Bureau de crédito: o que é e qual a importância desses dados de crédito?

9 de agosto de 2021, por Bárbara Ackerman

Tempo de leitura médio: 4 min, 36 seg


Resumidamente, bureau de crédito trata-se de um documento contendo uma série de dados relativos ao crédito que uma pessoa física ou jurídica apresentou em determinado período. Sendo assim, pode ser comparado com um relatório em que constam calotes e inadimplência, por exemplo.

De modo geral, o bureau de crédito fornece todas as informações necessárias para basear e formalizar algum tipo de crédito de mercado. Por esse motivo, o serviço pode ser conhecido também como proteção ao crédito.

Por oferecer todas as informações de crédito de uma pessoa física ou jurídica, as instituições financeiras que oferecem crédito costumam consultar o bureau antes de conceder um valor ao solicitante. Sendo assim, este relatório torna-se essencial no  entendimento dos riscos de crédito do mercado como um todo.

Bureau de crédito

Bureau de crédito: o que é e qual a importância desses dados de crédito?

Computer World

Atualmente, há diversos tipos de bureau de crédito para auxiliar as empresas que oferecem crédito a selecionar com quais perfis de clientes vai fechar um contrato. Além disso, alguns destes serviços são oferecidos também para os clientes das instituições financeiras, com a finalidade de negociar débitos, por exemplo.

Cada bureau funciona de uma maneira, pois depende dos dados de pagamentos de pessoas físicas ou jurídicas. Sendo assim, cada órgão trabalha com a sua própria política e seus sistemas específicos de bureau. Uma das principais métricas geradas por esse relatório é o score de crédito, que mostra o quão bem avaliado alguém está diante das instituições financeiras de acordo com gastos, pagamentos ou dívidas.

Além do mais, as informações presentes no bureau podem ser tanto positivas como negativas. A lista de inadimplência, por exemplo, costuma ser muito utilizada entre bancos e outras instituições para saber se o possível cliente tem o “nome sujo”.

Informações presentes

Bureau de crédito: o que é e qual a importância desses dados de crédito?

Exame

Agora que você já entendeu o que é o bureau de crédito, provavelmente está se perguntando quais informações estão presentes neste relatório. Como dito anteriormente, cada empresa possui um tipo específico de relatório com os dados mais relevantes a serem levantados sobre seus clientes.

Contudo, dados básicos de cadastro costumam aparecer, bem como protestos abertos, eventuais pendências de pagamentos e a situação junto à Receita Federal.

Metodologia para emissão do bureau de crédito

Vejacomofeito

De acordo com a empresa, pode haver diferença na metodologia adotada para emitir o bureau de crédito. Contudo, há um método novo e que tem apresentado boas possibilidades, de modo que vem sendo adotado por diversas instituições financeiras. Trata-se de uma técnica baseada na probabilidade.

Provavelmente você já ouviu falar desse termo, chamado de score de crédito. Desse modo, é feito um cálculo de 0 a 1000. Quanto mais próximo do valor máximo, menor é o índice de inadimplência de alguém.

O score é calculado com base nas informações de pagamento. Por isso, alguém que já foi inadimplente é considerado mais propenso a ser novamente. O score de crédito pode ser classificado em três categorias, de acordo com a tendência à inadimplência no período de 12 meses seguintes.

Principais bureaus de crédito no Brasil

Exame

Atualmente, no Brasil há quatro bureaus de crédito. De modo geral, esses sistemas adotam uma metodologia de pontuação aos cadastrados. Trata-se do score de crédito, especificado acima.

Assim, caso uma pessoa seja negativada, seu nome vai constar nos quatro bureaus de crédito. Desse modo, quando contrai dívidas, é recomendável que o devedor tente renegociar ou quitar as mesmas o quanto antes, a fim de que seu escore de crédito não fique muito prejudicado. Conheça os bureaus de crédito brasileiro:

SPC

Primeiramente, este é um dos mais conhecidos. Comumente, quando alguém está em dívida ou com dificuldade de pagar algo, diz-se que o nome da mesma vai entrar para o SPC. Isso ocorre porque esse bureau é um dos mais utilizados pelo comércio para consultar se o consumidor possui ou não alguma inadimplência.

Serasa Experian

Este também é um velho conhecido dos brasileiros. De modo geral, funciona de modo semelhante ao SPC e também é muito utilizado por lojistas. Uma das vantagens deste sistema é que qualquer pessoa com o CPF regular pode fazer um cadastro e consultar o seu próprio score, de modo que saiba se tem ou não chances de comprar um produto parcelado, ou conseguir um crédito.

Quod

Por sua vez, o Quod é um sistema que utiliza um banco de dados comum a diversos bancos, para dispor do maior número de informações sobre alguém. Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, Santander e Caixa Econômica Federal são algumas instituições que adotam esse tipo de relatório de crédito.

Boa Vista

Por fim, este foi um relatório gerado em 2010 e não se trata de um sistema em constante atualização como os demais citados.

Caso tenha gostado de aprender sobre bureau de crédito, leia também essa matéria: Indicadores de inflação: quais são os principais e importância

Fontes: Mais Retorno; Como Investir e Deps.

Imagens: Plusdin; Computer World; Exame; Vejacomofeito e Exame.