19 de novembro de 2020 - por Jaíne Jehniffer
O Circuit Breaker é um mecanismo de travamento de todas as negociações na bolsa de valores. Ou seja, quando o mercado está em pânico e os preços passam por oscilações excessivas, essa ferramenta é ativada e ninguém pode operar durante um tempo.
Como é uma ferramenta que trava todas as negociações, o Circuit Breaker foi usado poucas vezes. Entretanto, quando o mercado está excessivamente volátil, o travamento das negociações serve como uma pausa no excesso de pânico.
Apesar da bolsa de valores ser a responsável por ativar esse mecanismo, ela deve seguir algumas regras referentes à desvalorização do índice Ibovespa. Portanto, se houver uma queda acentuada do Ibovespa, invariavelmente o Circuit Breaker terá que ser acionado.
O que é Circuit Breaker
Circuit Breaker é uma forma da bolsa evitar grandes perdas. Dessa forma, quando ocorrem momentos críticos no mercado, a bolsa pausa as negociações.
Sendo assim, podemos definir Circuit Breaker como um mecanismo de travamento de negociações para que perdas excessivas sejam evitadas.
Em síntese, com a impossibilidade de negociar, os investidores ganham tempo. Com esse tempo, eles podem reavaliar suas estratégias e encontrar novas possibilidades. Logo, quando a bolsa volta a funcionar normalmente, os ânimos já estão mais calmos.
Histórico
O Circuit Breaker foi usado pela primeira vez, em 1987, nos EUA, durante a chamada Black Monday. Nesse dia, o índice Dow Jones havia caído 22,6%, e o uso de uma ferramenta de contenção do pânico foi necessário.
Apesar de não ser usado constantemente no Brasil, o Circuit Breaker já foi utilizado em alguns momentos críticos. Por exemplo, em 1997, quando o mecanismo foi acionado 3 vezes. Acontece que, naquele ano, os países asiáticos passaram por uma crise financeira, que acabou afetando o Brasil.
Um ano depois, em 1998, o Circuit Breaker foi novamente acionado quando a Rússia passou por uma crise econômica e afetou a bolsa brasileira. Naquele ano, o travamento das negociações ocorreu 5 vezes.
Em 2008, quando o mundo todo passou por uma forte crise, o Circuit Breaker foi usado seis vezes. Por fim, em 2020 com a pandemia do Covid-19, o Circuit Breaker foi usado diversas vezes, já que o mercado entrou em pânico.
Como funciona
O Circuit Breaker funciona como uma ferramenta para evitar que os investidores caiam no efeito dominó e vendam suas ações por medo de perder tudo.
Desse modo, ao proporcionar um tempo para o investidores pensarem sobre suas estratégias, a bolsa objetiva acalmar os investidores, o que evita que todos vendam seus papéis por preços muito baixos.
No geral, as regras para o uso do Circuit Breaker variam em cada país. No Brasil, para que ocorra o travamento das negociações, é preciso que:
- O Índice Ibovespa apresente queda superior a 10% em comparativo com o fechamento do pregão anterior. Nesse caso, o Circuit Breaker é acionado por 30 minutos.
- Se após a retomada das negociações, o índice continuar a cair, e atingir os 15%, então o as operações são interrompidas por 1 hora.
- Por fim, quando a bolsa voltar às suas atividades normais, se o Ibovespa continuar a cair e atingir os 20%, então ocorre outro fechamento. No entanto, dessa vez a bolsa avalia por quanto tempo as atividades deverão ser suspensas.
Um detalhe importante, é que as três regras acima funcionam apenas até os 30 minutos finais do pregão. Logo, se o Circuit Breaker for ativado na última hora do pregão, então o horário de encerramento poderá se estender por até 30 minutos.
Além do travamento das negociações, a bolsa cancela todas as ordens de compra e venda automáticas. Sendo assim, caso o investidor queria vender seus papéis após a volta do funcionamento da bolsa, ele deve colocar novamente seus ativos à venda.
Circuit Breaker versus leilão de ação
O leilão de ação é mais um mecanismo de contenção de perdas. Contudo, as duas ferramentas funcionam de maneiras diferentes. Como dito anteriormente, o Circuit Breaker trava completamente as negociações na bolsa.
Já o leilão retira as ações do pregão por cinco minutos, sendo que esse tempo pode ser prorrogado por mais cinco minutos. Essas ações então passam a serem negociadas de uma maneira diferente das demais. Dessa maneira, as ofertas de compra e venda continuam a serem registradas, mas as transações se efetivam apenas se os preços se encaixarem, o que evita que os preços fiquem descontrolados.
Outra diferença entre os dois mecanismos de contenção de perdas, é que o Circuit Breaker é acionado quando o Ibovespa cai. Ao passo em que o leilão é baseado no preço individual dos ativos e é acionado se houver uma oscilação acentuada de alta ou baixa dos seus preços.
O que fazer durante um Circuit Breaker
Para os investidores que forem pegos desprevenidos por um travamento nas operações ao tentar desesperadamente vender seus papéis, fica algumas dicas:
1- Respire fundo: O objetivo principal do Circuit Breaker é justamente fazer com que o investidor se acalme. Portanto, aproveite o tempo que a bolsa está te dando, respire fundo e procure se acalmar.
2- Repense: Quando você conseguir se acalmar, repense sobre a decisão de vender suas ações por preços baixíssimos. Decisões precipitadas podem te fazer perder muito dinheiro.
3- Longo prazo: Se seu intuito ao montar sua carteira foi em investir a longo prazo, saiba que a tendência é que o mercado se recupere da baixa e os ativos voltem a se valorizar. Além do mais, se você for holder, vai perceber que as oscilações não são tão importantes a longo prazo.
4- Orientação: Se você estiver confuso, procurar a ajuda de um profissional pode te ajudar a tomar uma decisão mais acertada.
5- Repense sua estratégia: Por fim, é interessante que você repense sobre sua estratégia de investimentos. Se você for do tipo que fica ansioso à cada oscilação da bolsa, talvez o seu perfil não se encaixe com esse tipo de aplicação. Você pode fazer um teste de perfil e repensar sua estratégia de investimentos.
Enfim, agora que você sabe tudo sobre o funcionamento do Circuit Breaker, aproveite também para aprender como analisar o risco da sua carteira por meio do Stress test, o que é? Definição, características e como fazer
Fontes: Btg pactual, Genial investimentos e Rico
Imagens: Cointimes, Suno, Infomoney, Investidor top, Uol e Foregon