Superávit: o que é, como funciona e diferenças entre déficit


O superávit é uma espécie de excedente. Dessa maneira, quando a quantidade de recursos fica acima das despesas, teve um excedente, ou seja, uma sobra de receita. Existe mais de um tipo de superávit.

Na balança comercial, por exemplo, o superávit ocorre quando existem mais exportações do que importações para o país. Isto é, subtraindo-se as exportações pelas importações é obtido o resultado da balança comercial, que pode ser positivo ou negativo. 

O oposto do superávit é a déficit, que significa que gastou-se mais do que a verba disponível. Se isso ocorrer, por exemplo, com o governo, é ruim para toda a nação e medidas de estímulo ao crescimento do superávit podem ser tomadas. 

O que é superávit

Superávit é o excedente, o que sobrou. Em outras palavras, quando os recursos ficam acima das despesas, temos um superávit. Em relação às contas públicas, o governo tem superávit quando ele consegue uma arrecadação, seja por meio de impostos ou cortes de gastos, acima do que os gastos públicos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Do mesmo modo, quando as contas de uma empresa ou até mesmo as finanças pessoais de um cidadão estão com superávit, quer dizer essa empresa ou pessoa está ganhando mais dinheiro do que está gastando. Ter superávit é fundamental para uma empresa, já que ela precisa registrar lucros para continuar a operar.

Para o país o superávit é importante, pois o ajuda a crescer e investir em si mesmo. Já nas finanças pessoais gastar menos do que recebe é fundamental para manter a saúde financeira e realizar objetivos. Em contrapartida, temos superávit na balança comercial de um país, quando as exportações superam as importações.

Superávit o que é? Como funciona, tipos e como calcular

Valuup

Em resumo, a balança comercial é uma expressão usada para se referir à diferença entre a quantia que o país arrecadou com exportações e o valor que ele gastou com importações. Sendo que, os países mais desenvolvidos normalmente exportam mais itens eletrônicos, medicamentos e automóveis.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Já os países menos desenvolvidos geralmente exportam produtos primários como carnes, frutas e verduras. Quando o país exporta mais do que importa, temos o superávit, que é a balança comercial favorável. Por outro lado, quando a nação importa mais do que exporta, ela está com déficit, isto é, com a balança comercial desfavorável. 

Um detalhe importante é que a balança comercial está diretamente relacionada com o Produto Interno Bruto (PIB) de um país. Isso porque, quando a nação exporta mais, ela cresce economicamente e o PIB é elevado. Da mesma maneira, quando as exportações são reduzidas, o PIB também cai.

Superávit X Déficit

Superávit e déficit são opostos. Enquanto o superávit é o excedente, o déficit é o saldo negativo. Ou seja, no déficit ocorrem mais gastos do que receita para pagar. Enquanto o superávit ajuda a aquecer a economia, o déficit, em alguns casos, por exemplo, de dívida pública, faz com que o governo deva ainda mais.

Na balança comercial, por exemplo, quando ocorre o déficit, significa que o país importou mais do que exportou. Portanto, o dinheiro saiu mais do país do que houve entrada. O conceito de déficit também pode ser usado para se referir às pessoas físicas ou jurídicas que gastaram mais do que suas receitas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Sendo que, de maneira geral, o déficit é um cenário ruim que indica perda, endividamento ou escassez. Existem tipos diferentes de déficit. Sendo assim, um déficit primário ocorre quando as despesas com juros da dívida e a correção monetária não são levados em consideração no resultado negativo.

Já um déficit nominal serve para indicar que as despesas estão sendo maiores do que as receitas, incluindo em seus cálculos os juros e as correções monetárias.

Superávit o que é? Como funciona, tipos e como calcular

Bra agroquímica

Em contrapartida, o déficit nominal aponta que um país está importando mais do que exportando, o que significa que ele está comprando mais itens do exterior do que vendendo. Neste caso, a nação passa a ser considerada como devedora e não como credora, o que resulta na desvalorização da sua moeda.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para finalizar temos ainda o déficit previdenciário, que é identificado sempre que a Previdência Social paga mais benefícios do que arrecada. Em síntese, a diferença entre superávit e déficit é que o superávit é quando se tem mais verba do que dívidas para pagar. Por outro lado, o déficit é quando se gasta mais do que se tem. 

Tipos de superávit

O superávit é sempre o resultado positivo frente a um gasto. Sendo assim, ele pode ser dividido em alguns tipos, como:

1- Financeiro

Esse tipo é o resultado da comparação entre os ativos e os passivos financeiros. Dessa forma, ao subtrair os ativos pelos passivos, o resultado tem que ser positivo, ou seja, quando há mais ativos do que passivos, temos um superávit financeiro. 

Superávit o que é? Como funciona, tipos e como calcular

Tele síntese

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

2- Comercial

Essa categoria está ligada à balança comercial do país. A balança comercial, por sua vez é a relação entre o que é importado e exportado do país.

Quando o país exporta mais do que as pessoas físicas ou jurídicas importaram do exterior, então a balança fica positiva. O cálculo é o seguinte:

Exportações – Importações = balança comercial. 

Em resumo, quando se exporta mais do que importa, a economia nacional tende a se desenvolver, já que entrou mais dinheiro do que saiu da nação. Além disso, a moeda nacional tende a se valorizar.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

3- Orçamentário

O orçamentário ocorre quando as receitas, ou seja, o dinheiro supera as despesas e dívidas.

4- Patrimonial

O patrimonial se refere ao incremento do patrimônio com mais ativos do que passivos ao longo do tempo. 

Superávit o que é? Como funciona, tipos e como calcular

LMX logística

5- Primário

Esse tipo de superávit considera em seu cálculo os ativos e os passivos, contudo, desconsidera os juros das dívidas. Portanto, quando o governo consegue arrecadar mais do que os gastos públicos durante um período, sem considerar as despesas resultantes da dívida pública, há um superávit. Sendo que, com a quantia economizada, a nação pode pagar os juros da dívida pública.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

6- Operacional

O operacional considera os juros da dívida no passivo, essa é a diferenciação em relação ao primário.

 7- Nominal

O superávit nominal considera os juros decorrentes da dívida pública e as correções monetárias. Por considerar essas duas variáveis importantes, juros e correções monetárias, esse cálculo é considerado mais completo. 

Enquanto no superávit nominal a nação consegue pagar os juros da dívida pública, no superávit secundário a nação consegue pagar não apenas os juros como também parte da dívida. Desse modo, o país pode não apenas diminuir sua dívida como também pode investir mais, emitir títulos com juros menores ou ainda reduzir os impostos.

Opinião e crítica

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Por fim, o superávit nominal é vantajoso pois os investidores estrangeiros passam a ver o país como uma nação que administra bem suas contas públicas, o que indica que ele provavelmente irá honrar seus compromissos, logo, compensa investir nesse país.

Importância do superávit

É muito importante que haja superávit em um país. Isso porque, com o dinheiro excedente, o país pode se desenvolver melhor. No caso específico das contas públicas, o dinheiro excedente também pode ser usado em outras necessidades, como, por exemplo:

  • Reinvestir em setores importantes para a sociedade;
  • Reduzir as dívidas públicas;
  • Conseguir mais crédito;
  • Criar uma proteção financeira.

O governo estabelece metas anuais que visam alcançar um bom superávit. Para ajudar o governo a alcançar as metas, existem algumas leis. Uma delas é a Lei de Responsabilidade Fiscal, que determina normas e procedimentos que o governo deve adotar.

A lei resulta em maior responsabilidade nos gastos e, consequentemente, ajuda a manter as contas públicas equilibradas. Paralelo a isso, todo ano são sancionadas duas leis: Lei Orçamentária anual e Lei de Diretrizes Orçamentárias.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

CFQ

Em síntese, essas leis estabelecem diretrizes que ajudam a direcionar a gestão das contas públicas no ano. Além disso, quando um governo consegue controlar suas despesas e ter superávit, ele é visto pelos investidores estrangeiros como um governo responsável. 

Caso o país esteja passando por constantes déficits, o governo pode tomar algumas medidas para incentivar o crescimento do superávit, como, por exemplo:

  • Barreiras alfandegárias;
  • Protecionismo das empresas nacionais;
  • Aumento dos impostos em cima dos produtos importados.

Agora que você conhece o que é superávit e como ele funciona, entenda também como funciona a Recessão, o que é? Definição, causas e conceito de recessão técnica

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Fontes: Faz comex, Dicionário financeiro, Mais retorno, Significados e Ibc coaching,

Imagens: CFQ, Suno, Valuup, LMX logística, Bra agroquímica, Opinião e crítica e Tele síntese


Conte-nos a sua opinião...