7 impactos da inflação na sua vida e nos seus investimentos

17 de maio de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 3 min, 56 seg


Os impactos da inflação são muitos e envolvem desde a desvalorização da moeda, até a rentabilidade dos investimentos. Confira abaixo quais são os impactos da inflação:

1- Alta dos preços de produtos e serviços

A alta dos preços de produtos e serviços é um dos primeiros impactos que as pessoas geralmente notam. Até porque é isso o que a inflação causa: a alta generalizada dos preços de bens e serviços.

Vale destacar que a variação dos preços de produtos e serviços é acompanhada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Sendo assim, é o IPCA que mede como está a variação de preço e aponta a inflação oficial. Além disso, existe também a inflação pessoal, já que cada pessoa consome produtos e serviços diferentes.

2- Impactos da inflação: diminuição do poder de compra

Com a alta dos preços dos produtos e serviços, as pessoas precisam de cada vez mais dinheiro para comprar o que compravam antes.

Por exemplo, se antes você comprava um pacote de arroz por R$ 9,00 e agora ele custa R$ 19,00 você tem que gastar mais. Na prática, a inflação causa a diminuição do poder de compra da população.

Este é um impacto grave da inflação, pois o salário das pessoas, geralmente, não acompanha a subida da inflação. Desse modo, as pessoas passam a poder comprar menos coisas do que antes com o mesmo valor em mãos.

Sendo que essa situação afeta, sobretudo, as pessoas de baixa renda que já têm pouco dinheiro e já compram apenas os produtos básicos.

3- Diminuição dos investimentos internacionais

O aumento da inflação faz com que cresça o receio dos investidores internacionais em aplicar dinheiro no Brasil. Isso porque uma inflação muito alta é sinal de que existe uma fragilidade econômica no país.

4- Desvalorização da moeda

A desvalorização da moeda é uma das consequências do baixo investimento internacional. Afinal, ocorre um aumento nas exportações e uma queda nas importações.

5- Impactos da inflação: incerteza econômica

Como os preços mudam de forma constante, surge um cenário de incerteza nos investimentos, produção e compra.

6- Empresas

A inflação alta impacta até mesmo as empresas. Talvez você esteja se perguntado por que as empresas sofrem com a inflação, afinal, elas sobem os preços dos produtos e serviços.

Acontece que a inflação muito alta pode fazer com que as pessoas comprem menos. Com a redução do consumo, pode haver a redução dos investimentos no setor produtivo e a redução de empregos.

Em situações realmente graves, pode ocorrer uma ciclo onde as empresas quebram, o aumento de desempregados sobe, com isso o consumo é reduzido ainda mais e mais empresas podem quebrar, e por aí vai.

7- Impactos da inflação nos investimentos

Por fim, a inflação impacta também o retorno dos investimentos. Em resumo, o intuito ao investirmos é aumentar o nosso patrimônio, certo?

Desse modo, é preciso ter um retorno acima da inflação para que o seu patrimônio de fato suba. Isso é chamado de ganho real nos investimentos.

No entanto, com a inflação alta, é essencial que a rentabilidade seja cada vez maior para ultrapassar a inflação. Além disso, a inflação também impacta nos ativos escolhidos pelos investidores.

Isso porque uma das principais ferramentas de controle da inflação é a taxa Selic. Em resumo, a taxa Selic é a taxa básica de juros. Dessa forma, ela influencia todas as demais taxas de juros do mercado.

Quando a Selic está baixa, o consumo é estimulado já que o acesso ao crédito se torna mais barato. Isso faz com que as aplicações na bolsa de valores se tornem mais atrativas.

Por outro lado, quando o intuito é reduzir a inflação, o governo sobe a Selic. Com isso, o consumo é desestimulado. Isso também faz com que o retorno dos títulos de renda fixa fique mais atrativo.

Sendo assim, as pessoas tendem a escolher os títulos de renda fixa ao invés de aplicar em renda variável. Ou seja, pensando no curto prazo, muitos investidores optam pela renda fixa.

Enfim, gostou de descobrir quais são os impactos da inflação? Então não deixe de conferir também opções de investimentos com retorno acima da inflação.

Fontes: Cnn Brasil, Finance one e Santander.