Déficit, o que é? Conceito, tipos, como calcular e diferença entre superavit

17 de setembro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 9 min, 57 seg


Déficit significa um resultado negativo. Ou seja, a despesa é maior do que a receita. Portanto, é o exato oposto do superávit, onde há um excedente de receita em comparação com os gastos. 

Existem tipos diferentes de déficits que afetam áreas distintas da economia. Ele pode ser, por exemplo, um déficit da balança comercial, o que significa que o país está importando mais do que exportando. Ou ele pode ser, ainda, ligado aos gastos públicos e dívidas

Quer saber mais sobre dófict, tipos, como calcular e diferenças com o superávit? Continue a leitura.

O que é déficit

Déficit corresponde à diferença entre o valor previsto e o valor realmente obtido. Na economia, o chamado déficit no orçamento (déficit orçamentário) representa que a expectativa do valor das despesas será superior ao das receitas disponíveis. Em suma, quando o orçamento anual de um país está previsto para ter um déficit, significa que após pagar todas as dívidas e despesas da nação, não sobrará dinheiro, mas sim o contrário: o país criará mais dívidas.

A partir deste cenário, cria-se o chamado déficit público (ou déficit governamental), quando o estado atual de uma nação é marcado pela presença de despesas superiores ao valor das receitas públicas arrecadadas no país.

Ainda no âmbito econômico, o oposto do déficit é o superávit, que representa um cenário onde os valores das receitas são superiores ao das despesas. Assim, a principal diferença entre o déficit e o superávit está no fato de que o primeiro representa um aspecto negativo para a economia, pois consiste na presença de despesas e dívidas maiores do que os “lucros”, enquanto o segundo é um ponto positivo, significando que houve mais arrecadação de receita do que o pagamento de dívidas ou despesas.

Quais são os tipos de déficit?

Existem vários tipos, divididos da seguinte maneira:

1) Balança comercial

Quando as importações de um país superam as suas exportações, temos o déficit na balança comercial. A balança comercial é um termo econômico usado para falar da relação entre as importações e as exportações de um país.

Assim, para saber se houve déficit, basta subtrair a quantidade de importações pela quantidade de exportações. Se o resultado for negativo, temos déficit comercial. O cálculo é bastante simples:

Importações – Exportações = balança comercial

Vamos para um exemplo hipotético. Se o Brasil importou 130 milhões no ano de 2020 e as pessoas físicas ou jurídicas compraram muitos produtos do exterior, ou seja, importaram 150 milhões, temos o seguinte cálculo:

130 milhões menos 150 milhões, o que resulta em 20 milhões de déficit na balança comercial. Na prática, o país com déficit tem queda no valor da sua moeda, já que existe mais dinheiro saindo do que entrando. 

2) Déficit Público

Ocorre quando as contas públicas, ou seja, suas despesas e dívidas, são maiores do que a receita arrecadada no país.

Portanto, a dívida pública é o resultado dos déficits acumulados. Desse modo, se o governo aumenta os seus gastos ou se utiliza de uma política expansionista, ele pode criar ou aumentar o déficit público. 

3) Patrimonial

Indica que houve mais incrementos de passivos do que de ativos ao longo do tempo. Esse tipo de déficit ocorre mesmo que o ativo ainda seja maior do que o passivo, basta que exista alta probabilidade de que o passivo supere o ativo.

4) Operacional

É quando se exclui dos cálculos as consequências da correção cambial e monetária, representando a carência de financiamento do setor público.

5) Nominal

Ocorre quando o resultado retrata que as despesas foram além das receitas, incluindo nesse cálculo os juros de dívida, correção cambial e monetária. 

6) Previdenciário

O déficit previdenciário é quando as contribuições para a Previdência Social acontecem abaixo dos valores que são pagos por meio dos benefícios

7) Primário

Para finalizar, o déficit primário corre quando o governo não leva em consideração as despesas com juros da dívida e a correção monetária. 

Como resolver o déficit?

No âmbito econômico, quando um país enfrenta um déficit orçamentário, significa que suas despesas excedem suas receitas. Para resolver isso, algumas medidas podem ser tomadas:

  1. Aumentar os recursos: Isso pode ser feito por meio de um aumento de impostos, atração de investimentos estrangeiros ou a expansão do setor de exportações.
  2. Diminuir os gastos: O governo pode revisar o orçamento e reduzir gastos em áreas não essenciais ou ineficientes.
  3. Promover o crescimento econômico: Políticas que incentivem o crescimento econômico, como a redução de burocracia, a promoção do empreendedorismo e a melhoria da infraestrutura, podem ajudar a aumentar os recursos disponíveis e reduzir o déficit.
  4. Controlar a inflação: A inflação pode erodir o valor dos recursos disponíveis e dificultar a redução do déficit. Políticas monetárias e fiscais que mantenham a inflação sob controle são importantes.
  5. Reforma do setor público: A reforma do setor público pode ajudar a reduzir os gastos desnecessários, aumentar a eficiência e melhorar a qualidade dos serviços públicos.
  6. Aumentar a eficiência do setor público: O governo pode implementar políticas para melhorar a eficiência do setor público, reduzir desperdícios e gastos desnecessários.
  7. Aumentar a transparência e responsabilidade: A transparência e responsabilidade no uso dos recursos públicos podem ajudar a reduzir a corrupção e garantir que os recursos sejam usados de maneira eficaz e eficiente.
  8. Reestruturar a dívida: Se o déficit é causado por uma alta dívida pública, o governo pode considerar a reestruturação da dívida para prolongar os prazos de pagamento e reduzir os juros.
  9. Diversificar a economia: Diversificar a economia pode ajudar a reduzir a dependência de setores específicos e tornar a economia mais resiliente a choques externos.
  10. Cooperação internacional: O governo pode buscar cooperação internacional para obter assistência financeira, tecnológica e técnica para ajudar a resolver o déficit e promover o crescimento econômico.

Essas são apenas algumas das estratégias que podem ser usadas para resolver um déficit econômico. A escolha da estratégia adequada dependerá da análise cuidadosa da situação econômica específica do país e dos fatores que contribuem para a queda.

Quais são os efeitos do déficit?

Os efeitos variam dependendo do contexto em que ele ocorre. Vamos abordar alguns exemplos, no caso do déficit orçamentário:

  • Impacto Econômico: Quando um país enfrenta um **déficit orçamentário**, isso pode ter várias consequências:
  • Endividamento: O acúmulo de dívidas pode levar a problemas financeiros e afetar a credibilidade do país no mercado internacional.
  • Inflação: Para cobrir o déficit, o governo pode imprimir mais dinheiro, o que pode levar a um aumento da inflação.
  • Redução de Investimentos: O déficit pode resultar em menos investimentos em infraestrutura, educação e saúde.

Diferença entre déficit e superávit

A diferença entre déficit e superávit reside no equilíbrio entre receitas e despesas. Um déficit ocorre quando as despesas excedem as receitas, enquanto um superávit ocorre quando as receitas excedem as despesas.

No contexto das contas públicas, o déficit é quando as despesas do governo excedem as receitas, enquanto um superávit ocorre quando as receitas excedem as despesas. Ao considerar o montante total de receitas, incluindo juros da dívida, um déficit ou superávit é chamado de total ou nominal. Por outro lado, o déficit ou superávit primário é o déficit ou superávit total, excluindo os juros da dívida.

No caso do comércio, um déficit ocorre quando o valor das importações excede o valor das exportações, enquanto um superávit ocorre quando o valor das exportações excede o valor das importações. Essa situação também é conhecida como superávit ou déficit comercial e tem um impacto significativo na economia de um país e em sua balança de pagamentos.

Finalmente, no contexto das finanças pessoais ou empresariais, um déficit ocorre quando as despesas excedem a receita, enquanto um superávit ocorre quando a receita excede as despesas. Um superávit é geralmente considerado um indicador positivo da saúde financeira, pois pode ser usado para pagar dívidas, investir em projetos ou acumular capital para situações futuras.

Portanto, a diferença entre um déficit e um superávit está no equilíbrio entre receitas e despesas. Um déficit ocorre quando as despesas excedem a receita, enquanto um superávit ocorre quando a receita excede as despesas. Esse conceito se aplica a vários contextos, incluindo contas públicas, comércio e finanças pessoais ou empresariais.

Fontes: Mais retorno,