19 de abril de 2021 - por Jaíne Jehniffer
O COPOM é o órgão do Banco Central do Brasil (Bacen), responsável por definir a Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira.
A Selic é extremamente importante, pois influencia diretamente na inflação. Sendo que, quando ela está alta, a tendência é que o consumo seja reduzido e os preços abaixem. Em contrapartida, quando ela está baixa, a economia é estimulada e a inflação sobe.
A Selic também é muito importante para os investidores, já que impacta nos rendimentos de vários tipos de ativos, como, por exemplo, CDB, LCI, LCA e tesouro direto.
O que é COPOM?
O COPOM, ou Comitê de Política Monetária, é um órgão do Banco Central do Brasil. Segundo o Bacen, os objetivos do COPOM são: implementar a política monetária, estabelecer a meta da taxa Selic e analisar o relatório de inflação. Ou seja, as decisões do COPOM impactam o dia a dia de todos os brasileiros, inclusive dos investidores.
O Comitê de Política Monetária foi criado no dia 20 de julho de 1996, com o intuito de estabelecer a política monetária e determinar as diretrizes em relação à taxa de juros de uma maneira transparente.
Desde que foi criado, o regulamento do órgão passou por diversas mudanças, principalmente em relação aos seus objetivos, à periodicidade das reuniões e às competências dos integrantes.
Em 1999, através do Decreto nº 3.088, a sistemática de metas para inflação foi adotada como diretriz da política monetária. Desse modo, as decisões do COPOM se tornaram essenciais para o cumprimento das metas de inflação estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional.
Importância do COPOM
O COPOM é o órgão responsável pela definição das políticas monetárias e suas decisões influenciam diversos fatores importantes para a economia, como a oferta de moeda. Ou seja, suas decisões influenciam no poder de compra, nos preços praticados e até mesmo no valor da moeda nacional.
A cada 3 meses, o Comitê de Política Monetária deve divulgar o relatório de inflação. Com base nos dados divulgados, o órgão define a taxa Selic. Sendo que essa taxa é extremamente importante para os investidores, já impacta diretamente os rendimentos dos ativos de renda fixa.
Devido à sua importância para a economia, a definição da taxa Selic é considerada como uma das funções principais do Comitê de Política Monetária.
Como dito anteriormente, o COPOM define a taxa Selic tendo como base o relatório de inflação. Dessa maneira, o relatório é divulgado a cada 3 meses e, a cada 45 dias, os membros do Comitê se reúnem para estabelecer a taxa Selic, que pode se manter, baixar ou subir.
Nas reuniões são debatidos temas como: inflação, reservas internacionais, atividade econômica do país e mercado de câmbio. A definição da taxa Selic é feita através da maioria simples de votos. Como a intenção do COPOM é ser transparente, uma semana após o encontro a ata da reunião é divulgada.
Membros
O Comitê de Política Monetária é composto pelos presidentes e diretores do Banco Central e agentes de departamentos que são ligados direta ou indiretamente à economia. Portanto, os membros do COPOM são:
- Presidente;
- Diretor de Administração;
- Diretor de Organização do Sistema Financeiro e Controle de Operações do Crédito Rural;
- Diretoria de Política Monetária;
- Diretor de Regulação;
- Diretoria de Política Econômica;
- Diretor de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos;
- Diretoria de Fiscalização;
- Diretoria de Relacionamento Institucional e Cidadania.
Além disso, os chefes dos seguintes departamentos do Banco Central também participam das reuniões do COPOM:
- Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos;
- Departamento Econômico;
- Depto de Estudos e Pesquisas;
- Departamento das Reservas Internacionais;
- Depto de Assuntos Internacionais;
- Depto de Operações do Mercado Aberto;
- Departamento de Relacionamento com Investidores e Estudos Especiais.
Taxa Selic
O Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic), é a taxa base da economia brasileira e impacta todas as demais taxas de juros praticadas no mercado.
Dessa forma, ela influencia não apenas no rendimento das aplicações de renda fixa, como também é usada como base para a definição das taxas de juros dos empréstimos e financiamentos concedidos por bancos e demais instituições financeiras.
A Selic é extremamente importante para o controle da inflação, já que influencia as demais taxas de juros. Sendo assim, quando a Selic sobe, a tendência é que as taxas de juros também subam, desestimulando o consumo, o que resulta na diminuição dos preços. Por outro lado, quando a Selic é reduzida, o consumo é estimulado, o que causa o aumento de preços.
Como a Selic tem relação direta com a inflação, o seu acompanhamento deve ser feito por todos os brasileiros, e não apenas por quem investe. Afinal de contas, como a inflação reduz o poder de compra, ela afeta a população como um todo e não apenas os rendimentos dos investidores.
Enfim, agora que você sabe como o COPOM funciona, que tal descobrir quais são as funções do Conselho Monetário Nacional, o que é? Definição, atribuições e membros
Imagens: Suno, Veja, Exame, Suno e Fiis