O que é CRA? como funciona e diferenças entre LCA

11 de agosto de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 27 seg


O CRA é um título de crédito privado emitido por companhias securitizadoras. Em outras palavras, CRAs são títulos de renda fixa relacionados com o setor do agronegócio.

Como este é um setor que o governo deseja incentivar, os CRAs são isentos de imposto de renda para pessoa física. Apesar da vantagem da isenção, existe a desvantagem de que os títulos não possuem a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

Dessa forma, o investidor pode ter prejuízos caso receba um calote. Contudo, o fato de ser mais arriscado faz com que o CRA ofereça um rendimento maior do que alguns outros títulos de renda fixa.

O que é CRA?

CRA é a sigla para Certificado de Recebíveis do Agronegócio. Sendo que os certificados de recebíveis são títulos de renda fixa que representam a promessa de uma pagamento no futuro. Nesse sentido, quando uma pessoa investe em CRA, ela está adquirindo o direito de receber, no futuro, os pagamentos de financiamentos do setor do agronegócio.

Isso é possível, pois a empresa que inicialmente concedeu o crédito procurou uma securitizadora para transformar as dívidas em títulos de renda fixa. Desse modo, a empresa que concedeu o crédito consegue receber os recursos antecipadamente e os títulos ficam disponíveis para os investidores.

O que é CRA? como funciona e diferenças entre LCA

Eqseed

Sendo assim, o investidor que compra um CRA está adquirindo o direito de receber uma remuneração do emissor do título juntamente com o valor investido. Esse recebimento poderá ser de maneira periódica ou apenas no vencimento do papel.

Portanto, os CRAs são títulos lastreados em recebíveis originados de negócios relacionados com produtores rurais e terceiros, o que abrange financiamentos e empréstimos ligados à produção ou comercialização de produtos agropecuários.

Além da CRA, existe também o CRI – Certificado de Recebíveis Imobiliários. Os dois funcionam de maneira similar, a única diferença é que o CRA está ligado ao setor do agronegócio e o CRI ao setor imobiliário.

Como o CRA funciona?

O CRA funciona por meio da regulamentação da Instrução 600 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Dessa maneira, os processos relacionados aos títulos seguem normas específicas. Sendo que, quando o investidor compra determinado título, ele fica depositado em custódia da B3 no CPF ou CNPJ do investidor, o que garante maior segurança. 

Guiainvest

Os CRAs funcionam como títulos de renda fixa com isenção de impostos de renda. Como é um título de renda fixa, eles possuem previsibilidade de rendimento. Ou seja, ao adquirir um título, você consegue calcular qual será o retorno com a aplicação. 

Como são títulos relacionados com o agronegócio, um setor que o governo visa incentivar, os CRAs são isentos de imposto de renda para pessoas físicas. Além disso, esses títulos não possuem a cobrança de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Rendimento

O Certificado de Recebíveis do Agronegócio pode ter três tipos de rendimento:

1- Prefixado: O investidor sabe desde a aplicação qual será o retorno obtido. A vantagem desse tipo de rentabilidade é que o investidor tem uma previsibilidade maior, já que a taxa de retorno não muda. 

2- Pós-fixado: O rendimento depende de uma taxa variável, que geralmente é o CDI. Como a rentabilidade varia, o investidor não consegue calcular exatamente qual o rendimento, apenas uma previsão. Quando a taxa de juros aumenta, o rendimento também sobe. Logo, esses títulos são atrativos quando existe uma expectativa de alta da taxa de juros.

O que é CRA? como funciona e diferenças entre LCA

Correio braziliense

3- Híbrido: Por fim, no rendimento híbrido o investidor recebe uma taxa de juros previamente definida mais a variação de um índice de inflação, como, por exemplo, o IPCA. A vantagem da rentabilidade híbrida é que o investidor garante um ganho acima da inflação, isto é, um ganho real com a aplicação.

Além desses três tipos de rendimento, os juros podem ainda ser pagos somente no vencimento do título ou periodicamente. Também pode haver amortizações periódicas, onde ocorre a devolução de parte do valor investido junto com juros.

Enfim, os termos e condições, como, por exemplo, as taxas, amortizações e prazos variam de acordo com o título e todos esses dados são informados na hora de investir neles. 

Vantagens e riscos

A grande vantagem do Certificado de Recebíveis do Agronegócio é a isenção de imposto de renda. Como é isento, o investidor pode ter um rendimento superior a alguns outros títulos de renda fixa. Dessa forma, o CRA pode ser uma opção para diversificar a carteira de investimentos.

Apesar disso, eles possuem alguns riscos. Primeiramente, eles possuem risco de crédito, ou seja, o risco de levar calote. Boa parte das aplicações de renda fixa possuem proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que devolve até R$ 250 mil por CPF e instituição financeira, em caso de calote.

Ynos

Mas o CRA não possui essa proteção, logo, o investidor pode ter prejuízos. Uma maneira de reduzir este risco é analisar as garantias (penhor agrícola da produção, aval ou fiança, por exemplo) e notas de rating do emissor dos títulos. 

Existe ainda o risco de liquidez. Dessa maneira, se o investidor precisar dos recursos antes do vencimento, ele deverá encontrar outro investidor interessado para que possa vender o papel.

No entanto, se não esperar pelo vencimento, não existe garantia de que ele irá receber o rendimento inicialmente acordado. Isso porque, a rentabilidade combinada só é válida para quem ficar com o título até o vencimento. 

Diferenças entre CRA e LCA

O CRA é o Certificado de Recebíveis do Agronegócio. Já a LCA é a Letra de Crédito Imobiliário. A semelhança entre eles é que ambos são títulos de renda fixa relacionados com o setor do agronegócio e são isentos de imposto de renda para pessoas físicas. Porém, os dois tipos de títulos possuem algumas diferenças.

Muriae

Primeiramente, as LCAs são emitidas por bancos e, por isso, contam com a proteção do FGC. Já os CRAs não possuem essa proteção, já que são dívidas transformadas em títulos pelas companhias securitizadoras.

Outra diferença é que os CRA possuem prazos mais longos e com menos liquidez do que as LCAs. Por fim, existe ainda a diferença de que os CRAs podem proporcionar rendimentos maiores, já que são mais arriscados do que as LCAs.

Como investir em CRA?

Os CRAs são restritos aos investidores qualificados e geralmente exigem um investimento inicial bem alto. É preciso considerar também que esses títulos possuem prazos de vencimento bem longos. Geralmente o prazo varia de quatro a dez anos, mas podem chegar a 15 anos.

O que é CRA? como funciona e diferenças entre LCA

Diário oficial

Além de possuírem prazos longos, eles não possuem liquidez. Enfim, é possível investir em CRA ao adquirir os títulos diretamente do emissor em ofertas públicas ou ainda comprando de outros investidores através do mercado secundário. 

E aí, gostou de aprender o que é CRA? Então aproveite para aprender O que é CRI? como funciona, vantagens e desvantagens

Fontes: Genial investimentos, Modal maisXpi

Imagens: Eqseed, Correio braziliense, Diário oficial, Ynos, Agro campo, Muriae e Guiainvest