Efeito Lindy, o que é? Como funciona no dia a dia e nos investimentos

29 de abril de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 48 seg


O Efeito Lindy é uma teoria que relaciona o tempo de atuação de uma empresa, tecnologia ou profissional, com a perspectiva de duração futura. Sendo que, essa perspectiva de duração, seria equivalente ao tempo de vida já existente. 

Dessa maneira, a teoria afirma que os negócios e profissionais que possuem maior tempo de atuação no mercado, são os favoritos dos consumidores. Isso porque, os consumidores confiam mais nas empresas e profissionais testados pelo tempo. 

A lógica é que quando uma empresa está a mais tempo no mercado, ela teve mais tempo para aperfeiçoar seus produtos e serviços. Logo, isso faz com que ela tenha maior credibilidade junto aos consumidores.

O que é Efeito Lindy?

O Efeito Lindy é uma teoria que defende que uma empresa, profissional ou tecnologia, possui uma expectativa de vida equivalente ao tempo que ela já existe. Ou seja, se a companhia X existe há 50 anos, então de acordo com o Efeito Lindy, o negócio irá existir por pelo menos mais 50 anos.

O termo Efeito Lindy surgiu pela primeira vez através do artigo Lindy’s Law do escritor Albert Goldman, em 1964. O nome era uma referência a um restaurante muito frequentado pelos atores da época. De acordo com Goldman, a expectativa era que a carreira de um ator durasse pelo menos a mesma quantidade de tempo que já havia durado até então.

Efeito Lindy, o que é? Como funciona no dia a dia e nos investimentos

Em 1984, através do livro A Geometria Fractal da Natureza, de Benoit Mandelbrot, o conceito de Efeito Lindy ganhou embasamento matemático. Inclusive, o livro Antifrágil de Nassim Taleb explica sobre o Efeito Lindy. Para o autor, uma empresa antifrágil é aquela que ao passar por impactos, procura se aperfeiçoar.

Portanto, antifrágil é aquela companhia que ao invés de permanecer como era antes ou quebrar, ela reagiu e cresceu. Sendo assim, quanto mais tempo uma empresa tiver de vida e passar por mais situações de maneira antifrágil, mais ela irá aumentar sua qualidade. 

O Efeito Lindy no dia a dia

O Efeito Lindy pode ser sentido em diversas situações do dia a dia. Isso porque, geralmente as pessoas preferem a marca ou profissional que já possuem experiência. Por exemplo, ao ir ao médico, você prefere ser atendido por uma médica com 20 anos de experiência ou com um médico recém-formado?

Essa preferência pela experiência deriva do fato de que as pessoas normalmente confiam mais nos profissionais e marcas que estão mais tempo no mercado. Nesse sentido, o tempo funciona como um indicador da qualidade e credibilidade do profissional ou empresa. 

Como no geral o consumidor não gosta de gastar tempo e dinheiro experimentando novas marcas e serviços, ele prefere confiar nas empresas que possuem credibilidade, pois já comprovaram a qualidade dos seus produtos. Dessa forma, as novas empresas enfrentam dificuldades para se estabelecer no mercado. 

Gestão financeira criativa

As empresas consolidadas tiveram bastante tempo de funcionamento, o que possibilitou que o seu produto ou serviço fosse aperfeiçoado. Sendo assim, a experiência dessas empresas foi essencial para que elas se tornassem o melhor possível, do contrário, elas não teriam sobrevivido por tanto tempo. 

Em contrapartida, as novas companhias ainda estão em processo de aperfeiçoamento e aprendizado do funcionamento do mercado. Entretanto, o Efeito Lindy não afirma que as empresas com pouco experiências são incompetentes.

A teoria afirma apenas que a experiência de mercado é fundamental para a qualidade e o sucesso. Desse modo, o Efeito Lindy contribui com a crença de que o tempo de mercado é essencial para o aperfeiçoamento dos negócios. 

Finanças pessoais

O Efeito Lindy pode ser percebido também nas finanças pessoais. Isso porque, muitas pessoas começam a organizar as finanças, mas logo desistem. Porém, as pessoas que exercem o controle financeiro a mais tempo, já desenvolveram um processo pessoal de controle que funciona para elas. 

Efeito Lindy, o que é? Como funciona no dia a dia e nos investimentos

Infomoney

A lógica da organização financeira pessoal é a mesma de uma empresa. Se nas primeiras dificuldades o empresário desistir do negócio, a companhia nunca se tornará uma referência. Da mesma maneira, se uma pessoa desistir do controle financeiro nos primeiros dias, ela nunca terá saúde financeira

Efeito Lindy nos investimentos

Todos os anos, milhares de investidores compram ações pela primeira vez. No entanto, muitos deles não permanecem com as ações durante muito tempo e outros desistem de investir na primeira baixa do mercado. 

O grande problema dos novos investidores, é que eles não estão dispostos a serem testados pelo tempo. Em sua maioria, os investidores querem resultados imediatos. Desse modo, como a bolsa de valores não deixa ninguém rico da noite para o dia, eles se decepcionam e não buscam melhorar suas estratégias de investimentos. 

Efeito Lindy, o que é? Como funciona no dia a dia e nos investimentos

Investidor internacional

Por outro lado, os investidores que leem livros sobre investimentos, fazem cursos, se preparam psicologicamente para as oscilações do mercado e investem com foco no longo prazo, provavelmente terão resultados muito superiores aos investidores que desejam resultados rápidos. 

Portanto, o Efeito Lindy nos investimentos pode ser visto naqueles investidores que aproveitam os impactos para melhorar suas estratégias de investimentos. Ou seja, o investidor que usa as adversidades para crescer e se aperfeiçoar, é um investidor antifrágil. 

Enfim, agora que você conhece o Efeito Lindy, aproveite para aprender sobre o Custo de oportunidade, o que é? Conceito, importância e como calcular

Fontes: Convex research, Serpol engenharia e Fluir investimentos

Imagens: Investidor internacional, Btg pactual, Infomoney, Gestão financeira criativa e Tecnoveste