Middle office: conheça uma das profissões do mercado financeiro


Em uma instituição como banco ou corretora, existem três setores: front, middle e back office. Em resumo, no front são realizados os contatos diretos com os clientes.

Já no middle é feita a intermediação entre o front e o back. Por fim, no back office ocorre o faturamento. Os 3 são importantes para o bom funcionamento da empresa. 

Sendo assim, se você trabalha em um banco ou corretora, pode ser vantajoso aprender sobre esses 3 setores. Afinal de contas, é importante conhecer a estrutura de funcionamento do negócio.

O que é middle office?

O mercado financeiro conta com denominações diversas para setores que atuam dentro de uma instituição, como banco ou corretora. Sendo que esses setores são separados entre front, middle e back offices.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Middle office: conheça uma das profissões do mercado financeiro

Logo, para que haja um bom funcionamento da instituição, esses setores devem trabalhar em harmonia. Em relação às atribuições de cada um, temos:

  • Front office: É responsável pelos contatos comerciais e atendimentos diretamente com os clientes;
  • Middle office: Ele faz a intermediação entre o front e o back office. Ele administra recursos e dados;
  • Back office: Por fim, é no back office que o faturamento é feito.

Estrutura

O middle office trabalha com os dados gerados pelo front office e faz o seu repasse de forma analítica para o back office para que ele formalize a transação. Desse modo, o middle office está estruturado entre o front e o back office.

Logo, em uma instituição financeira a estrutura do middle office tem como intuito trabalhar a plataforma de operações junto com a equipe de front.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Dessa forma, ela conta com times ou subsetores nas áreas analíticas, de controle de tesouraria, gestão e taxas, gestão de risco de mercado, controle de produto e gestão de risco de crédito.

Middle office: conheça uma das profissões do mercado financeiro

Sendo que, dentro da estrutura de middle, são exercidas várias atividades. Enfim, mesmo sendo um setor intermediário, o middle office é muito importante para o bom funcionamento da empresa.

Até porque, o middle é o responsável pelo controle de qualidade, prevenção de perdas e gerenciamento de risco. Dessa forma, esse setor deve ser bem estruturado e organizado para que as informações entre front e back sejam bem aproveitadas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Por exemplo, o middle é responsável por fornecer ao back os dados necessários para que a transação do cliente seja concluída.

Diferenças entre front, middle e back office

O termo front office em português é linha de frente. Dessa maneira, é nesse setor que é feito o contato direto com o cliente. Portanto, a parte comercial, de atendimento e recepção, fazem parte do front.

Sendo que, com o crescimento das vendas digitais, o front teve que aumentar a sua estrutura de atendimento aos clientes. Ele envolve televendas, ouvidoria, pós-vendas e afins.

No mundo financeiro, essas atribuições têm uma abordagem própria. Isso porque, as instituições oferecem títulos, ações e produtos próprios.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Logo, os vendedores e analistas de investimento que atuam nessas instituições são muito importantes no front.

Ou seja, eles são essenciais para uma instituição, pois a venda de produtos para pessoas físicas ou jurídicas resulta em lucros para a empresa.

Resumidamente, é o front quem prospecta, entra em contato e mantém o atendimento para que o negócio de fato ocorra. A intenção é que a equipe conduza o processo até o back office.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Nesse sentido, o time de middle faz a fiscalização do trabalho do front. A grande diferença entre o middle e o front é que o middle não tem contato com o cliente.

Já o front atua de forma direta com os clientes. Outra diferença é que o middle é como um elo que une o comercial com a retaguarda. Isto é, o front com o back. Por fim, temos o back office, que faz o faturamento.

Muitas vezes o middle é incluído quando se fala em back office. No entanto, deve haver uma separação entre os dois.

Isso porque, o middle office é um setor intermediário estruturado que visa a melhora da gestão de processos e informações empresariais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Sendo assim, ele faz o fornecimento e recebimento de informações do front e também trabalha os dados e faz o repasse para o back.

Atividades

Geralmente, as pessoas que trabalham no middle office são formados em administração de empresas ou economia. Mas isso não é uma regra.

Porém, esses profissionais costumam se adequar melhor nas atividades desenvolvidas nesse setor. Enfim, as principais atividades que o middle office exerce são:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
  • Integração com o front e o back offices;
  • Faz a análise de operações de crédito, aplicações, resgates;
  • Acompanha as documentações e o operacional de cadastro;
  • Interface com o back office para oferta de produtos;
  • Faz o controle de risco para as carteiras;
  • Faz a produção e o envio de relatórios;
  • Elabora novos processos de trabalho.

Vale destacar que os principais cargos relacionados com o middle office são nas áreas de risco, tecnologia e crédito.

Sendo assim, esses cargos são ocupados, por exemplo, por analistas de risco, de tecnologia e gerente de banco de dados e de sistemas.

E aí, gostou de aprender sobre o middle office? Então leia ainda: O que é Shiba Inu Coin e o que está por trás da disparada repentina

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Conte-nos a sua opinião...