Come-cotas, o que é? Como funciona, tabelas e quais fundos cobram

4 de dezembro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 7 seg


O come-cotas é uma cobrança antecipada do Imposto de Renda (IR). Dessa maneira, ele recai sobre as cotas dos fundos de investimentos no último dia de maio e de novembro.

No entanto, não são todos os tipos de fundos que possuem come-cotas. Alguns fundos, como os de ações, são isentos de come-cotas. Neste caso, o imposto ocorre somente no resgate do investimento, correspondendo à 15% dos rendimentos. 

Enfim, compreender sobre o funcionamento do come-cotas e quais são as tabelas, é importante na hora de optar por um tipo de fundo. Isso porque os fundos de curto prazo possuem uma tabela diferente dos fundos de longo prazo. 

O que é come-cotas

Come-cotas é um apelido usado para se referir ao recolhimento do Imposto de Renda antecipado em determinados fundos de investimentos.

Esse apelido foi escolhido pois, semestralmente, a alíquota de 20% ou 15% é deduzida das cotas dos fundos. Ou seja, o imposto “come” as cotas dos investidores. 

Come-cotas, o que é? Como funciona, tabelas e quais fundos cobram

Infomoney

O come-cotas incide em cima de todos os fundos de investimentos de curto prazo ou longo prazo. Alguns exemplos são os fundos de renda fixa, cambiais e multimercados. A sua cobrança segue uma tabela regressiva própria, que leva em consideração o tempo da aplicação. 

Como o come-cotas funciona

O come-cotas funciona como a cobrança do imposto de renda em cima dos rendimentos do investidor de fundos de investimentos. O investidor não precisa se preocupar, já que ele é descontado automaticamente a cada seis meses. Sendo assim, no extrato, o come-cotas aparece como um resgate de cotas. 

Dessa forma, nos meses de maio e novembro, é possível perceber uma redução no número de cotas equivalente à porcentagem do Imposto de Renda cobrado em cima dos rendimentos. Lembrando que, o come-cotas é apenas em cima dos rendimentos, não do total investido.

Modalmais

Em síntese, o come-cotas funciona como uma antecipação do Imposto de Renda. Sendo assim, no momento do resgate, é feito o cálculo da diferença entre o valor antecipado pelo come-cotas e a tributação do IR em que o investimento se encaixa.

Tabelas

Esse método de recolhimento de Imposto de Renda ocorre em fundos de curto prazo e de longo prazo. Desse modo, para cada um desses dois tipos, existe uma tabela diferente. Nos fundos de curto prazo, a tabela é: 

  • 22,5% em aplicações com duração de até 180 dias;
  • 20% em investimentos que permanecem 181 dias ou mais. 

Por outro lado, para os fundos de longo prazo, a tabela do come-cotas é:

  • 22,5% em investimentos superiores a 180 dias;
  • 20% em aplicação entre 181 e 360 dias;
  • 17,5% nos investimentos entre 361 dias e 720 dias;
  • 15% nas aplicações de 720 dias ou mais.

Código investidor

O come-cotas abocanha sempre a menor alíquota de Imposto de Renda de cada tipo de fundo. Portanto, em fundos de curto prazo, a alíquota é de 20% e os de longo prazo ficam em 15%.

Sendo assim, no momento de resgatar os investimentos, é feito um cálculo de compensação entre a diferença da alíquota segundo o tempo do investimento. 

Em resumo, na hora de decidir entre um fundo de investimento de curto ou longo prazo, é preciso que o investidor considere essas tabelas e realize a projeção de quanto o seu investimento irá render e quanto será abocanhado pelo come-cotas.

Fundos que possuem come-cotas

Existem diversos tipos de fundos com come-cotas, dentre eles:

1- Fundos de renda fixa

Os fundos de renda fixa possuem, no mínimo, 80% do seu patrimônio alocado em ativos de renda fixa, como exemplo: tesouro direto e CDBs.

Apesar de serem fundos conservadores, o seu grau de risco varia de acordo com os investimentos realizados pelo fundo. Logo, alguns podem trabalhar com alavancagem e serem bastante flexíveis com as aplicações. 

Luminus capital

2- Fundos multimercado

Os fundos multimercado possuem bastante liberdade em relação aos investimentos, podendo aplicar, por exemplo, em: ações, renda fixa, câmbio e commodities. Eles costumam ser uma boa opção para a diversificação da carteira de investimentos, sendo que podem ter aplicações nacionais e internacionais.

3- Fundos de DI

Os fundos de DI tentam sempre acompanhar as variações do CDI – Certificado de Depósito Interbancário. O CDI, por sua vez, é uma taxa de referência das instituições financeiras, que normalmente permanece próxima à taxa Selic

Come-cotas, o que é? Como funciona, tabelas e quais fundos cobram

Código do investidor

4- Fundos cambiais

Os fundos cambiais são considerados como investimentos bastante arriscados, já que aplicam nas oscilações de moedas estrangeiras. Para ser considerado como fundo cambial, pelo menos 80% do capital do fundo deve estar investido em uma moeda, que geralmente é o dólar ou o euro. 

Fundos não sujeitos ao come-cotas

Alguns tipos de fundos de investimento, como o de ações e o de previdência, não possuem a incidência do come-cotas. Dessa forma, nestes fundos, o imposto incide apenas no momento do resgate. 

Come-cotas, o que é? Como funciona, tabelas e quais fundos cobram

The cap

Os fundos de ações são particularmente interessantes, pois o imposto corresponde à 15%, na hora do resgate. Ao passo em que investir em ações na bolsa de valores possui o imposto mensal que varia entre 15% a 20%. 

Desvantagens

O come-cotas possui a terrível desvantagem de retirar semestralmente os rendimentos da valorização da aplicação. Em outras palavras, se não houvesse come-cotas, as cotas iriam se valorizando por todo o período da aplicação, até o momento do resgate e do pagamento do imposto. 

Ao seu lado

Justamente por representar uma diminuição na possibilidade de rendimento do fundo, o come-cotas deve ser levado em consideração ao se escolher um fundo de investimento. Se você estiver em dúvida, basta ler o regulamento do fundo, lá irá constar todos os custos inerentes à ele. 

Enfim, agora que você sabe tudo sobre o come-cotas, conheça quais são os Tipos de fundos de investimento – Quais são e como funcionam

Fontes: Btg pactual, Itaú asset management, London capital

Imagens: Finanças em desenho, Infomoney, The cap, Modalmais, Código investidor, Luminus capital, Código do investidor e Ao seu lado