Ajuste de avaliação patrimonial, o que é? Como funciona e cálculos

1 de janeiro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 3 min, 48 seg


O ajuste de avaliação patrimonial é a atualização dos valores do patrimônio da empresa. Sendo assim, este ajuste pode ser positivo ou negativo, de acordo com a valorização ou desvalorização dos ativos

Por meio da lei 11.638 de 2007, o ajuste de avaliação patrimonial para o valor justo, proporciona maior transparência das informações contábeis, por se aproximar mais dos valores praticados no mercado. 

A intenção é que seja feita uma atualização do patrimônio para o valor justo. Dessa maneira, a empresa consegue mensurar o quanto ela conseguiria por um ativo, caso fosse preciso negociá-lo. 

O que é ajuste de avaliação patrimonial

O ajuste de avaliação patrimonial consiste na atualização do patrimônio para o valor justo, com a intenção de reiterar os valores do negócio, mesmo que eles já tenham sido informados nos balanços patrimoniais anteriores.

Ajuste de avaliação patrimonial, o que é? Como funciona e cálculos

Bittar pericias

Portanto, o objetivo principal do ajuste de avaliação patrimonial é corrigir o patrimônio a um valor justo. Portanto, o valor justo se refere a quantia que um ativo vale caso ele precise ser negociado no mercado, sem influências.

Como o ajuste de avaliação patrimonial funciona

O ajuste de avaliação patrimonial funciona como uma medida de correção dos valores dos bens da empresa. Desse modo, a intenção não é aumentar ou diminuir o valor do negócio, apenas fazer uma atualização de valores. A atualização do patrimônio para o valor justo, está prevista por meio da Lei nº 11.638 de 2007.

Já a definição de valor justo, para o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), é o valor pelo qual o ativo pode ser negociado livremente no mercado, sem influências.

Em outras palavras, o valor justo se refere ao preço que uma pessoa normalmente pagaria por determinado ativo. É claro que o valor justo nem sempre é o mesmo valor que a empresa pagou ao adquirir o bem.

Ajuste de avaliação patrimonial, o que é? Como funciona e cálculos

Valora

Suponhamos que a empresa comprou um imóvel por 200 mil em 2015. Por diversos motivos, como valorização da região ou por danos na propriedade, o valor do imóvel pode ter sido alterado. Sendo assim, o ajuste irá determinar qual o valor real.

Em síntese, o ajuste de avaliação patrimonial é importante tanto para que a contabilidade patrimonial do negócio esteja correta, quanto para a possível venda do bem. 

Mensuração

Segundo a lei 11.638 de 2007, a empresa pode escolher entre aplicar o conceito de valor justo aos ativos imobilizados ou não. Ou seja, as empresas podem decidir entre aplicar o valor justo ou usar o custo histórico. 

Em sua decisão, a companhia deve considerar que o valor justo trata-se de um valor aproximado da realidade. Ao contrário, o custo histórico por vezes é mais verificável. Em caso de dúvida entre os dois, é preciso verificar qual o valor mais confiável.

Ajuste de avaliação patrimonial, o que é? Como funciona e cálculos

Afixcode

Um ponto importante é que, caso a empresa opte por adotar critérios específicos, ignorando o valor justo, ela deve disponibilizar os dados e informações, além de explicar o motivo da decisão. 

Cálculos

Os cálculos do ajuste de avaliação patrimonial consiste na determinação da diferença entre o valor de custo dos ativos e o valor justo. Além disso, é preciso subtrair a depreciação acumulada. 

Vamos para um exemplo prático: Suponhamos que uma empresa comprou uma máquina por 20 mil reais e a sua depreciação é de mil reais por ano. Neste caso, após um ano, a máquina teria o seu valor real atualizado para 19 mil. 

Nith

Entretanto, se a máquina, mesmo usada, passou por um aumento no preço de custo, devido às condições do mercado, o seu valor justo pode aumentar. Suponhamos então que o seu valor justo subiu para 19.500 reais. 

Interpretando os resultados temos que, a máquina custava 19 mil com a depreciação. Porém, o seu valor justo era de 19.500 reais, o que resultou no ajuste de avaliação patrimonial de 500 reais. Portanto, este valor deve constar nas contas do ativo imobilizado, o que irá impactar diretamente o valor do patrimônio líquido da empresa. 

Enfim, agora que você aprendeu sobre ajuste de avaliação patrimonial, aproveite para entender o que é Economia de escala, o que é? Tipos e diferenças de economia de escopo.

Fontes: Afixcode, Suno e Capital research

Imagens: Bittar pericias, Valora, Afixcode, Investor e Nith