações. Ações conduzem a resultados”. Seguindo esse raciocínio, portanto, ao controlar os seus pensamentos, você controla os resultados que obterá.

Isso significa que você pode criar a vida que deseja ao modificar seu modo de pensar. Por conseguinte, ao mudar seus pensamentos de pobre para pensamentos de rico, você terá, afirma o autor, maiores chances de alcançar a riqueza.

2. Pessoas ricas se arriscam para vencer

Pessoas com mentalidade rica assumem maiores riscos para conseguir alcançar seus objetivos. Elas, claramente, se jogam e se arriscam em busca de realizar seus propósitos, abrindo empresas arriscadas, por exemplo. Em contrapartida, as pessoas de mentalidade pobre tendem a evitar riscos. Elas têm medo de perdas e, por isso, preferem nem tentar.

A questão é que você nunca vai mudar a sua realidade caso não se arrisque e tome atitudes diferentes do seu modo de agir e pensar tradicional, cauteloso. Não é possível ter resultados diferentes se você continua a fazer as mesmas coisas.

Não tem como você viver de renda com os investimentos, se você não se arriscar como investidor. Essa lógica do mercado financeiro vale para diversos âmbitos da vida. Como deixar de ser pobre se você continua gastando mais do que ganha?

3. Ser rico deve ser um objetivo

Se ser rico é um desejo e objetivo para você, saiba que apenas isso não basta. Se você não se comprometer a ser rico e colocar a riqueza como um objetivo claro, dificilmente você terá muito dinheiro.

O fato é que existem centenas de milhões de pessoas que dizem que querem ser ricas. No entanto, quantas realmente se comprometem, de maneira verdadeiramente objetiva, a colocar a riqueza como alvo principal? Ao ter esse propósito, é preciso traçar metas para atingi-lo.

A maior parte das pessoas tem a riqueza como um desejo, um simples sonho. No entanto, sonhos habitam tão somente o mundo das ideias, não se tornam realidade sem que você os traga para a vida real, transformando-os em objetivos, metas e, consequentemente, realidade.

4. Conviva com pessoas positivas e bem-sucedidas

Existe um ditado que diz: “diga-me com quem andas e eu te direi quem és”. Essa máxima tem uma razão de ser. Ela pode ser traduzida pela ideia de que as pessoas que estão ao seu redor influenciam, querendo ou não, em quem você se torna.

O ser humano tem a tendência de adotar parte do comportamento das pessoas que o cerca. É por isso que estar rodeado de pessoas positivas e bem-sucedidas é fundamental para que você também seja uma pessoa bem-sucedida.

Se você permanecer rodeado por pessoas pessimistas e fracassadas, a tendência é que você adote o mesmo pensamento e comportamento dessas pessoas. Talvez você nem perceba que está se espelhando, inconscientemente, nas ações e modo de pensar das pessoas à sua volta, mas é bem isso o que acontece.

Assim sendo, olhe à sua volta ainda hoje, e veja se esta não é a sua realidade.

5. O livro ensina que você deve pensar grande

No livro “Os segredos da mente milionária”, você aprende que o primeiro passo  para uma mudança no seu estilo de vida, objetivos e modo de pensar, é definir uma meta ousada. A partir dela, você tenderá a se sentir mais motivado para realizar as tarefas cotidianas e terá, consequentemente, resultados mais significativos em sua rotina. 

Caso você continue a pensar pequeno, ensina o autor, faltará motivação para agir e mudar a sua realidade.

Em outras palavras: É importante definir objetivos e metas alcançáveis.

6. Nada de vitimização

No livro, o autor também explica que não adianta nada se colocar no papel de vítima. Ao invés disso, é muito mais vantajoso enxergar as oportunidades que existem nas diferentes situações.

Na prática, a vitimização funciona como um empecilho, um atraso em nossas vida, pois você está gastando uma energia que poderia ser melhor utilizada aproveitando as oportunidades que se lhe apresentem. Ou seja, ao invés de ficar deitado no sofá reclamando da vida e que não tem dinheiro suficiente, é melhor buscar por fontes de renda extra.

Eker lembra que não se ganha nada em ficar reclamando, e que esse é um tempo precioso que você deveria focar em um objetivo que poderá lhe trazer resultados positivos.

7. Autopromoção é um dos ensinamentos do livro

Se nem você acredita em si mesmo, imagine as outras pessoas. A autopromoção é muito importante para que as pessoas saibam do que você é capaz, além de criar novas oportunidades.

As pessoas de mentalidade pobre não entendem esse princípio, logo, detestam se autopromover, confundindo isso com humildade. Contudo, o fato é que não há nada de errado em promover a sua imagem para que oportunidades surjam.

Obviamente, você precisa dosar a sua autopromoção para não se tornar uma pessoa inconveniente. Não se pode ser humilde em excesso, mas também é preciso evitar a arrogância. Basta aproveitar as oportunidades que surgirem para se autopromover, no momento certo, e vender seu peixe sem ser chato.

Quem não é visto, não é lembrado, diz outra velha máxima.

8. Riqueza não é algo ruim

Muitas pessoas acreditam que o dinheiro é uma coisa ruim, logo as pessoas ricas também seriam. Mas não, dinheiro só é ruim para quem não o tem. 

Acreditar que dinheiro é ruim é uma falácia, que só faz com que você se distancie da riqueza. Afinal de contas, se você acha que dinheiro é ruim, então, por que você diz que quer ficar rico? Essa linha de pensamento não apenas é negativa, como contraditória.

Ao pensar que dinheiro é ruim, você, inconscientemente, se afasta das oportunidades de ganhar dinheiro, ou não consegue enxergá-las quando elas aparecem à sua frente. Por isso, é fundamental que você mude o seu modo de pensar de maneira mais objetiva e motivada sobre a riqueza como algo bom.

Aproveite esse clima de mudanças e comece também a enxergar o dinheiro não como um objetivo em si, mas como uma forma de realizar seus objetivos e ajudar outras pessoas.

9. Aprenda qual a divisão do salário

Em síntese, Eker explica no libro que é importante dividir o salário da seguinte maneira:

  • 10% liberdade financeira e 10% para doações;
  • 10% despesas de longo prazo;
  • 50% necessidades básicas;
  • 10% instrução financeira;
  • 10% diversão.

Portanto, você tem nesse resumo, uma abordagem quantitativa de como aproveitar melhor e maximizar a utilidade de seu salário. Não é difícil entender sua lógica, assim como proceder no seu planejamento.

10. Saber administrar seu dinheiro

A maioria das pessoas não têm a capacidade de conquistar e conservar grandes quantias de dinheiro. Por isso, esse é um dos motivos que melhor explicam o porquê delas não enriquecem.

No entanto, Eker esclarece que o hábito de administrar as finanças é mais importante do que a quantidade de dinheiro que você tem. Ou seja, você ter muito dinheiro e desperdiçá-lo, e ter pouco, mas sabendo como maximizar seu potencial.

Imagine o seguinte cenário: Se você é uma pessoa que ganha pouco, porém administra bem o seu dinheiro, você não se endividará e poderá construir o seu patrimônio pouco a pouco. Por outro lado, se você ganhar muito, mas não administrar bem a rua renda, você pode acabar endividado e sem patrimônio nenhum. Há muitos exemplos de pessoas que herdaram fortunas de seus pais, mas em pouco tempo puseram tudo a perder, não sabendo como administrar sua riqueza.

Essa maneira de pensar pode ser explicada, inclusive, nessa outra matéria: Psicologia do dinheiro: lições para mudar sua forma de pensar.

11. Conhecimento

Todo mundo sabe o valor da educação, mas nem todos investem nela. A educação financeira é essencial para quem deseja enriquecer. Portanto, não deixe de estudar sobre investimentos e como construir um patrimônio sólido a longo prazo.

Muito cuidado com um passo errado que muitos investidores iniciantes dão: Não cometa o erro de investir sem estudar antes, pois você poderá perder muito dinheiro!

Atualmente, existem várias formas de adquirir educação financeira. Por exemplo, você pode consultar sites, ler livros, assistir a vídeos no YouTube, ouvir podcasts de especialistas, ou ainda fazer cursos sobre finanças.

Para quem tem vontade de estudar e se aprimorar no objetivo de ficar rico, o que não falta são formas de buscar conhecimento.

12. Superação dos problemas

As pessoas com mentalidade rica enxergam as oportunidades surgindo a quilômetros de distância, enquanto as pessoas de mentalidade pobre tendem a ver apenas os obstáculos.

Explicando melhor, pessoas com mente milionárias são alertas e atentas ao mundo que as cerca, já as com mentalidade pobre, são limitadas pela pequenez de seu pensamento.

Nesse sentido, você pode ver as adversidades como uma chance para aprender com a situação e aproveitar as oportunidades que surgirem.

Qualquer problema que pareça ser um fim em sua ambição, devem ser superados, e ser transformado em um novo começo.

13. A importância do longo prazo

Outro ensinamento imprescindível de “Os segredos da mente milionária” é a importância de se manter o foco dos objetivos a longo prazo. Dessa maneira, não adianta achar que você vai ficar rico de uma hora para outra. É preciso ter foco e persistência em seus objetivos, e ir aos poucos construindo um patrimônio com alicerces mais sólidos, sobre o qual você, num período de tempo planejado, irá se firmar.

Os ricos conhecem bem essa dica, por isso, aplicam em ativos com foco no longo prazo, enquanto os pobres preferem comprar passivos, além de serem muito imediatistas. Uma pessoa entre milhões até pode ganhar na loteria, mas isso é um evento raro, e se você passar a vida jogando, o mais provável é que jamais sairá da pobreza. Enquanto isso, poderia investir tudo que gastou no jogo em algum rendimento futuro que lhe daria retorno mais tarde.

14. Evite o pensamento de escassez

O livro também detalha, em vários passagens, sobre a importância do pensamento, o que leva a várias lições importantíssimas. Uma delas é evitar a ideia de perda, escassez, falta. Sua forma de pensar determina a sua forma de agir.

Por essa razão, é tão relevante evitar pensamentos que podem lhe prejudicar, como o pensamento de escassez. Basicamente, esse pensamento significa que, se você pensa que o dinheiro é escasso e que nunca o terá, realmente você nunca vai ter muito dinheiro.

Você é o que você pensa, ou melhor, você se torna aquilo que sua mente se acostumou a construir: a escassez.

15. A riqueza não é o fim

De início, a riqueza não é o fim do seu caminho, na verdade, o dinheiro funciona como um meio. Vamos explicar melhor essa lição: Se a riqueza fosse o fim em si, qual seria o sentido de ficar rico? Ser o mais rico do cemitério só vai ajudar quem forneceu o mármore para a tumba.

Em outras palavras, o dinheiro deve ser não um fim, mas um meio para realizar seus objetivos, ter experiências de vida melhores e uma existência com maior tranquilidade financeira.

Viver bem e com saúde não é o que melhor se pode fazer da vida, você e toda sua família?

16. Fuja das crenças limitantes

Existem muitas crenças limitantes sobre dinheiro que podem estar atrapalhando você de enriquecer. Por isso, tire um momento de seus afazeres e reflita sobre a forma com que você vê o dinheiro.

Muitas crenças estão, infelizmente, tão enraizadas em nossa psicologia, que pode ser um trabalho árduo identificar esses preceitos financeiros assumidos por você e se livrar deles. Uma dica valiosa é: sempre que você tiver um pensamento a respeito de dinheiro, reflita, com sinceridade, sobre ele e seu significado.

Um preceito muito comum na nossa sociedade é o de que investir é coisa de rico. Você realmente acha que isso é verdade? Se fosse assim, não existiriam tantas pessoas ricas e bem sucedidas que tiveram um início de vida em que passaram pelas maiores dificuldades e falta de recursos.

Existem, hoje, ações sendo negociadas por menos de R$ 10,00 na bolsa! Sendo assim, você pode sim investir com pouco dinheiro e construir o seu patrimônio aos poucos.

17. Autodisciplina para enriquecer

Por fim, para enriquecer, você precisa ter autodisciplina. Exatamente isso. Nada de preguiça e procrastinação!

Não adianta ficar esperando por outras pessoas e depois jogar a culpa nelas por não ficar rico. Você deve tomar nas mãos as rédeas da sua própria vida e correr atrás do que deseja.

É muito fácil culpar o seu patrão pelo seu salário pequeno. Contudo, ao invés de culpá-lo e esperar a situação mudar sozinha, você pode tomar atitudes para mudar essa realidade.

Você pode, e deve, estudar para subir de carreira, pode, até mesmo, mudar de carreira, solicitar um aumento de salário ou, simplesmente, se arriscar e abrir o seu próprio negócio e ser o seu próprio patrão.

Portanto, tenha isto em mente: Tudo na vida é questão de escolha. Até a decisão de não fazer nada e permanecer só reclamando é uma escolha.

Enfim, qual escolha você vai fazer para a sua vida? Que futuro você deseja para você e sua família? Com a leitura de “Os segredos da mente milionária”, você acha que poderá mudar sua mentalidade e conquistar seus objetivos? Leia o livro, coloque todas essas lições em prática e passe, finalmente, a pensar e agir como uma pessoa com mente milionária, como aconteceu com T. Hary Eker.

Biografia

T. Harv Eker é um autor, empresário e palestrante motivacional conhecido por suas teorias sobre riqueza e motivação. Ele é o autor do livro “Os segredos da mente milionária”, publicado pela HarperCollins.

Eker é filho de imigrantes europeus que vieram para a América do Norte com apenas trinta dólares no bolso. Ele nasceu em Toronto, Canadá, e viveu lá durante sua infância. Como jovem adulto, mudou-se para os Estados Unidos e começou uma série de mais de uma dúzia de empresas diferentes antes de ter sucesso com uma loja de fitness no varejo.

Depois de supostamente fazer milhões através de uma cadeia de lojas de fitness e subsequentemente perder sua fortuna através de má administração, Eker começou a analisar as relações que as pessoas ricas têm com seu dinheiro e riqueza. Isso o levou a desenvolver as teorias que ele avança em sua escrita e fala hoje.

  • Leia mais: Aproveite que você está motivado por essa leitura e aprenda também sobre a fórmula da riqueza.

Bibliografia: Eker, T. Harv. Os segredos da mente milionária. Livro físico, acesso em 03 de setembro de 2022.

Fontes: Exame, Casa do estudo, Marcus, Investidor Japão, El Hombre, Como Investir, Pague-se Primeiro