LIG: o que é, como funciona e como investir?

1 de fevereiro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 55 seg


Se você está em busca de opções de ativos para diversificar em renda fixa, a LIG pode ser uma boa. Isso porque, a Letra Imobiliária Garantida, conta com garantia dupla.

Sendo assim, ela é considerada como uma aplicação de baixo risco. Sendo que os recursos captados com a LIG ficam separados do patrimônio do banco.

Desse modo, se o banco falir, os recursos estão protegidos. Isso é necessário, já que a LIG não tem a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

O que é LIG?

A sigla LIG vem de Letra Imobiliária Garantida. A LIG é um tipo de título privado de renda fixa, lastreado por créditos imobiliários.

A sua emissão é feita por instituições financeiras com o intuito de atrair recursos para o mercado imobiliário. Dessa maneira, o crédito é destinado para as pessoas que desejam financiar uma casa.

Vale destacar que esse tipo de título é recente no mercado financeiro, já que suas operações tiveram início em 2018. Sendo que a LIG foi inspirada nos covered bonds.

LIG: o que é e como funciona? Saiba mais na matéria abaixo

Em resumo, são títulos bem comuns no exterior e possuem garantia de mais de um ativo. Dessa forma, existe a garantia da instituição bancária emissora e da carteira de créditos imobiliários.

Apesar de contar com uma dupla garantia, a Letra Imobiliária Garantida não é coberta pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Mesmo assim, a LIG é considerada de baixo risco, devido às duas proteções que possui.

Como funciona?

A LIG funciona como uma forma da instituição bancária captar recursos a serem destinados para o setor de imóveis. Os recursos da LIG permanecessem em um depósito autorizado pelo Banco Central (Bacen).

Essa é uma regra do Conselho Monetário Nacional (CMN), que protege os recursos caso o banco entre em falência. Até porque, a LIG não tem a proteção do FGC, que devolve até R$ 250 mil por CPF e instituição em caso de calote.

Além disso, existe o controle das operações com o título por parte da B3. A dupla garantia da Letra Imobiliária Garantida funciona da seguinte maneira: a primeira garantia é feita pela instituição financeira que emitiu o título.

LIG: o que é e como funciona? Saiba mais na matéria abaixo

Se houver algum problema com essa instituição, entra em ação a segunda garantia. A segunda garantia é a carteira de imóveis da LIG. Portanto, se necessário, a carteira poderá honrar o pagamento do investidor. 

 A LIG é um ativo de longo prazo já que o vencimento costuma ser acima de dois anos. Enfim, a sua emissão pode ser feita por instituições como:

  • Bancos;
  • Sociedades de crédito, financiamento e investimento;
  • Companhias hipotecárias;
  • Associações de poupança e empréstimo.

Diferenças entre LIG, LCI e CRI

A LIG, LCI e o CRI têm alguns pontos em comum. Isso porque, as três são títulos de renda fixa, com recursos destinados ao setor imobiliário. Além disso, os três tipos de ativos contam com a isenção de imposto de renda.

No entanto, elas possuem várias diferenças. Em primeiro lugar, vale diferenciar o significado das siglas. A sigla LIG significa Letra Imobiliária Garantida.

Já a sigla LCI deriva de Letra de Crédito Imobiliário e CRI significa Certificado de Recebíveis Imobiliários. A LCI conta com a proteção do FGC. Mas a LIG e o CRI não têm essa proteção.

No caso da LCI, os bancos captam recursos e direcionam para o financiamento de empreendimentos imobiliários.

Por outro lado, na LIG o dinheiro captado deve ser mantido separado do patrimônio da instituição bancária. Por fim, o CRI é lastreado no fluxo de pagamento de aluguéis ou de aquisição de imóveis.

Vantagens e desvantagens

Uma das grandes vantagens da LIG é a isenção de imposto de renda. Essa isenção existe, pois os recursos são voltados para o setor imobiliário. Sendo que este é um setor que o governo tem interesse em incentivar.

Outra vantagem é que a Letra Imobiliária Garantida costuma ter uma boa rentabilidade. Contudo, a rentabilidade e as condições da LIG vão depender da instituição que emitir o título.

Como desvantagem temos o fato de que a LIG não tem a proteção do FGC. Mesmo sem a proteção a LIG é um ativo de baixo risco.

Mas para os investidores que gostam de uma segurança a mais, o fato dela não ter a proteção do FGC é uma desvantagem. Temos também a desvantagem da baixa liquidez.

Em síntese, a liquidez é a facilidade com que o investidor consegue resgatar uma aplicação. No caso da LIG, o prazo é um pouco mais longo e não é fácil resgatar antes do prazo de vencimento.

Investir em LIG

O primeiro passo para investir em Letra Imobiliária Garantida é levar em conta o seu perfil de investidor. Isso é importante, pois mesmo sendo de baixo risco, a LIG não tem a proteção do FGC.

Além disso, você deve levar em conta os seus objetivos. Isso porque, a LIG não tem liquidez e é de longo prazo. Logo, é preciso analisar se o vencimento da LIG condiz com o prazo de realização dos seus objetivos com a aplicação.

Enfim, além da LIG existem outras opções de renda fixa que podem te proporcionar um bom retorno, assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha, e confira algumas alternativas:

Agora que você já sabe o que é LIG, aproveite para aprender sobre os Fundos imobiliários, o que são? Definição, principais tipos e como investir